Questões de Concurso Público Prefeitura de Pitangueiras - SP 2024 para Médico Dermatologista

Foram encontradas 10 questões

Q2371026 Medicina
As informações a seguir contextualizam a questão. Leia-as atententamente.

Os critérios de Tokyo para o diagnóstico e classificação da gravidade da colecistite aguda e da colangite aguda constituem diretrizes produzidas com base no consenso alcançado durante as discussões por especialistas globais na Reunião de Consenso de Tóquio. Sua última revisão foi realizada em 2018.



De acordo com as recomendações das Diretrizes de Tokyo, não é considerado um critério diagnóstico para a colecistite aguda: 
Alternativas
Q2371027 Medicina
As informações a seguir contextualizam a questão. Leia-as atententamente.

Os critérios de Tokyo para o diagnóstico e classificação da gravidade da colecistite aguda e da colangite aguda constituem diretrizes produzidas com base no consenso alcançado durante as discussões por especialistas globais na Reunião de Consenso de Tóquio. Sua última revisão foi realizada em 2018.


De acordo com as recomendações das Diretrizes de Tokyo, qual é a duração ideal da terapia antimicrobiana para pacientes com colecistite aguda grau 1?
Alternativas
Q2371028 Medicina
A doença de Crohn (DC) é uma doença inflamatória intestinal de origem não conhecida, podendo acometer qualquer porção do tubo digestivo, da boca ao ânus. Apresenta-se sob três formas principais: inflamatória, fistulosa e fibroestenosante. Considerando tal doença, analise as afirmativas a seguir.

I. A colonoscopia com duas biópsias de 5 sítios distintos incluindo o íleo é o método preferencial para o diagnóstico e revela tipicamente lesões ulceradas, entremeadas de áreas com mucosa normal, acometimento focal, assimétrico e descontínuo.

II. A análise histológica indica tipicamente acometimento transmural, padrão segmentar e presença de granulomas não caseosos.

III. O tratamento de indução de remissão da DC com atividade inflamatória leve a moderada, em pacientes com doença ileal deve ser feito preferencialmente com mesalazina isolada.

De acordo com as orientações do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Doença de Crohn, do Ministério da Saúde, está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2371029 Medicina
Insuficiência Cardíaca (IC) é uma síndrome clínica complexa, na qual o coração é incapaz de bombear sangue de forma a atender às necessidades metabólicas tissulares, ou pode fazê-lo somente com elevadas pressões de enchimento. Tal síndrome pode ser causada por alterações estruturais ou funcionais cardíacas e caracteriza-se por sinais e sintomas típicos, que resultam da redução no débito cardíaco e/ou das elevadas pressões de enchimento no repouso ou no esforço.

(Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca Crônica e Aguda – 2018.)

De acordo com as orientações da normativa citada, sobre o tratamento farmacológico da insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida, não é recomendável:
(Considere: IECA: inibidor da enzima conversora de angiotensina; BRA: bloqueador do receptor de angiotensina; NYHA: New York Heart Association.)
Alternativas
Q2371030 Medicina
A principal etiologia da estenose mitral é a febre reumática, geralmente por estreptococos beta-hemolíticos do grupo A, sendo uma consequência de um processo inflamatório intenso seguido de cicatrização exacerbada, levando a espessamento dos folhetos, fusão de comissuras, depósito de cálcio, fusão e encurtamento das cordas tendíneas. Em adição, a estenose mitral, se não adequadamente acompanhada e tratada, pode evoluir para quadros de insuficiência cardíaca. O exame físico é o primeiro recurso utilizado para avaliação anatômica desta valvopatia. Considerando um paciente com estenose mitral e em ritmo sinusal, qual sopro espera-se encontrar no exame físico?
Alternativas
Q2371091 Medicina
A elucidação dos mecanismos fisiopatológicos, o surgimento de novos tratamentos e a possibilidade de impacto positivo na qualidade de vida dos pacientes portadores de psoríase justificam as periódicas atualizações científicas sobre o tema. De acordo com o Consenso Brasileiro de Psoríase 2020 e o Algoritmo de Tratamento da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2371092 Medicina
O comportamento clínico do linfoma cutâneo varia de acordo sua classificação baseada no consenso entre o Grupo de Estudo em Linfoma Cutâneo da Organização Europeia para Pesquisa e Tratamento de Câncer (EORTC) e a Organização Mundial da Saúde (WHO). Considerando a classificação WHO-EORTC para linfomas cutâneos e respectivos comportamentos clínicos, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2371093 Medicina
Paciente feminina, 30 anos, apresenta tumor fibroblástico em região trocantérica direita de aspecto ulcerado, sólido e aderido ao tecido subcutâneo. Relata surgimento há 5 anos e crescimento progressivo. Análise histopatológica após biópsia incisional da lesão revela células fusiformes dispostas em rodamoinhos invadindo derme profunda e hipoderme. A imuno-histoquímica revela positividade característica para CD34 e negatividade para XIIIA. Qual a principal hipótese diagnóstica?
Alternativas
Q2371094 Medicina
As doenças primariamente bolhosas são definidas como dermatoses de natureza geralmente autoimune, caracterizadas clinicamente por bolhas ou, menos frequentemente, por vesículas. Sobre as buloses, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2371095 Medicina
Sobre os aspectos diagnósticos em micologia, analise as afirmativas a seguir. 


I. A presença de esporos e hifas de Malassezia furfur na camada córnea da epiderme é responsável pelo aspecto microscópico conhecido como “espaguete com almôndegas” na pitiríase versicolor.

II. Na análise do material ungueal, o índice de positividade no exame direto e cultura é maior quando coletado o debris ungueal no limite entre a parte sã e a parte afetada da unha.

III. A hiperplasia pseudoepiteliomatosa e os abscessos intradérmicos são achados histológicos comuns em lesões de pele e mucosa secundárias à infecção pelo Paracoccidioides brasiliensis.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: C
5: C
6: B
7: C
8: D
9: B
10: A