Questões de Concurso Público TJ-RO 2025 para Analista Judiciário - Engenheiro Eletricista
Foram encontradas 11 questões
1. Queda de tensão máxima permitida de 3%;
2. Temperatura ambiente de 30°C;
3. Ignora os critérios de agrupamento.
Qual a seção nominal mínima do condutor para o circuito de iluminação?
( ) Em um sistema trifásico balanceado em configuração estrela, as tensões de fase possuem o mesmo valor eficaz e estãodefasadas entre si em 120°.
( ) A potência ativa total em um sistema trifásico balanceado é a soma aritmética das potências ativas das três fases individuais.
( ) No sistema trifásico, em configuração delta, a corrente de linha é menor que a corrente de fase, com a relação Ilinha = Ifase / √3 .
( ) Em sistemas trifásicos equilibrados, o condutor neutro pode ser dispensado sem comprometer o equilíbrio, desde que as cargas também sejam equilibradas.
( ) A sequência de fase de um sistema trifásico não influencia o sentido do torque de motores conectados ao sistema.
A sequência está correta em

Qual é a magnitude do campo magnético resultante no ponto P?
( ) A certificação LEED avalia prédios com base em critérios de eficiência energética, uso sustentável de materiais e qualidade ambiental interna.
( ) Sistemas de iluminação LED reduzem o consumo energético em até 90% se comparados às lâmpadas incandescentes, sendo obrigatórios em projetos de prédios institucionais certificados no Brasil.
( ) A automação predial contribui para a sustentabilidade ao ajustar automaticamente o consumo de energia elétrica com base na ocupação e nas condições climáticas.
( ) O uso de vidros de baixa emissividade (low-e) em janelas pode reduzir significativamente as cargas térmicas, diminuindo a demanda por sistemas de climatização.
( ) Em prédios sustentáveis, o reúso de água de chuva é regulamentado por normas técnicas nacionais e tem como objetivo exclusivo a irrigação de jardins.
A sequência está correta em
1. Transformador de potência.
2. Disjuntor.
3. Para-raios.
4. Transformador de Corrente (TC).
5. Seccionador.
( ) Equipamento utilizado para proteger o sistema contra sobretensões causadas por descargas atmosféricas ou surtos transitórios.
( ) Dispositivo que realiza a interrupção de circuitos em situações de curto-circuito ou sobrecarga, preservando a segurança do sistema. ( ) Equipamento responsável por elevar ou rebaixar níveis de tensão, permitindo a transferência de energia entre diferentes barramentos.
( ) Componente utilizado para isolar, fisicamente, partes do sistema, sendo operado apenas em condições sem carga.
( ) Dispositivo que reduz a corrente elétrica para valores adequados ao monitoramento e proteção dos sistemas de potência.
A sequência está correta em
1. Índice de continuidade e tempo de interrupção.
2. Transformador em subestações consumidoras.
3. Dispositivos de proteção contra faltas em média tensão.
4. Impacto de aterramento inadequado.
5. Critérios de escolha da classe de tensão primária.
( ) Refere-se à limitação dos níveis de tensão a serem utilizados, com base na demanda contratada e nas perdas associadas.
( ) Causa falhas operacionais, risco de choque elétrico e maior suscetibilidade a sobretensões.
( ) Equipamento que realiza o rebaixamento da tensão recebida, sendo crucial para o desempenho e eficiência do sistema.
( ) Relaciona-se ao tempo máximo permitido para interrupções, controlado por normas como o PRODIST, incluindo índices como DEC e FEC.
( ) Incluem relés de sobrecorrente e fusíveis, projetados para desarmar circuitos em caso de curtos ou sobrecargas.
A sequência está correta em

Analise as afirmativas a seguir.
I. A corrente diferencial-residual IΔ é diminuída, reduzindo-se o valor de RP.
II. Uma resistência variável RP deve ser conectada, a jusante do dispositivo DR, entre um condutor vivo e massa.
III. O disparo do DR deve ocorrer para uma corrente IΔ maior que a corrente diferencial-residual nominal de atuação IΔn.
Está correto o que se afirma apenas em
I. O ponto de impacto é considerado como uma descarga elétrica de origem atmosférica entre uma nuvem e a terra.
II. O Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) é composto por um sistema externo e um sistema interno de proteção.
III. O SPDA deve abranger um volume que envolve uma estrutura a ser protegida, ou de uma região que requer proteção contra os efeitos das descargas atmosféricas.
IV. A descarga atmosférica é considerada como o ponto onde uma descarga atmosférica atinge a terra, ou uma estrutura, como, por exemplo, um ponto elevado, ou o próprio SPDA.
Está correto o que se afirma apenas em
I. Para verificação da resistência de aterramento foi utilizado um megômetro nas caixas de inspeção das hastes de terra localizadas no pavimento térreo.
II. Foi observada na cobertura a inexistência de um mastro com captor tipo Franklin; porém, foi verificada a presença de barras chatas de alumínio contornando o perímetro do prédio com minicaptores fixados por cima, também conhecidos como terminais aéreos galvanizados, ao longo dessas barras e conectados com diversos pontos de descidas, o que caracterizou o tipo do SPDA como a gaiola de Faraday.
III. Para auxiliar a vistoria, foi analisado o projeto original do SPDA, no qual se destacam detalhes de peças utilizadas na construção do sistema, sendo uma delas, barras redondas de aço galvanizadas a fogo, para uso interno (embutido), além da ausência de descidas externas de cordoalha e isoladores nas laterais do prédio entre a cobertura e o térreo, caracterizando assim um sistema estrutural de SPDA.
Está correto o que se afirma apenas em