Questões de Concurso Público Prefeitura de Santa Maria de Jetibá - ES 2024 para Engenheiro Ambiental

Foram encontradas 8 questões

Q2450920 Engenharia Ambiental e Sanitária
Atualmente, houve um avanço tecnológico, e novas descobertas levaram aos ecólogos ampliar conhecimentos em várias áreas, principalmente nas Ciências Modernas, como a Biologia Molecular, a Engenharia Genética, o que o torna um profissional integrado com a modernidade. A Ciência da Ecologia trata de temas importantíssimos e relevantes como: ecossistemas, cadeia trófica, pirâmide, teias alimentares, dentre outros. Tendo em vista que hoje vivemos momentos de alterações climáticas destacadas em diversas regiões brasileiras, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2450921 Engenharia Ambiental e Sanitária
Os incêndios são fontes de danos aos ecossistemas florestais nas regiões em desenvolvimento. Novas áreas destinadas às atividades agropecuárias têm aumentado consideravelmente o número de incêndios e a extensão das áreas queimadas. Os incêndios, além dos inúmeros danos aos ecossistemas florestais, têm importância ecológica fundamental devido à sua influência sobre a poluição atmosférica e mudanças climáticas, que têm impactos diretos e indiretos sobre os habitats e os ecossistemas. Em relação às questões ambientais, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2450922 Engenharia Ambiental e Sanitária
Estudar a estrutura do balanço hídrico de lagos e bacias hidrográficas é a base para a concretização de projetos hidrológicos para a utilização racional, o controle e a redistribuição dos recursos hídricos no tempo e no espaço. O estado do Espírito Santo conta, atualmente, com uma estação fluviométrica que tem área de contribuição de 2.735km², e vazão média anual de 68,7m³ s-1 . Considerando que, em média, um ano tem 365,25 dias, e a área da bacia é 86400000 m², qual é a vazão correspondente à altura, em mm? 
Alternativas
Q2450923 Engenharia Ambiental e Sanitária
Bacia hidrográfica é considerada uma unidade territorial adequada para a gestão integrada dos recursos hídricos. Os Planos Básicos de Recursos Hídricos devem ser elaborados por bacia hidrográfica, para o país e para cada estado, o que torna imprescindível a definição de um sistema único de classificação e codificação das bacias hidrográficas brasileiras. Atualmente, na esfera federal, importantes órgãos utilizam sistemas distintos de classificação e codificação de bacias hidrográficas. Com base em sua disposição em relação à atitude das camadas geológicas, chamada classificação genética, os rios podem ser classificados em, EXCETO:
Alternativas
Q2450924 Engenharia Ambiental e Sanitária
A maior parte da poluição hídrica em águas advém de diversas fontes, dentre estas, os esgotos domésticos, que são os principais agentes da introdução de compostos orgânicos biodegradáveis nos ecossistemas aquáticos. As atividades de preparo de alimentos, de higienização das residências, ao lado das atividades fisiológicas normais do homem, são fontes de coloração das águas, proteínas, carboidratos, nutrientes e agentes patogênicos. Os sistemas de tratamento apresentam características e vantagens. Das alternativas relacionadas, assinale a INCORRETA. 
Alternativas
Q2450925 Engenharia Ambiental e Sanitária
As bactérias são micro-organismos que degradam o resíduo orgânico dos efluentes; entretanto, os protozoários e os metazoários atuam como seus depuradores. Os protozoários consomem as bactérias dispersas que não flocularam, e os metazoários consomem quaisquer partículas biológicas pequenas que não sedimentaram. O processo de estabilização da matéria orgânica oriunda do despejo é rápido; mas, o importante neste processo é a formação de flocos biológicos adequados. Estes flocos, formados principalmente por bactérias, devem ser facilmente removidos no decantador secundário. Neste processo, a matéria orgânica é degradada primeiramente por bactérias acidificantes que produzem ácidos intermediários e, posteriormente, ou diretamente, o ácido acético. Após a formação do ácido acético, por ação das bactérias anaeróbicas, ocorre a formação do gás metano. É possível que as descrições se referem a:
Alternativas
Q2450926 Engenharia Ambiental e Sanitária
Um ecossistema constitui-se em um conjunto de interações entre componentes bióticos, assim como um curso d’agua em seu estado natural. Nesta interação, coexistem inúmeros organismos que se relacionam entre si e com o próprio ambiente e, dessa forma, qualquer modificação introduzida provoca sérios desequilíbrios, eliminando algumas espécies, desenvolvendo exageradamente outras, ou seja, provoca alteração do meio ambiente. A maioria das espécies de organismos que habita um curso d’agua necessita de Oxigênio Dissolvido (OD) no meio líquido. Sendo assim, a existência nesse meio implica em um consumo contínuo de oxigênio para sua sobrevivência. O lançamento de efluentes nos corpos d’água provoca alterações nas características físicas, químicas e biológicas, dependendo do tipo de carga poluidora lançada. Para fins de avaliação da qualidade de um corpo receptor são considerados, EXCETO:
Alternativas
Q2450927 Engenharia Ambiental e Sanitária
A água pode ser adequada a determinado uso ou não indicada e insatisfatória para outra atividade. A qualidade da água deve ser acompanhada ao longo do tempo, pois pode sofrer variações. Uma das opções para informar a qualidade da água em uma região é por meio de laudos com as concentrações das substâncias presentes em uma amostra. Nesta listagem, podem conter desde alguns poucos parâmetros mais comuns até centenas de parâmetros variados. Assim, a destinação ou uso da água e a atividade preponderante na região de coleta tornam a escolha dos parâmetros complexa. Diante do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: A
5: C
6: D
7: C
8: D