Questões de Concurso Público SEED-PR 2024 para Professor - Sociologia - Edital nº 138
Foram encontradas 35 questões
I. Auguste Comte, considerado o “pai da sociologia”, defendia que a sociedade deveria ser estudada de forma científica, buscando padrões e leis universais que explicassem o comportamento humano.
II. Em sua obra, Comte propõe a “Lei dos Três Estados”, na qual as sociedades evoluem do estado teológico, passando pelo estado metafísico até chegar ao estado positivo, onde a ciência orienta o desenvolvimento humano.
III. Karl Marx, ao contrário de Comte, via as mudanças sociais como resultado direto das relações de produção e dos conflitos entre classes sociais, sendo essas forças os motores da história.
IV. A sociologia surge como uma resposta ao caos social e ao colapso das instituições tradicionais, propondo-se a entender e, de certa forma, controlar as transformações sociais.
Está correto o que se afirma em
I. A comunidade rural pequena é um exemplo de solidariedade mecânica, onde a coesão social é mantida pela semelhança entre os indivíduos, que compartilham valores, crenças e tradições comuns.
II. Na grande metrópole industrializada, prevalece a solidariedade orgânica, pois a divisão do trabalho é complexa e os indivíduos se especializam em diferentes funções, tornando-se interdependentes para o funcionamento social.
III. Segundo Durkheim, a solidariedade mecânica é típica de sociedades tradicionais, nas quais a semelhança entre os membros é baixa, e a interdependência entre os membros é reduzida.
IV. A solidariedade orgânica depende de uma diversidade de funções e papéis sociais, o que torna as relações mais individualizadas, mas, ao mesmo tempo, reforça a dependência mútua para que a sociedade funcione de forma integrada.
Está correto o que se afirma apenas em
( ) Para Marx, as mudanças históricas ocorrem por meio da luta de classes, um processo dialético em que a contradição entre classes antagônicas impulsiona a transformação social.
( ) O materialismo histórico argumenta que as ideias e valores culturais são os principais determinantes das mudanças econômicas, que, por sua vez, afetam as relações de produção.
( ) Segundo Marx, o modo de produção de uma sociedade (ou seja, a forma como os bens materiais são produzidos) determina tanto sua estrutura social quanto as ideologias predominantes.
( ) O materialismo dialético de Marx estabelece que a história se desenvolve de maneira linear, com uma evolução gradual das condições sociais e econômicas, sem retrocessos ou conflitos entre classes.
( ) De acordo com o materialismo histórico dialético, o sistema capitalista é apenas uma fase no desenvolvimento histórico, que será eventualmente superada por um sistema em que não haverá exploração entre classes.
A sequência está correta em
( ) Para Marx, a economia é a base da estrutura social; para Weber, a cultura e as ideias, como as crenças religiosas, também têm um papel fundamental na organização e mudança social.
( ) Marx vê o desenvolvimento histórico como um processo dialético impulsionado pela luta de classes; Weber enfatiza a importância dos indivíduos e de suas ações racionais para a formação e mudança das estruturas sociais.
( ) Tanto Marx quanto Weber consideram o capitalismo como um sistema de exploração, mas Weber acredita que a ética protestante foi essencial para o desenvolvimento do capitalismo ocidental; Marx considera o capitalismo uma fase necessária na evolução histórica das forças de produção.
( ) Weber concorda com Marx que as condições econômicas determinam completamente todas as outras esferas da vida social, sendo a economia o fator principal que define a cultura e a política em todas as sociedades.
( ) Marx considera o conflito entre classes como central para a transformação social; Weber analisa diferentes tipos de dominação, incluindo a dominação carismática, racional-legal e tradicional, como formas de organização social que influenciam a mudança.
A sequência está correta em
( ) Weber argumenta que a ética protestante, particularmente o calvinismo, incentivava uma vida ascética, onde o trabalho árduo e a acumulação de riqueza eram vistos como sinais de favor divino, incentivando uma mentalidade favorável ao desenvolvimento capitalista.
( ) A obra de Weber afirma que o capitalismo ocidental surgiu apenas por influência direta da ética protestante, e que sociedades sem essa base religiosa não poderiam desenvolver um sistema capitalista.
( ) Weber identifica o conceito de “vocação” ou “chamado” como fundamental na ética protestante, o que levou muitos protestantes a verem o trabalho como uma missão sagrada e a desempenhá-lo com dedicação e disciplina.
( ) Weber considera o desenvolvimento da racionalidade econômica como um aspecto central do capitalismo moderno, explicando que a busca racional pela maximização de lucros e o reinvestimento sistemático diferenciam esse sistema de formas econômicas tradicionais.
( ) Weber considera a racionalidade econômica e a organização sistemática do trabalho como características do capitalismo moderno, contrastando com formas econômicas anteriores que não tinham uma orientação racional para a acumulação e o reinvestimento do lucro.
A sequência está correta em
Em uma escola moderna, câmeras de segurança monitoram todos os corredores, e os alunos sabem que estão constantemente sendo observados. Além disso, a instituição adota um sistema de pontuação que premia o comportamento adequado e registra as infrações, afetando a avaliação dos alunos ao longo do ano. Essa prática tem como objetivo incentivar a disciplina e o bom comportamento. Os alunos, cientes das regras e da vigilância constante, passam a regular suas próprias ações para se ajustarem às expectativas da escola, mesmo quando não estão sendo observados diretamente.
Diante do exposto e de acordo com o pensamento de Foucault sobre poder e vigilância, assinale a afirmativa correta.
• Pedro cresceu em uma família extensa e unida, onde desde pequeno aprendeu a importância do respeito e da responsabilidade, observando o papel de cada membro na dinâmica familiar.
• Ana sempre teve excelente desempenho acadêmico e, ao longo dos anos escolares, aprendeu sobre disciplina e cooperação, além de desenvolver um censo de pertencimento com seus colegas e professores.
• João frequentou uma comunidade religiosa desde pequeno, onde participou de rituais e atividades que reforçaram valores como solidariedade, ética e espiritualidade.
Com base nessas descrições, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A família de Pedro é considerada uma instituição social responsável pela formação inicial de valores como responsabilidade, respeito e vínculos afetivos.
( ) A escola, representada pela experiência de Ana, é uma instituição social que promove valores relacionados à disciplina, cooperação e pertencimento social.
( ) A comunidade religiosa frequentada por João é uma instituição que desenvolve valores éticos, morais e de espiritualidade, reforçando a solidariedade e a ética.
( ) A instituição escolar é responsável exclusivamente pela formação de vínculos afetivos e valores familiares, sem contribuir para o desenvolvimento de habilidades sociais, como disciplina e cooperação.
( ) A instituição religiosa exerce uma influência social específica, que pode envolver a participação em rituais e a internalização de valores relacionados à ética e à moral.
A sequência está correta em
I. A identidade brasileira é construída com base no princípio da participação, sendo descrita como uma “cultura da mistura”, em oposição a uma “cultura da triagem”, que se baseia na exclusão.
II. O princípio da mistura, presente na construção da identidade brasileira, se reflete na valorização de elementos de diferentes origens culturais e na celebração da diversidade como característica nacional.
III. Embora o discurso da identidade brasileira exalte a mistura, na prática, o princípio da exclusão também está presente, como demonstrado por preconceitos e desigualdades raciais, sociais e de gênero.
IV. A literatura brasileira do século XIX contribuiu para a construção de um mito de origem da nação, idealizando o brasileiro como resultado da fusão harmoniosa entre culturas indígenas e europeias.
V. A construção da identidade nacional brasileira foi um processo imediato, que não exigiu invenção ou adaptação de elementos culturais para promover uma identidade comum.
Está correto o que se afirma apenas em
I. Para Émile Durkheim, o trabalho é um fator fundamental na coesão social, e a divisão do trabalho moderno representa uma transição da solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica, onde a interdependência entre os indivíduos promove a integração da sociedade.
II. Segundo Karl Marx, o trabalho na sociedade capitalista é uma atividade livre e autônoma que permite ao trabalhador expressar plenamente sua criatividade e individualidade.
III. Karl Marx analisa o trabalho como uma fonte de alienação no capitalismo, pois o trabalhador é separado dos frutos de seu próprio trabalho e de sua própria essência, sendo reduzido a uma ferramenta no processo de produção.
IV. Max Weber argumenta que o trabalho, sob o capitalismo, se torna uma “vocação” influenciada pela ética protestante, que valoriza a disciplina e o sucesso econômico como sinais de virtude e salvação.
V. Para Durkheim, o aumento da divisão do trabalho não traz nenhum tipo de problema para a sociedade, pois apenas fortalece a integração social de maneira harmoniosa.
Está correto o que se afirma apenas em