Questões de Concurso Público SEED-PR 2024 para Professor - Filosofia

Foram encontradas 32 questões

Q3049980 Não definido
Se o mito é um discurso ou uma narração, isto é, um conjunto de enunciados que carrega sentido e referência, é preciso admitir que o mito diz algo sobre algo. É esse dito do dizer que devemos agora descobrir. Adotamos a hipótese de que o mito é, fundamentalmente, um “relato das origens” e que, enquanto tal, tem uma função de instauração: só há mito se o acontecimento fundador não tem lugar na história, mas num tempo antes da história. O mito diz sempre como nasceram as coisas, as instituições, as regras etc. (LIMA VAZ, H. C, 2001.)

O interesse pelos mitos é tão antigo quanto recente. Podemos afirmar que o mito:
Alternativas
Q3049981 Não definido
O aparecimento da pólis constitui, na história do pensamento grego, um acontecimento decisivo. Certamente, no plano intelectual como no domínio das instituições, só no fim alcançar a todas as suas consequências; a pólis conhecerá etapas múltiplas e formas variadas. Entretanto, desde o seu advento, que se pode situar entre os séculos VIII e VII, marca um começo, uma verdadeira invenção; por ela, a vida social e as relações entre os homens tomam uma forma nova, cuja originalidade será plenamente sentida pelos gregos.
(CASSIRER, E, 1998.)


Nesse contexto, vários fatores contribuíram para o desenvolvimento de um tipo de pensame


nto que não apenas passou a questionar o mito, mas também refletiu sobre o poder político e a organização social da Grécia. Entre esses fatores, é possível citar:
Alternativas
Q3049982 Não definido
É consenso entre os especialistas que a aventura intelectual vivida pela ciência moderna teve como seus precursores mais remotos os gregos. No período medieval mais tardio, que do ponto de vista da evolução do pensamento ocidental, viu prosperar o casamento da filosofia grega com a teologia do cristianismo, conhecido como período escolástico (início do século IX até o final do século XVI), essas amarras se tornaram ainda mais fortes. Agora, poderosas razões políticas e religiosas faziam com que fosse sumamente importante controlar conhecimento e pensamento teóricos, mantendo-os dentro do escopo do pensamento religioso. (ABRANTES, P. C, 1998.)

Esses filósofos denominados precursores acabaram merecendo a denominação conjunta de Pré-Socráticos e ficaram de certa maneira conhecidos, entre outros fatores:
Alternativas
Q3049983 Não definido
Para a compreensão do alcance da filosofia no mundo ocidental, imprescindível se faz voltarmos nossas atenções à antiguidade grega, responsável pelo surgimento das primeiras especulações a respeito do homem, daquilo que lhe é tangível e daquilo que transcende a sua capacidade sensorial. A análise histórica permitir-nos entender a gradativa construção dessa civilização e do incomensurável edifício cultural erigido em seu seio. (BITTAR, 1994.)

Já é um consenso que o surgimento da filosofia está intrinsecamente ligado à histórica da Grécia, onde:
Alternativas
Q3049984 Não definido
Braudel apresenta a capacidade do mediterrâneo de difundir rapidamente a materialidade, especialmente em decorrência da crescente navegação das populações costeiras. O aspecto do Mar Mediterrâneo como via de transmissão, não só de objetos, mas também de códigos e ideias, é justamente a razão pela qual esse autor o considera uma “espécie de planeta onde tudo circulou precocemente” e um dos “centros vivos do universo”, que interliga os continentes africano, europeu e asiático em um espaço unitário. (BRAUDEL, 2001, p. 30-31.)

Embora existam várias críticas em relação a essa visão de Braudel sobre o Mar Mediterrâneo, os gregos: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: A
4: B
5: C