Questões de Concurso Público SEED-PR 2024 para Professor - Séries Iniciais

Foram encontradas 6 questões

Q3052661 História e Geografia de Estados e Municípios
O Paraná é um estado repleto de contrastes, onde o mar encontra as montanhas, a história dialoga com a modernidade, e a natureza exuberante convive harmoniosamente com a rica cultura local.
(Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/conteudo-publicitario/governo-parana/descubra-o-parana/. Acesso em: agosto de 2024.)

Sobre a geografia do Paraná – relevo, clima, vegetação e hidrografia, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3052662 História e Geografia de Estados e Municípios
A população paranaense é composta por diversas etnias, são principalmente imigrantes alemães, poloneses, ucranianos, italianos, portugueses, holandeses, espanhóis, árabes, argentinos e japoneses, além dos indígenas que já habitavam o território. Ao todo são 28 etnias, contribuindo para a pluralidade cultural do Estado.
(Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/etnias-populacaoparana.htm#:~:text=A%20popula%C3%A7%C3%A3o%20 paranaense%20%C3%A9%20composta,que%20j%C3%A1%20habitavam%20o%20territ%C3%B3rio.)

Sobre a formação da população do Estado do Paraná, analise as afirmativas a seguir.

I. A migração forçada de negros durante o período da escravidão no Brasil também contribuiu para a composição étnica da população paranaense. Paraná é o estado com a maior população negra da região Sul do país.
II. Os espanhóis foram os primeiros a chegar ao Paraná, em 1829, fixando-se em Rio Negro. Porém, houve a intensificação da entrada de espanhóis no estado durante a Primeira Guerra (1914 – 1918).
III. Atualmente, Foz do Iguaçu possui a maior colônia árabe do Paraná. Os árabes contribuíram para a diversidade cultural do estado através da culinária, arquitetura, literatura, música e dança.
IV. Os fluxos migratórios com destino ao Paraná se intensificaram a partir da década de 1980, quando o estado obteve sua independência e deixou de ser província de Rio de Janeiro. Nesse momento, o governo local propôs políticas para atrair novos migrantes, a fim de promover o desenvolvimento econômico do estado.

Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q3052663 História e Geografia de Estados e Municípios
Ainda na perspectiva da ocupação territorial, destacam-se os povos indígenas que vivem no estado do Paraná. Estes povos têm peculiaridades e características distintas. Existem, hoje, apenas quatro etnias indígenas no estado do Paraná, sendo eles os povos Guarani, Xetá, Kaingang e Xokleng.
(BONFIM et al., 2016, p. 2.)
Sobre as características dos povos indígenas que vivem no Paraná, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3052664 História e Geografia de Estados e Municípios
A economia paranaense é bem diversificada, podemos encontrar um parque industrial bem desenvolvido, assim como um setor de serviços ligado aos centros urbanos, mas o grande motor da economia paranaense é com certeza o agronegócio.
(Disponível em: https://www.infoescola.com/parana/economia-do-parana/.)

Com relação à economia paranaense, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q3052667 História e Geografia de Estados e Municípios
As manifestações consideradas típicas do Paraná são sobrevivências estilizadas. O professor de Antropologia da Universidade Federal do Paraná, Carlos Balhana, explica que a base da sociedade paranaense – formada por descendentes de índios, negros e portugueses – perdeu espaço com a chegada dos imigrantes no século 19. “Hoje há um interesse, pelo menos acadêmico, em resgatar as tradições dos negros, índios e portugueses, os primeiros habitantes dessas terras. Tem crescido o número de teses nas áreas da História e Antropologia, que buscam identificar esta cultura local. É um despertar tardio, mas válido para procurar identificar o que é genuinamente paranaense”. (Gazeta do Povo, 2006, s/p.)
Assinale a alternativa em que estão, exclusivamente, apresentadas as manifestações culturais tradicionais do estado do Paraná.
Alternativas
Q3052672 História e Geografia de Estados e Municípios
Jogos dos Povos Indígenas
    O critério para a participação desses jogos é a força cultural das etnias, considerando tradições, como a língua, a dança, os rituais, os cantos, as pinturas corporais, o artesanato e os esportes tradicionais.     A primeira edição ocorreu em Goiânia, em outubro de 1996, com a presença de 25 etnias e mais de 400 atletas, e contou com a presença de Pelé, que incluiu o evento no calendário da Secretaria Nacional do Esporte.    Os II Jogos foram realizados na cidade de Guairá, no Paraná, em outubro de 1999, e teve a participação de 31 etnias e mais de 600 atletas.
(Disponível em: http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/. Acesso em: agosto de 2024.)
Sobre os jogos indígenas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Cabo de guerra é uma modalidade dos jogos indígenas com a participação de homens e mulheres. Cada delegação pode inscrever, no máximo, duas equipes (masculina e feminina), compostas de dez atletas e dois reservas.
( ) A corrida com tora é sempre realizada ao amanhecer e ao entardecer. Na preparação de corte dessa madeira, há um ritual de cantos e danças. No VI Jogos dos Povos Indígenas, em 2003, houve, pela primeira vez, uma verdadeira competição intertribal.
( ) O futebol é um esporte já inserido no contexto cultural de vários grupos indígenas, sendo unanimidade nos jogos e praticado por atletas femininos e masculinos. As regras são regidas pela Instrução Geral dos Jogos e obedece ao padrão da Confederação Brasileira de Futebol, exceto o tempo de jogo, que é de cinquenta minutos, divididos em dois tempos de vinte e cinco minutos cada, com intervalo de dez minutos.
( ) O arremesso de lança é uma prova coletiva realizada por homens e mulheres. Nos jogos, a contagem dos pontos é feita de acordo com o acerto no alvo mais distante. As lanças são cedidas pela Comissão Técnica de Esporte e fabricadas de maneira indígena.

A sequência está correta em 
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: B
4: C
5: C
6: B