Questões de Concurso Público Prefeitura de Pitangueiras - SP 2024 para Médico ESF

Foram encontradas 10 questões

Q2371026 Medicina
As informações a seguir contextualizam a questão. Leia-as atententamente.

Os critérios de Tokyo para o diagnóstico e classificação da gravidade da colecistite aguda e da colangite aguda constituem diretrizes produzidas com base no consenso alcançado durante as discussões por especialistas globais na Reunião de Consenso de Tóquio. Sua última revisão foi realizada em 2018.



De acordo com as recomendações das Diretrizes de Tokyo, não é considerado um critério diagnóstico para a colecistite aguda: 
Alternativas
Q2371027 Medicina
As informações a seguir contextualizam a questão. Leia-as atententamente.

Os critérios de Tokyo para o diagnóstico e classificação da gravidade da colecistite aguda e da colangite aguda constituem diretrizes produzidas com base no consenso alcançado durante as discussões por especialistas globais na Reunião de Consenso de Tóquio. Sua última revisão foi realizada em 2018.


De acordo com as recomendações das Diretrizes de Tokyo, qual é a duração ideal da terapia antimicrobiana para pacientes com colecistite aguda grau 1?
Alternativas
Q2371028 Medicina
A doença de Crohn (DC) é uma doença inflamatória intestinal de origem não conhecida, podendo acometer qualquer porção do tubo digestivo, da boca ao ânus. Apresenta-se sob três formas principais: inflamatória, fistulosa e fibroestenosante. Considerando tal doença, analise as afirmativas a seguir.

I. A colonoscopia com duas biópsias de 5 sítios distintos incluindo o íleo é o método preferencial para o diagnóstico e revela tipicamente lesões ulceradas, entremeadas de áreas com mucosa normal, acometimento focal, assimétrico e descontínuo.

II. A análise histológica indica tipicamente acometimento transmural, padrão segmentar e presença de granulomas não caseosos.

III. O tratamento de indução de remissão da DC com atividade inflamatória leve a moderada, em pacientes com doença ileal deve ser feito preferencialmente com mesalazina isolada.

De acordo com as orientações do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Doença de Crohn, do Ministério da Saúde, está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2371029 Medicina
Insuficiência Cardíaca (IC) é uma síndrome clínica complexa, na qual o coração é incapaz de bombear sangue de forma a atender às necessidades metabólicas tissulares, ou pode fazê-lo somente com elevadas pressões de enchimento. Tal síndrome pode ser causada por alterações estruturais ou funcionais cardíacas e caracteriza-se por sinais e sintomas típicos, que resultam da redução no débito cardíaco e/ou das elevadas pressões de enchimento no repouso ou no esforço.

(Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca Crônica e Aguda – 2018.)

De acordo com as orientações da normativa citada, sobre o tratamento farmacológico da insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida, não é recomendável:
(Considere: IECA: inibidor da enzima conversora de angiotensina; BRA: bloqueador do receptor de angiotensina; NYHA: New York Heart Association.)
Alternativas
Q2371030 Medicina
A principal etiologia da estenose mitral é a febre reumática, geralmente por estreptococos beta-hemolíticos do grupo A, sendo uma consequência de um processo inflamatório intenso seguido de cicatrização exacerbada, levando a espessamento dos folhetos, fusão de comissuras, depósito de cálcio, fusão e encurtamento das cordas tendíneas. Em adição, a estenose mitral, se não adequadamente acompanhada e tratada, pode evoluir para quadros de insuficiência cardíaca. O exame físico é o primeiro recurso utilizado para avaliação anatômica desta valvopatia. Considerando um paciente com estenose mitral e em ritmo sinusal, qual sopro espera-se encontrar no exame físico?
Alternativas
Q2371101 Medicina
Mulher, 43 anos, vem ao consultório para discutir a amenorreia. Ela começou a ter menstruação irregular há 2 anos e sua última menstruação foi há 9 meses. A história familiar não é digna de nota. Estudos laboratoriais mostram nível sérico aumentado de prolactina, nível normal de TSH e concentração indetectável de β-hCG. O cálcio sérico é normal. A ressonância magnética revela um adenoma hipofisário de 6 mm. A paciente recusa tratamento médico e cirúrgico porque está feliz por não ter menstruação. Se não for tratado, a paciente corre maior risco de desenvolver:
Alternativas
Q2371102 Medicina
Homem, 62 anos, com histórico de mau acompanhamento médico, chega ao consultório por dificuldade de enxergar. Ele teve a visão embaçada nas últimas 2 semanas. Um dia atrás, ele notou uma sombra se desenvolver repentinamente no campo visual de seu olho direito. O paciente não teve dores de cabeça recentes, visão dupla, vertigem, sensibilidade à luz ou náusea. No exame, as pupilas são iguais e reativas à luz. O teste de campo visual por confronto revela perda irregular de visão. Uma hemorragia retiniana em forma de chama no olho direito é observada no exame fundoscópico, conforme a imagem a seguir:

Imagem associada para resolução da questão


Qual é a causa mais provável do distúrbio visual?
Alternativas
Q2371103 Medicina
A Lista Nacional de Doenças de Notificação Compulsória contém o rol de patologias de comunicação obrigatória à autoridade de saúde, devendo ser realizada pelos médicos, profissionais de saúde, ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos ou privados. A leptospirose deve ser notificada em até 24 horas ao seguinte órgão de saúde:
Alternativas
Q2371104 Medicina
A Resolução CFM nº 2.217, de 27 de setembro de 2018, aprovou o Código de Ética Médica. Podemos afirmar que é VEDADO ao médico: 
Alternativas
Q2371105 Medicina
O manejo da fibrilação atrial depende de fatores como estabilidade do paciente, decisão de controle do ritmo ou da frequência cardíaca, necessidade de anticoagulação e comorbidades associadas. Caso o paciente apresente sinais de instabilidade, deverá ser prontamente cardiovertido eletricamente. A cardioversão elétrica está contraindicada na seguinte situação:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: C
5: C
6: B
7: A
8: C
9: B
10: C