Questões de Concurso Público Prefeitura de Pitangueiras - SP 2024 para Terapeuta Ocupacional

Foram encontradas 10 questões

Q2372196 Terapia Ocupacional
Para Silva & Henrique (2021, p. 27), “a síndrome do imobilismo é conceituada com um descondicionamento ou redução da capacidade funcional de todos os sistemas do organismo, em decorrência de um período prolongado de imobilização no leito”. Portanto, o tempo de repouso prolongado poderá acarretar contraturas e limitações secundárias, dificultando, assim, a mobilidade, o autocuidado, dentre outras. Sobre as orientações do terapeuta ocupacional em relação às adaptações realizadas no quarto das pessoas restritas ao leito, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2372197 Terapia Ocupacional
A análise de atividade é resultante da identificação da história ocupacional do sujeito, do estudo das características de sua demanda, da análise sucinta do material a ser utilizado e de sua aplicabilidade. 
(Pedral & Bastos, 2013, p. 32.)

A aplicação da análise de atividades considera alguns elementos; assinale-os.
Alternativas
Q2372198 Terapia Ocupacional
Segundo Cruz (2012), as bengalas e andadores auxiliam a mobilidade e ajudam as pessoas a otimizar o balance enquanto realizam às suas atividades de vida diária; além disso, ao diminuir a descarga de peso sobre uma perna ou ambas, tais dispositivos podem auxiliar em processos álgicos decorrentes de algumas patologias, compensar as fraquezas musculares e auxiliar no controle motor do membro superior. Sobre o uso da bengala, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2372199 Terapia Ocupacional
Kakisaka (2003) relata que o primeiro momento do paciente amputado no setor de terapia ocupacional é bastante delicado e o processo para a protetização deve ser conduzido com muita delicadeza e respeito. O tratamento terapêutico ocupacional, portanto, inicia-se na fase pré-protética, identificando as condições de colocação imediata ou não da prótese, bem como a forma do coto, as condições da cicatriz, a presença de espícula óssea, ou de neuroma doloroso. No programa terapêutico ocupacional pré-protético, ao identificar a presença do neuroma doloroso, o profissional deverá 
Alternativas
Q2372200 Terapia Ocupacional
Fischer & Kakisaka (2003) relatam que o terapeuta ocupacional, ao lançar mão de estímulos sensoriais, deverá oferecer esses estímulos observando as respostas do paciente, promovendo o surgimento de uma grande variedade de respostas, sendo imperativo que o profissional fique atento para prevenir o excesso de estimulação, o que poderá prejudicar o quadro clínico do paciente. São consideradas respostas mais comuns à estimulação auditiva:
Alternativas
Q2372201 Terapia Ocupacional
Rodrigues, et al (2021) relatam que a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) pode ser considerada como um grave problema de saúde pública; deverá ter uma atuação de uma equipe multiprofissional, que abordará questões relacionadas ao tratamento medicamentoso e não medicamentoso, além de motivar e sensibilizar o paciente sobre os cuidados necessários para o controle da doença e a importância do autocuidado. Sobre a atuação do terapeuta ocupacional junto a indivíduos com HAS, analise as afirmativas a seguir.

I. O terapeuta ocupacional, junto a indivíduos com doença crônica, deve buscar analisar a sua rotina laboral, a fim de favorecer a sensibilização e adaptação acerca das mudanças necessárias para a promoção e manutenção adequada do tratamento ao ser reinserido na sociedade.
II. As intervenções da terapia ocupacional podem possibilitar melhores respostas na situação de saúde, em virtude da apropriação destes profissionais em modificar hábitos de vida prejudiciais, concentrando suas ações para o desenvolvimento de hábitos adequados e uma rotina que contribua para o desenvolvimento do tratamento.
III. Os terapeutas ocupacionais são especializados na prevenção e na modificação do estilo de vida, concentrando suas ações no desenvolvimento adequado do tratamento.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2372202 Terapia Ocupacional
Osteoartrite (OA) é uma doença reumatológica incapacitante que, quando acomete as mãos, a OA pode provocar declínio na função manual em atividades de vida diária, pois o indivíduo tende a apresentar problemas para manipular objetos pesados e itens pequenos.

(Oliveira, et al, 2021, p. 18.)

A terapia ocupacional se apresenta como uma possibilidade de intervenção para os indivíduos com tais condições reumatológicas, através de abordagens de
Alternativas
Q2372203 Terapia Ocupacional
A reabilitação psicossocial é uma abordagem ética, caracterizada por um conjunto de estratégias direcionadas a aumentar as possibilidades de trocas e valorizar o sujeito e o seu contexto, bem como proporcionar a contratualidade desses. No que concerne à inclusão pelo trabalho na reabilitação psicossocial, esta ocorre a partir da colaboração com a rede de atenção em saúde mental, por meio de equipamentos como:
Alternativas
Q2372204 Terapia Ocupacional
O brincar é, sem dúvida, o meio pelo qual as crianças vivenciam uma variedade de experiências em diferentes situações e para diversos propósitos, sendo esta uma atividade cotidiana necessária para qualquer indivíduo em desenvolvimento.
(Rodrigues & Alburquerque, 2020, p. 28.)

Sobre o uso do brincar como recurso terapêutico da terapia ocupacional, analise as afirmativas a seguir.

I. As ocupações são influenciadas diretamente pela interação de fatores do brincar, como suas habilidades e padrões de desempenho na laborterapia, bem como pelo contexto e ambiente em que ocorrem.
II. O brincar é considerado como uma ocupação humana, termo que se refere às atividades que as pessoas se envolvem cotidianamente e que são fundamentais para a identidade e senso de competência de uma pessoa, grupo ou população, tendo valor e significado particular para este.
III. Utiliza-se o brincar em respeito à essência da criança, abordando-a pelo que ela é, sem levar em consideração que, no futuro, ela será um adulto.
IV. O brincar pode favorecer o prazer da ação e o desenvolvimento da capacidade de agir da criança, levando à autonomia e um sentimento de bem-estar.

Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2372205 Terapia Ocupacional
Durante a prescrição de adaptações para as AVDs em pacientes pós-AVE, o contexto e o ambiente de tratamento devem ser levados em consideração, bem como a fase em que o paciente se encontra (fase aguda, subaguda ou crónica).

(Cruz, 2012, p. 106.)

O terapeuta ocupacional, ao prescrever uma adaptação para pacientes pós-Acidente Vascular Encefálico, deve tomar o seguinte cuidado: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: B
4: C
5: C
6: D
7: C
8: A
9: C
10: A