Questões de Concurso Público Prefeitura de Pitangueiras - SP 2024 para Esgoteiro
Foram encontradas 9 questões

Prolongamento do tubo de queda ou coluna de ventilação
(Adaptado de ABNT. NBR 8160. 1999.)
As extremidades abertas dos tubos ventiladores primários ou colunas de ventilação, conforme mostrado na figura, devem situar-se a uma altura mínima devendo ser providas de terminais tipo chaminé, tê, ou outro dispositivo que impeça a entrada das águas pluviais diretamente ao tubo de ventilação. As siglas d1, d2 e d3 devem possuir, respectivamente, alturas mínimas, em cm, de

Diante do exposto, analise as afirmativas correlatas.
I. “Um erro muito comum em projeto sanitário é a conexão de uma caixa sinfonada simples em um joelho de visita que receba a descarga do vaso sanitário.”
PORQUE
II. “Quando ocorre uma descarga, acontecerá um fenômeno chamado sinfonagem induzida, ou seja, surgirá uma força que irá succionar o selo hídrico da caixa sinfonada, levando embora, aos poucos, o líquido acondicionado do sifão, podendo acarretar mau cheiro no banheiro.”
Assinale a alternativa correta.
Analise a imagem a seguir:
Com base em um projeto de instalações de esgoto, 1, 2 e 3 representam, respectivamente:
( ) Lixar ponta e bolsa, retirando o brilho.
( ) Limpar perfeitamente as partes a serem soldadas, usando solução apropriada do fabricante.
( ) Aplicar na ponta e bolsa o adesivo indicado pelo fabricante.
( ) Retirar o excesso de adesivo.
( ) Deixar secar, durante o tempo indicado pelo fabricante, antes de usar.
( ) Encaixar imediatamente, com movimento rápido, até o fundo.
A sequência está correta em
I. Após concluída a execução, e antes dos ensaios, deve ser verificado se o sistema está corretamente fixado e se existe algum material estranho no seu interior.
II. Depois de fazer a inspeção final e antes de colocar qualquer aparelho sanitário, a tubulação deve ser ensaiada tanto com ar quanto com água.
III. No ensaio com água, toda a abertura deve ser tampada, deixando apenas a mais alta aberta, por onde deve ser colocada a água até transbordar. Deve-se manter a instalação cheia por um período de tempo, que, de acordo com alguns manuais de fabricantes, pode ser em torno de quinze minutos.
IV. Após o teste de recebimento ou reparo das instalações, caso apresente algum vazamento em algum ponto, este deve ser consertado e deve-se repetir o ensaio.
Está correto o que se afirma em

As grelhas de ralo linearsão elementos essenciais para funcionalidade e estética em ambientes externos, como jardins, áreas ao ar livre e banheiro. A respeito da instalação do ralo linear após a concretagem do piso, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) É primordial definir aonde será instalado o ralo linear para efetuar o corte/quebra do piso para depois realizar a regularização do contrapiso, levando em consideração a posição do ralo, o caimento do piso, para conduzir a água do banho até este ralo, que deverá estar compreendido entre 0,5% e 1,0%.
( ) Na instalação do ralo linear é importante certificar a existência de uma caixa sinfonada para evitar o retorno do mau cheiro. O ralo linear deve estar ligado a esse desconector.
( ) O condutor em PVC horizontal representado na imagem pela letra X deve possuir uma declividade de 2%, haja vista que o diâmetro dessa tubulação possui um diâmetro nominal inferior a 75 mm.
A sequência está correta em
Observe a figura e analise as afirmativas a seguir.
I. O ramal predial é o nome que se dá a tubulação destinada a abastecer o imóvel, situada entre o hidrômetro e a válvula de flutuador (boia) do reservatório de água do imóvel. Em geral, seu diâmetro é o mesmo do cavalete, kit formado por tubos e conexões, destinados à instalação do hidrômetro.
II. O sistema de distribuição indireta de água pode ocorrer com ou sem bombeamento. Essa distribuição sem bombeamento, apresentada na imagem, ocorre por gravidade, quando é utilizado o reservatório superior para alimentar o sistema predial da edificação.
III. A limpeza da caixa d’água de uma edificação é um tratamento que deve ser realizado frequentemente a cada seis meses, evitando que haja contaminação da água a ser consumida. A caixa d’água deve ser esvaziada mantendo uma reserva de água na caixa de, aproximadamente, um palmo, servindo para lavar as paredes e o fundo da caixa com um pano úmido com detergente ou com escovas de fibra vegetal ou de fio plástico macio. Não se deve usar escova de aço e vassoura.
Está correto o que se afirma em