Questões de Concurso Público Prefeitura de Pitangueiras - SP 2024 para Enfermeiro Padrão

Foram encontradas 10 questões

Q2371711 Enfermagem
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que, apesar de ser uma enfermidade antiga, continua sendo um importante problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Diante do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2371712 Enfermagem
Sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2371713 Enfermagem
Os indicadores de saúde e outros dados epidemiológicos possibilitam realizar o diagnóstico em saúde de uma determinada população ou de sua amostra e subsidiam a implementação de medidas de promoção da saúde e prevenção de doenças coletivamente. O número de pessoas afetadas na população e em um tempo específico dividido pelo número de pessoas na população nesse tempo corresponde a: 
Alternativas
Q2371714 Enfermagem
“A perda de peso no adulto associa-se a diversas condições clínicas agudas e crônicas, ao uso de medicamentos e a fatores psicossociais. Constitui fator de risco independente para aumento na morbidade e mortalidade, sendo de particular relevância em indivíduos acima de quarenta anos. A perda de peso involuntária, clinicamente importante, é definida pela maioria dos autores como perda de _______ ou mais do peso corporal em um período de seis a doze meses.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q2371715 Enfermagem
A doença falciforme caracteriza-se pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue. Estas células são arredondadas e, nas pessoas com DF, em condições adversas como frio, desidratação, estresse etc., assumem um formato de foice, o que dificulta a circulação e a chegada do oxigênio aos tecidos. Em relação à doença falciforme, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2371716 Enfermagem
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) caracteriza-se pela limitação crônica ao fluxo de ar não totalmente reversível.

(Ministério da Saúde, 2021.)

Na fase crônica da doença, pacientes com DPOC grave podem apresentar, EXCETO: 
Alternativas
Q2371717 Enfermagem
O diabetes tipo 2 é uma doença onerosa ao sistema público de saúde no Brasil devido à sua alta prevalência, ao envelhecimento populacional, à urbanização rápida e ao elevado número de indivíduos obesos no país. Por isso, o tratamento desta condição crônica inclui educação e conscientização a respeito da doença, estímulo para uma alimentação saudável, prática de atividade física regular, orientação para metas de um controle adequado de pressão arterial, peso, lipídeos e glicêmico, por meio de modificações de estilo de vida associada à monoterapia ou combinação de agentes antidiabéticos orais ou injetáveis, respeitando o perfil individual de cada pessoa.

(Ministério da Saúde, 2020.)

Um dos parâmetros que devem ser monitorados para o controle glicêmico do indivíduo diabético é a hemoglobina glicada (HbA1c). Sabendo que a glicose liga-se de maneira irreversível à hemoglobina, a Hb1Ac reflete a taxa de glicação da hemoglobina referente ao período de: 
Alternativas
Q2371718 Enfermagem
A Insuficiência Cardíaca (IC) é uma síndrome complexa que tem a necessidade de um acompanhamento longitudinal e multidisciplinar, colocando a Atenção Básica como agente central do atendimento dos pacientes com IC, podendo, dessa forma, evitar os encaminhamentos de muitos pacientes para serviços especializados. Tendo em vista que os sinais e sintomas da IC não são exclusivos da doença, os que são mais típicos apresentados pelo paciente com IC correspondem a, EXCETO: 
Alternativas
Q2371719 Enfermagem
A ocorrência de eventos adversos relacionados à vacinação deve ser imediatamente notificada, investigada e esclarecida para que não ponha em risco não apenas todo o programa de imunizações, mas também a segurança epidemiológica de toda a população.
(Ministério da Saúde, 2020.)

Todos os eventos adversos graves devem ser notificados imediatamente ou em até 24 horas e deverão ser investigados. Para fins de vigilância epidemiológica, sugere-se que, após a notificação do caso suspeito, a investigação seja iniciada em até: 
Alternativas
Q2371720 Enfermagem
De acordo com o Ministério da Saúde-2023, o HPV é a Infecção Sexualmente Transmissível (IST) mais comum no mundo e está associada a mais de 90% dos casos de câncer de colo do útero e de ânus. Sobre tal vacina, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: C
4: B
5: D
6: C
7: D
8: C
9: B
10: C