Questões de Concurso Público Prefeitura de Pitangueiras - SP 2024 para Químico

Foram encontradas 10 questões

Q2371361 Química
Certo químico precisou determinar a concentração real de uma solução recém-preparada de soda cáustica. Para isso, o profissional empregou uma solução de ácido oxálico (estrutura química fornecida na imagem), com concentração de 0,1 mol/L. Como titulado, o químico adicionou 10 mL da solução de interesse, acrescidos de 10 mL de água purificada. A imagem apresenta informações pertinentes acerca do procedimento:


Imagem associada para resolução da questão


Considerando as informações fornecidas e a imagem, a concentração real da solução preparada de NaOH será de:
Alternativas
Q2371362 Química
Em laboratórios de química, o espectrofotômetro UV-Visível é um dos equipamentos mais utilizados. A imagem a seguir apresenta parte do espectro de absorção eletrônica de determinada substância, com absorbância de 0,6 em 650 nanômetros (nm). A análise foi realizada em cubeta de 1 cm de caminho óptico: 


Imagem associada para resolução da questão


Considerando o espectro coletado e um coeficiente de absortividade molar de 40.000 L/(mol.cm) para o analito, a concentração da substância em µmol/L (micromol/L) determinada pela Lei de Lambert-Beer será de, aproximadamente:
Alternativas
Q2371363 Química
Sobre a Espectroscopia UV-Visível, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Geralmente, a técnica espectroscópica prescinde do uso de branco como referência antes de todas as medidas.

( ) Transições eletrônicas que implicam mudança de spin do elétron são permitidas e, frequentemente, originam bandas com elevada intensidade de absorção.

( ) A intensidade e o perfil das bandas de absorção do composto são independentes do solvente utilizado.

A sequência está correta em
Alternativas
Q2371364 Química
Ao avaliar a cinética de degradação de um corante em estudos in vitro, o químico obteve os seguintes resultados:


Imagem associada para resolução da questão


Os dados experimentais apresentados na tabela sugerem uma lei cinética de degradação de ordem:
Alternativas
Q2371365 Química
Um químico, em uma estação de tratamento de efluente industrial, depara-se com uma amostra contendo PbSO4 proveniente de processos industriais anteriores. A legislação ambiental exige que a concentração de chumbo (Pb2+) na água tratada seja mantida abaixo do limite permitido. O químico decide, então, utilizar o método do equilíbrio iônico de solubilidade para determinar a concentração máxima de íons de chumbo que pode estar presente antes que o Pb²⁺ comece a precipitar na forma de sulfato de chumbo. Essa análise é importante para que o profissional qualifique a solução saturada para então adotar estratégias de tratamento. A equação química do equilíbrio de solubilidade é:


PbSO4 (s) ⇌ Pb2+(aq) + SO2–4 (aq)


A constante de equilíbrio (Kps) para essa reação é conhecida e equivale a 1,0 × 10−8 . Com base no equilíbrio iônico de solubilidade, a concentração máxima de íons de chumbo (Pb²⁺) na água tratada antes que o PbSO₄ comece a precipitar será de:
Alternativas
Q2371366 Química
Um químico deparou-se com um desafio relacionado à presença de um contaminante específico no efluente. Após uma cuidadosa análise, o profissional decidiu empregar a técnica de gravimetria para determinar a quantidade desse contaminante em certa quantidade de amostra. O procedimento experimental envolveu a adição do reagente ao efluente, o qual permite a formação de um precipitado (reagente-contaminante), que foi posteriormente filtrado, lavado, seco e pesado. Os seguintes dados foram obtidos:

• Massa inicial da amostra de efluente: 50 g • Massa do papel de filtro utilizado: 0,5 g • Massa final do precipitado seco e papel de filtro: 3,8 g • Massa do reagente que precipitou: 0,8 g • Volume da amostra de efluente analisado: 0,5 L

Com base nessas informações, a concentração do contaminante no efluente em gramas por litro (g/L) é de, aproximadamente: 
Alternativas
Q2371367 Química
Em uma estação de tratamento de efluente industrial, uma amostra apresenta um pH mais baixo do que o permitido pela legislação ambiental devido à presença de ácido sulfúrico. O químico responsável pela estação decide utilizar hidróxido de sódio para neutralizar o ácido e elevar o pH para o valor desejado de 7. A relação molar (ácido:base) entre ácido sulfúrico e hidróxido de sódio na reação de neutralização é representada corretamente por:
Alternativas
Q2371368 Química
Durante um experimento laboratorial, determinado químico realiza a combustão completa de hexano, conforme equação química não balanceada apresentada a seguir:

C6H14 + O2 → CO2 + H2O

A massa de oxigênio necessária para reagir completamente com 2 mols de hexano será de, aproximadamente:
Alternativas
Q2371369 Química
Certo profissional precisa realizar uma técnica de separação para isolar dois componentes presentes em uma amostra líquida e homogênea coletada:


Imagem associada para resolução da questão


Sobre os processos de separação e, ainda, considerando disposto na imagem anterior, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2371370 Química
Considerando o preparo de soluções, analise as afirmativas a seguir.

I. A mistura de 5 g de soluto em 250 mL de água destilada resultará em uma solução 2% m/V.

II. O hidróxido de magnésio, vendido em farmácias para azia, é considerado como uma solução verdadeira e homogênea.

III. O ácido clorídrico é considerado um padrão primário, implicando que sua solução não requer análises para a determinação da concentração real.

Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: D
4: A
5: A
6: D
7: B
8: D
9: D
10: A