Questões de Concurso Público Prefeitura de Pitangueiras - SP 2024 para Médico Infectologista

Foram encontradas 10 questões

Q2371026 Medicina
As informações a seguir contextualizam a questão. Leia-as atententamente.

Os critérios de Tokyo para o diagnóstico e classificação da gravidade da colecistite aguda e da colangite aguda constituem diretrizes produzidas com base no consenso alcançado durante as discussões por especialistas globais na Reunião de Consenso de Tóquio. Sua última revisão foi realizada em 2018.



De acordo com as recomendações das Diretrizes de Tokyo, não é considerado um critério diagnóstico para a colecistite aguda: 
Alternativas
Q2371027 Medicina
As informações a seguir contextualizam a questão. Leia-as atententamente.

Os critérios de Tokyo para o diagnóstico e classificação da gravidade da colecistite aguda e da colangite aguda constituem diretrizes produzidas com base no consenso alcançado durante as discussões por especialistas globais na Reunião de Consenso de Tóquio. Sua última revisão foi realizada em 2018.


De acordo com as recomendações das Diretrizes de Tokyo, qual é a duração ideal da terapia antimicrobiana para pacientes com colecistite aguda grau 1?
Alternativas
Q2371028 Medicina
A doença de Crohn (DC) é uma doença inflamatória intestinal de origem não conhecida, podendo acometer qualquer porção do tubo digestivo, da boca ao ânus. Apresenta-se sob três formas principais: inflamatória, fistulosa e fibroestenosante. Considerando tal doença, analise as afirmativas a seguir.

I. A colonoscopia com duas biópsias de 5 sítios distintos incluindo o íleo é o método preferencial para o diagnóstico e revela tipicamente lesões ulceradas, entremeadas de áreas com mucosa normal, acometimento focal, assimétrico e descontínuo.

II. A análise histológica indica tipicamente acometimento transmural, padrão segmentar e presença de granulomas não caseosos.

III. O tratamento de indução de remissão da DC com atividade inflamatória leve a moderada, em pacientes com doença ileal deve ser feito preferencialmente com mesalazina isolada.

De acordo com as orientações do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Doença de Crohn, do Ministério da Saúde, está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2371029 Medicina
Insuficiência Cardíaca (IC) é uma síndrome clínica complexa, na qual o coração é incapaz de bombear sangue de forma a atender às necessidades metabólicas tissulares, ou pode fazê-lo somente com elevadas pressões de enchimento. Tal síndrome pode ser causada por alterações estruturais ou funcionais cardíacas e caracteriza-se por sinais e sintomas típicos, que resultam da redução no débito cardíaco e/ou das elevadas pressões de enchimento no repouso ou no esforço.

(Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca Crônica e Aguda – 2018.)

De acordo com as orientações da normativa citada, sobre o tratamento farmacológico da insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida, não é recomendável:
(Considere: IECA: inibidor da enzima conversora de angiotensina; BRA: bloqueador do receptor de angiotensina; NYHA: New York Heart Association.)
Alternativas
Q2371030 Medicina
A principal etiologia da estenose mitral é a febre reumática, geralmente por estreptococos beta-hemolíticos do grupo A, sendo uma consequência de um processo inflamatório intenso seguido de cicatrização exacerbada, levando a espessamento dos folhetos, fusão de comissuras, depósito de cálcio, fusão e encurtamento das cordas tendíneas. Em adição, a estenose mitral, se não adequadamente acompanhada e tratada, pode evoluir para quadros de insuficiência cardíaca. O exame físico é o primeiro recurso utilizado para avaliação anatômica desta valvopatia. Considerando um paciente com estenose mitral e em ritmo sinusal, qual sopro espera-se encontrar no exame físico?
Alternativas
Q2371116 Medicina
A vacina de herpes-zoster protege o paciente contra essa infecção viral e, principalmente, contra suas complicações, como a neuralgia pós-herpética, que causa uma dor crônica prolongada e de difícil controle. Ela está licenciada para pessoas a partir de 50 anos e é amplamente recomendada pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) para todas as pessoas maiores de 60 anos. Considerando tal contexto, analise as afirmativas a seguir.

I. A vacina inativada é preferível pela maior eficácia e duração da proteção.
II. A vacinação está recomendada mesmo para aqueles que já desenvolveram a doença.
III. O esquema vacinal completo com a vacina inativada inclui duas doses com intervalo de dois meses entre elas.

De acordo com as recomendações da SBIm, está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2371117 Medicina
O tratamento da esquistossomose aguda consiste na utilização de medicamentos específicos para a cura da infecção: o praziquantel e oxamniquina. É um derivado pirazino-isoquinoleínico, do grupo dos tioxantônicos, que oferece larga margem de segurança para o tratamento da esquistossomose. Já a oxamniquina é um derivado tetraidroquinoleínico dos tioxantônico, com índice de cura semelhante ao do praziquantel. De acordo com as Diretrizes Técnicas da Vigilância da Esquistossomose Mansoni, assinale a alternativa INCORRETA sobre o tratamento dos casos agudos desta condição.
Alternativas
Q2371118 Medicina
No tratamento da tuberculose pulmonar (TB), podem ser necessárias algumas mudanças no esquema terapêutico a depender de condições específicas de cada indivíduo. De acordo com o Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil, para pacientes nefropatas, com clearance de creatinina < 30 ml/min, que usarão somente medicamentos do esquema básico no tratamento da TB, de acordo com a utilização de dose fixa combinada, o esquema preconizado consiste em: (Considere: R – Rifampicina; E – Etambutol; H – Isoniazida; Z – Pirazinamida.)
Alternativas
Q2371119 Medicina
Paciente gestante, 22 anos de idade, com 20 semanas de gestação, assintomática, realizou pela primeira vez exames de sorologia para toxoplasmose: IgG e IgM positivos em altos índices. De acordo com as recomendações da Diretriz Nacional para a Conduta Clínica, Diagnóstico e Tratamento da Toxoplasmose na Gestação, do Ministério da Saúde, qual a conduta mais adequada neste momento?
Alternativas
Q2371120 Medicina
O tratamento da malária visa atingir o parasito em pontos-chaves de seu ciclo evolutivo: interrupção da esquizogonia sanguínea, responsável pela patogenia e manifestações clínicas da infecção; destruição de formas latentes do parasito no ciclo tecidual (hipnozoítos), evitando, assim, as recaídas; e, interrupção da transmissão do parasito, pelo uso de drogas que impedem o desenvolvimento de formas sexuadas dos parasitos (gametócitos). De acordo com as recomendações do Guia de Tratamento da Malária no Brasil, do Ministério da Saúde, a respeito do tratamento da malária causada pelo Plasmodium falciparum, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: C
5: C
6: A
7: B
8: D
9: C
10: D