Questões de Concurso Público Prefeitura de Espera Feliz - MG 2024 para Professor de Educação Básica - MA I - B - Artes

Foram encontradas 10 questões

Q2493191 Educação Artística
A obra a seguir, faz parte de um trabalho chamado “Carta ao Velho Mundo”, desenvolvido pelo artista Jaider Esbell (1979-2021), indígena, da etnia Macuxi, da terra indígena “Raposa Serra do Sol”, em Roraima. A obra trata-se de um livro de luxo com 400 páginas, primeiro volume do livro “Galeria delta da Pintura Universal” – uma enciclopédia ilustrada da arte ocidental; foi ressignificado e sobreposto com arte indígena, desenhos e textos na língua portuguesa com canetas e marcadores.
Imagem associada para resolução da questão

(Disponível em: http://www.jaideresbell.com.br/. Em: fevereiro de 2024.)
Em relação ao artista Jaider Esbell e sua obra, é possível afirmar que:

Alternativas
Q2493192 Educação Artística
O artista carioca Hélio Oiticica (1937-1980), artista performático, pintor e escultor, em 1967, realizou a mostra “Tropicália”, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, intensificando o conceito do que chamou de “programa ambiental”, formado por um jardim com pássaros e plantas vivos, poemas-objetos, capas de parangolés e um aparelho de televisão. Em relação à obra “Tropicália”, de Hélio Oiticica, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2493193 Educação Artística
O ensino da arte no Brasil vem passando por grandes transformações, e a visão de arte como área de conhecimento é legitimada pela Lei de Diretrizes de Bases nº 9.394/1996, onde passa a ser disciplina obrigatória nas escolas e cabe às equipes de educadores das escolas e redes de ensino realizar um trabalho de qualidade. Em relação ao ensino da arte, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2493194 Educação Artística
Os objetivos de um desenho curricular definem as intenções educativas, o motivo pelo qual educar. Cada objetivo orienta a seleção de um conjunto variado de conteúdos.
(IAVELBERG, 2003.)
Em relação aos conteúdos em arte, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2493195 Educação Artística
Aquele que transforma as palavras em versos transforma-se em poeta; aquele que transforma barro em estátua transforma-se em escultor; ao transformar as relações humanas apresentadas em uma cena de teatro, transforma-se em cidadão.
(Augusto Boal.)
Augusto Boal é o criador do método de concepção e encenação teatral chamado “Teatro do Oprimido”, conhecido pela sigla de TO – método difundido em vários países. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O método foi criado em 1970, tornando-se uma referência do teatro e da dramaturgia brasileira.
( ) O método foi pensado para atores profissionais, que pudessem integrar o elenco permanente da companhia Teatro de Arena, na cidade de São Paulo.
( ) Um de seus objetivos é transformar a realidade por meio do diálogo e da representação teatral.
( ) É uma metodologia política, social e artística.
( ) Trata-se de uma proposta artística e pedagógica que visa a estabelecer atuação, discussão e transformação dos indivíduos, através da representação teatral.

A sequência está correta em
Alternativas
Q2493196 Educação Artística
Dorival Caymmi (1914-2008) foi cantor, compositor, violonista, pintor e ator baiano; um dos grandes nomes da música popular brasileira (MPB). Assinale a alternativa correta sobre a vida e obra de Dorival Caymmi.
Alternativas
Q2493197 Educação Artística
O assunto avaliação é extremamente polêmico e contemporâneo. Palavras como avaliação, autoavaliação, processo, produto, valor, nota, julgamento etc. envolvem pessoas, sonhos, projetos de vida e, ainda, questões éticas.
(MARTINS; PICOSQUE e GUERRA, 2009.)

Relacione adequadamente os itens a seguir com suas respectivas características.

1. Avaliando a criação/produção.
2. Avaliando a percepção/análise.
3. Avaliando o conhecimento da produção artístico-estética.
( ) O aprendiz constrói conceitos sobre arte? Relaciona e compara intenções e valores nas manifestações artísticas do passado e da atualidade, na sua própria cultura e na de outros povos? Em que nível de profundidade?
( ) O aprendiz produz trabalhos artísticos utilizando sua poética pessoal para expressar e comunicar imagens, ideias, pensamentos, sentimentos por meio da forma singular da representação estética. O que e como produz?
( ) O aprendiz frui arte? É sensível a ela? Como compreende, interpreta, reflete, critica, analisa, recria, reinterpreta o seu trabalho e o dos outros?

A sequência está correta em
Alternativas
Q2493198 Educação Artística

A congada ou congado é uma manifestação cultural que faz parte do folclore brasileiro.



Imagem associada para resolução da questão

(Cotejo do Rei e da Rainha, na cidade Uberlândia, Minas Gerais. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/congada/.)



Assinale a afirmativa correta em relação à congada.

Alternativas
Q2493199 Educação Artística
“O sentido cultural da arte vai se desvelando na medida em que os alunos da Escola Média participam de processos de ___________ e aprendizagem ___________, que lhes possibilitem continuar a praticar ___________ e ___________ artísticas(os), a experimentar o domínio e a familiaridade com ___________ e expressão em linguagens de arte. Além disso, esse sentido cultural se revela em processos de educação escolar de arte que favorecem aos estudantes a ___________ e ___________ de ideias, de posicionamentos sobre as práticas artísticas e a ___________ das mesmas no mundo regional, nacional e internacional.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q2493200 Educação Artística
Considere os Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio – Arte, Competências e habilidades a serem desenvolvidas em arte. Quanto à apreciação em dança, a expectativa é que os alunos se tornem competentes no saber:

I. Fruir diversas danças e saber perceber as relações entre as diferentes fontes utilizadas nas composições e os diversos significados (pessoais, culturais, políticos) articulados e veiculados nas danças criadas.
II. Observar e trabalhar a relação/necessidade de “ajuste”, cooperação e respeito entre as escolhas individuais e as grupais em sala de aula, que ocorrem nos diferentes processos do fazer e do apreciar dança.
III. Fazer criações de possibilidades expressivas corporais, faciais, do movimento, da voz, do gesto.
IV. Trabalhar com as transições possíveis da improvisação à composição coreográfica e observação, conhecimento, utilização de alguns recursos coreográficos (como rondó, AB, ABA etc.); aperfeiçoar a capacidade de discriminação verbal, visual, cinestésica e de preparo corporal adequado em relação às danças criadas, interpretadas e assistidas.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: D
4: D
5: B
6: D
7: D
8: D
9: C
10: B