Questões de Concurso Público Prefeitura de Pitangueiras - SP 2024 para Médico Neurologista

Foram encontradas 10 questões

Q2371026 Medicina
As informações a seguir contextualizam a questão. Leia-as atententamente.

Os critérios de Tokyo para o diagnóstico e classificação da gravidade da colecistite aguda e da colangite aguda constituem diretrizes produzidas com base no consenso alcançado durante as discussões por especialistas globais na Reunião de Consenso de Tóquio. Sua última revisão foi realizada em 2018.



De acordo com as recomendações das Diretrizes de Tokyo, não é considerado um critério diagnóstico para a colecistite aguda: 
Alternativas
Q2371027 Medicina
As informações a seguir contextualizam a questão. Leia-as atententamente.

Os critérios de Tokyo para o diagnóstico e classificação da gravidade da colecistite aguda e da colangite aguda constituem diretrizes produzidas com base no consenso alcançado durante as discussões por especialistas globais na Reunião de Consenso de Tóquio. Sua última revisão foi realizada em 2018.


De acordo com as recomendações das Diretrizes de Tokyo, qual é a duração ideal da terapia antimicrobiana para pacientes com colecistite aguda grau 1?
Alternativas
Q2371028 Medicina
A doença de Crohn (DC) é uma doença inflamatória intestinal de origem não conhecida, podendo acometer qualquer porção do tubo digestivo, da boca ao ânus. Apresenta-se sob três formas principais: inflamatória, fistulosa e fibroestenosante. Considerando tal doença, analise as afirmativas a seguir.

I. A colonoscopia com duas biópsias de 5 sítios distintos incluindo o íleo é o método preferencial para o diagnóstico e revela tipicamente lesões ulceradas, entremeadas de áreas com mucosa normal, acometimento focal, assimétrico e descontínuo.

II. A análise histológica indica tipicamente acometimento transmural, padrão segmentar e presença de granulomas não caseosos.

III. O tratamento de indução de remissão da DC com atividade inflamatória leve a moderada, em pacientes com doença ileal deve ser feito preferencialmente com mesalazina isolada.

De acordo com as orientações do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Doença de Crohn, do Ministério da Saúde, está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2371029 Medicina
Insuficiência Cardíaca (IC) é uma síndrome clínica complexa, na qual o coração é incapaz de bombear sangue de forma a atender às necessidades metabólicas tissulares, ou pode fazê-lo somente com elevadas pressões de enchimento. Tal síndrome pode ser causada por alterações estruturais ou funcionais cardíacas e caracteriza-se por sinais e sintomas típicos, que resultam da redução no débito cardíaco e/ou das elevadas pressões de enchimento no repouso ou no esforço.

(Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca Crônica e Aguda – 2018.)

De acordo com as orientações da normativa citada, sobre o tratamento farmacológico da insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida, não é recomendável:
(Considere: IECA: inibidor da enzima conversora de angiotensina; BRA: bloqueador do receptor de angiotensina; NYHA: New York Heart Association.)
Alternativas
Q2371030 Medicina
A principal etiologia da estenose mitral é a febre reumática, geralmente por estreptococos beta-hemolíticos do grupo A, sendo uma consequência de um processo inflamatório intenso seguido de cicatrização exacerbada, levando a espessamento dos folhetos, fusão de comissuras, depósito de cálcio, fusão e encurtamento das cordas tendíneas. Em adição, a estenose mitral, se não adequadamente acompanhada e tratada, pode evoluir para quadros de insuficiência cardíaca. O exame físico é o primeiro recurso utilizado para avaliação anatômica desta valvopatia. Considerando um paciente com estenose mitral e em ritmo sinusal, qual sopro espera-se encontrar no exame físico?
Alternativas
Q2371121 Medicina
Paciente, 26 anos, sexo feminino, vítima de ferimento por arma branca após episódio de violência doméstica, apresenta quadro de hemiplegia à direita associada à perda da propriocepção consciente. Nota-se, ainda, perda da sensibilidade vibratória à direita, além de perda da sensibilidade térmica e dolorosa à esquerda (em tronco e membros). Tendo em vista que a lesão acometeu a região medular, assinale, a seguir, podemos afirmar que a síndrome que pode acarretar os sintomas descritos é a de:
Alternativas
Q2371122 Medicina
Paciente, 65 anos, sexo masculino, chega à consulta médica acompanhado da filha, que relata que há cinco anos o pai iniciou um quadro de tremor no membro superior direito em repouso, com piora lenta, gradual e progressiva. Evoluiu com o acometimento do dimídio contralateral e passou com a apresentar alteração da marcha, instabilidade postural, dificuldade de iniciar os movimentos (bradicinesia) e rigidez em roda denteada. O médico realiza um exame neurológico detalhado e refere que a principal hipótese diagnóstica é doença de Parkinson idiopática. Assinale, a seguir, o local de origem das fibras nervosas afetadas neste caso.
Alternativas
Q2371123 Medicina
Paciente, 62 anos, sexo masculino, com relato pela família de apresentar uma postura anormal com o braço direito. Há 6 meses envolveu-se em um acidente de carro, porque, segundo ele, “a mão direita estava dirigindo o volante sozinha e não conseguia controlá-la”. Ao exame físico, apresentava rigidez no membro superior direito com postura distônica associada. Além disso, apresentava sensibilidade superficial tátil preservada; porém, com alteração da grafestesia na mão direita. Trata-se do diagnóstico mais provável deste paciente:
Alternativas
Q2371124 Medicina
Paciente, sexo feminino, 61 anos, com episódios frequentes de cefaleia bilateral moderada com duração de 3 a 4 horas, que a faz despertar durante o sono e nunca ocorrem durante o dia. Tais episódios ocorrem em uma frequência de 10 a 12 dias por mês, nos últimos 6 meses. Paciente nega sintomas autonômicos ou inquietação durante os episódios e apresenta o exame físico normal. Assinale, a seguir, o diagnóstico provável para o quadro com um respectivo tratamento profilático indicado.
Alternativas
Q2371125 Medicina
Paciente, 72 anos, sexo feminino, com diagnóstico há 2 anos de demência pela doença de Alzheimer e em uso de donepezila e memantina diariamente. Refere-se ao mecanismo de ação da donepezila:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: C
5: C
6: D
7: D
8: B
9: A
10: A