Questões de Concurso Público Prefeitura de Pouso Alegre - MG 2024 para Médico Clínico Geral Pronto-Atendimento

Foram encontradas 17 questões

Q2462405 Medicina
O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da Lista Nacional de Doenças de Notificação Compulsória, sendo facultado a Estados e Municípios:
Alternativas
Q2462406 Medicina
Durante a realização de procedimento em determinado paciente, o profissional de saúde se acidenta com perfurocortante se expondo a material biológico. Segundo a Lista Nacional de Notificação Compulsória de Doenças, Agravos e Eventos de Saúde Pública, a notificação desse evento deve ser realizada com a periodicidade máxima de:
Alternativas
Q2462417 Medicina
A infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) determina elevado risco de desenvolvimento e morte por doenças infectocontagiosas. De acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Manejo da Infecção pelo HIV em Adultos do Ministério da Saúde, a principal causa conhecida de óbito por doenças infecciosas nas pessoas vivendo com HIV é:
Alternativas
Q2462418 Medicina
No diabetes mellitus (DM) tipo 2, o início é insidioso e, muitas vezes, o indivíduo não apresenta sintomas; porém, as alterações fisiopatológicas precedem em muitos anos o diagnóstico da doença. Segundo a International Diabetes Federation (2020), há, aproximadamente, 41,9% das pessoas com DM ainda não diagnosticadas; sendo assim, o rastreamento se torna essencial. De acordo com a diretrizsobre o diagnóstico do diabetes e rastreamento do diabetestipo 2, da Sociedade Brasileira de Diabetes, o rastreamento para indivíduos sem fatores de risco deve se iniciar aos:
Alternativas
Q2462419 Medicina
Alguns aspectos clínicos e laboratoriais da artrite reumatoide estão relacionados à progressão mais rápida da destruição articular e devem ser identificados desde o momento do diagnóstico. De acordo com as orientações do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Artrite Reumatoide do Ministério da Saúde, NÃO é considerado um fator de mau prognóstico:
Alternativas
Q2462420 Medicina
Os betabloqueadores (BB) são considerados fármacos de primeira linha no tratamento da insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida (ICFEr), pois determinam diversos benefícios clínicos, incluindo melhora dossintomas e redução nastaxas de re‑hospitalizações por insuficiência cardíaca em inúmeros estudos clínicos. De acordo com as orientações da Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca Crônica e Aguda, sobre o uso dos BB no tratamento da ICFEr, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2462421 Medicina
O eletrocardiograma (ECG) de 12 derivações é a primeira ferramenta diagnóstica no manejo de pacientes com síndrome coronariana aguda suspeita. Sobre a aplicação do exame nesse contexto, de acordo com as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2462422 Medicina
O diagnóstico diferencial entre anemia por deficiência de ferro e talassemia beta menor pode ser realizado por meio de análises laboratoriais. São considerados aspectos laboratoriais característicos da anemia por deficiência de ferro, EXCETO:
Alternativas
Q2462423 Medicina

A Fibrilação Atrial (FA) é a principal fonte emboligênica de origem cardíaca de que se tem conhecimento, representando cerca de 45% dos casos quando comparada com outras cardiopatias, como infarto do miocárdio, aneurismas ventriculares e doenças valvares. Em alguns cenários existe a indicação da reversão desta arritmia com a cardioversão elétrica.


(II Diretrizes Brasileiras de Fibrilação Atrial – 2016.)



De acordo com as orientações da normativa citada, em pacientes estáveis, o tempo mínimo de anticoagulação com varfarina para que se possa realizar a cardioversão elétrica com segurança é:

Alternativas
Q2462424 Medicina
Grande parte dos pacientes com diagnóstico de hipertensão arterial (HA) necessitará de tratamento farmacológico, além das mudanças no estilo de vida, visando ao controle da pressão arterial (PA). De acordo com as orientações das Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, sobre o tratamento farmacológico da HA, assinale a afirmativa correta. (IECA: Inibidor da Enzima Conversora de Angiotensina; BCC: Bloqueador do Canal de Cálcio.) 
Alternativas
Q2462425 Medicina
Paciente, sexo masculino, 16 anos, portador de diabetes mellitus tipo 1, apresenta quadro de poliúria, polidipsia, perda de peso, náuseas, dor abdominal e vômitos; evoluindo com sonolência e torpor. Após avaliação inicial foi feita a hipótese diagnóstica de cetoacidose diabética (CAD). De acordo com as orientações das Diretrizes sobre o Diagnóstico e Tratamento da Cetoacidose Diabética da Sociedade Brasileira de Diabetes, são considerados critérios diagnósticos para a CAD, EXCETO:
Alternativas
Q2462426 Medicina
O caso clínico hipotético a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.

Paciente, sexo feminino, 22 anos, tabagista, comparece ao pronto-socorro com queixa de dor em região hipogástrica, náuseas, vômitos e febre. Ao exame físico apresenta dor à mobilização do colo uterino e à palpação dos anexos, além de saída de secreção endocervical purulenta. Exames laboratoriais evidenciaram leucocitose e elevação da proteína C reativa.
Considerando a principal hipótese diagnóstica para o caso e, ainda, de acordo com as orientações do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis, são considerados critérios para indicação de tratamento hospitalar dessa condição, EXCETO:
Alternativas
Q2462427 Medicina
O caso clínico hipotético a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.

Paciente, sexo feminino, 22 anos, tabagista, comparece ao pronto-socorro com queixa de dor em região hipogástrica, náuseas, vômitos e febre. Ao exame físico apresenta dor à mobilização do colo uterino e à palpação dos anexos, além de saída de secreção endocervical purulenta. Exames laboratoriais evidenciaram leucocitose e elevação da proteína C reativa.
Considerando a principal hipótese diagnóstica para o caso e, ainda, de acordo com as orientações do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis, o tratamento ambulatorial de primeira linha é:
Alternativas
Q2462428 Medicina
Paciente, sexo masculino, 57 anos, hipertenso, diabético, tabagista, comparece no pronto-socorro com queixa de dor torácica em aperto. Após investigação diagnóstica, foi constatado um quadro de infarto agudo do miocárdio sem supradesnível do segmento ST de parede anterior. Sobre o tratamento da condição, analise as afirmativas a seguir.

I. Oxigenioterapia (2 a 4L/min) em pacientes com risco intermediário e alto, na presença de Saturação de O2 < 90% e/ou sinais clínicos de desconforto respiratório.
II. Controle glicêmico com protocolos de utilização de insulina intermitente; deve ser considerado em pacientes com níveis glicêmicos > 180 mg/dL, com cautela, para evitar episódios de hipoglicemia.
III. Administrar betabloqueadores via oral nas primeiras 24h em pacientes sem contraindicações como sinais de insuficiência cardíaca, sinais de baixo débito e risco aumentado de choque cardiogênico.

De acordo com as recomendações das Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre o Infarto Agudo do Miocárdio sem Supradesnível do Segmento ST, está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2462429 Medicina
Paciente, sexo masculino, 50 anos, tabagista, cirrose hepática por hepatite C com estadiamento de fibrose F4, comparece em consulta para orientações quanto à necessidade de rastreamento para carcinoma hepatocelular. De acordo com as orientações do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite C e Coinfecções do Ministério da Saúde, recomenda-se a seguinte forma de rastreio no paciente:
Alternativas
Q2462430 Medicina
No Brasil, a doença meningocócica é endêmica, com ocorrência de surtos esporádicos, sendo o meningococo a principal causa de meningite bacteriana no país. A quimioprofilaxia, embora não assegure efeito protetor absoluto e prolongado, tem sido adotada como uma medida eficaz na prevenção de casos secundários. De acordo com as recomendações do Guia de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, o esquema de escolha para a quimioprofilaxia dos contatos de casos de meningite meningocócica é:
Alternativas
Q2462431 Medicina
Paciente,sexo feminino, 45 anos,tabagista, iniciou quadro de febre, taquipneia e tosse há três dias. Relata uso de amoxicilina + clavulanato recentemente para tratamento de sinusite bacteriana. Apresenta frequência cardíaca de 95 batimentos por minuto, pressão arterial de 116 x 82mmHg, frequência respiratória de 24 incursões respiratórias/minuto e Saturação de oxigênio de 97%. Radiografia de tórax com sinais de condensação em base pulmonar direita. Foi feita hipótese diagnóstica de pneumonia. De acordo com as recomendações para o manejo da pneumonia adquirida na comunidade, o tratamento antibiótico empírico de escolha para a paciente deve ser feito com:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: A
4: C
5: B
6: A
7: C
8: A
9: C
10: D
11: C
12: B
13: C
14: A
15: C
16: A
17: B