Questões de Concurso Público Prefeitura de Divinópolis - MG 2024 para Sociólogo
Foram encontradas 6 questões
Uma grande metrópole latino-americana está passando por um processo acelerado de gentrificação em um dos seus bairros históricos. Tradicionalmente, esSe bairro era habitado por comunidades de baixa renda, mas, recentemente, atraiu a atenção de investidores imobiliários que começaram a adquirir propriedades e construir edifícios modernos de alto padrão. Como resultado, muitos moradores originais foram deslocados devido ao aumento do custo de vida e dos aluguéis.
Sobre o processo de gentrificação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A gentrificação é uma manifestação do conflito de classes urbano onde os interesses capitalistas de acumulação de capital se sobrepõem às necessidades habitacionais das classes trabalhadoras, resultando na expulsão dos moradores originais. ( ) O processo de gentrificação reflete a transformação das práticas espaciais urbanas em um espaço de consumo, onde o valor de uso do espaço urbano é substituído pelo valor de troca, alterando as relações sociais e culturais do bairro. ( ) A gentrificação representa uma fase natural de evolução das cidades modernas, onde o desenvolvimento econômico sempre leva à melhoria da infraestrutura e qualidade de vida, independentemente dos deslocamentos populacionais. ( ) A gentrificação é um processo inevitável na era pós-moderna, onde a fragmentação e o pluralismo cultural tornam-se características predominantes das cidades, sem relação direta com as dinâmicas econômicas e sociais. ( ) A gentrificação pode ser vista como um exemplo de planejamento urbano eficiente, onde a revitalização dos espaços antigos é realizada de maneira justa, beneficiando tanto os moradores originais quanto os novos investidores.
A sequência está correta em
I. Os movimentos sociais são essenciais para promover mudanças nas políticas fundiárias, pois mobilizam a sociedade em torno de questões de acesso à terra e justiça agrária.
II. As políticas fundiárias no Brasil sempre foram justas, oscilando entre justiça social e concentração, promovendo uma distribuição da terra entre a população rural.
III. Os movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), são reações às desigualdades geradas pelas políticas fundiárias que historicamente favoreceram a concentração de terras nas mãos de poucos.
IV. As políticas fundiárias devem considerar não apenas a distribuição de terras, mas também as questões ambientais e de sustentabilidade para garantir um desenvolvimento rural equilibrado.
V. Os movimentos sociais urbanos que lutam por moradia são totalmente independentes das políticas fundiárias e não são afetados por elas.
Está correto o que se afirma apenas em
I. A situação descrita reflete um problema global onde o crescimento econômico é frequentemente priorizado em detrimento das condições de trabalho e da proteção ambiental.
II. As empresas multinacionais que operam em países em desenvolvimento muitas vezes adotam padrões ambientais e de trabalho mais rígidos do que em seus países de origem, visando melhorar a imagem corporativa global.
III. A poluição causada pela fábrica tem consequências locais e globais, pois os resíduos tóxicos podem afetar tanto a saúde das comunidades próximas quanto contribuir para a degradação ambiental global.
IV. A legislação trabalhista e ambiental, em muitos países em desenvolvimento, é insuficiente ou inadequadamente aplicada, permitindo práticas de trabalho exploratórias e danos ambientais significativos.
Está correto o que se afirma apenas em