Questões de Concurso Público Prefeitura de Pitangueiras - SP 2024 para Psicólogo
Foram encontradas 10 questões
I. Prestar atenção no linguajar utilizado e evitar terminologia técnica, para que a comunicação aconteça de forma clara e acessível.
II. Ter conhecimento amplo dos apontamentos resgatados na realização do diagnóstico, bem como clareza dos princípios técnicos.
III. Realizar a devolutiva em qualquer momento oportuno, em mais de um encontro se necessário, respeitando a vontade do entrevistado.
IV. Discutir as possibilidades de encaminhamentos ou organização e pontuar de forma específica as intervenções sem brechas para dúvidas.
Está correto o que se afirma apenas em
I. O desenvolvimento de aprendizagem relacionada ao controle de ações, de regulação emocional, de hábitos e, consequentemente, as alterações comportamentais são importantes processos de mudança.
II. O grau de consciência e de entendimento que o paciente possui em relação aos seus problemas não favorece o processo de mudança, uma vez que para isso acontecer o profissional precisa conduzir e realizar intervenções concretas.
III. A psicoeducação é um fator de grande contribuição para as mudanças que ocorrem, pois, através do conhecimento sobre suas questões, seus mecanismos e recursos existentes, a pessoa consegue lidar melhor com os problemas apresentados.
IV. A motivação exerce maior influência na terapia; porém, em crianças como no caso descrito não interfere nas mudanças ocorridas tendo em vista a falta de maturidade e entendimento sobre o que de fato é se sentir motivado e engajado no processo.
V. A relação paciente-terapeuta são fatores que interferem diretamente no processo de mudança em qualquer técnica de psicoterapia utilizada, tendo em vista a necessidade de estabelecer vínculos semelhantes e poder compartilhar intimidades como antídotos para alguns problemas.
Está correto o que se afirma apenas em
I. Em toda cultura existe um único comportamento que faz com que o indivíduo seja considerado anormal. O psicólogo precisa identificar esse comportamiento, tratar e desenvolver estratégias juntamente com Pedro, para que seja sanado esse problema e ele consiga se relacionar de forma sadia e normal com todos.
II. O psicólogo precisa entender que todas as desordens envolvem comportamentos mal-adaptativos e foi isso que aconteceu com Pedro, que desenvolveu uma patologia por acreditar que era normal poder se casar com várias brasileiras e, com isso, não percebeu que estava se desviando dos valores e costumes locais, sendo necessário tratar suas questões.
III. Decidir sobre o que seja um comportamento anormal pode envolverjulgamentos sociais baseados em valores e expectativas da sociedade como um todo, pois a cultura desempenha um importante papel em determinar o que é ou não anormal. Mas isso não pode afetar a avaliação e a conduta do psicólogo, que precisa ser imparcial e ético ao avaliar Pedro.
IV. Os fatores sociais condicionam a abordagem de determinados transtornos mentais e se torna fundamental avaliar para melhorar o máximo em relação ao cuidado prestado; sendo assim, cabe ao profissional um profundo estudo sobre a cultura em que Pedro era inserido, para, de fato, entender se há alguma patologia presente ou se é apenas um fator social da anormalidade.
Está correto o que se afirma apenas em