Questões de Concurso Público TJ-RO 2025 para Analista Judiciário - Estatístico

Foram encontradas 15 questões

Q3185274 Estatística
Considere X como uma variável aleatória que representa o tempo (em horas) entre o recebimento de denúncias no canal de comunicação de certo Tribunal de Justiça, cuja função densidade de probabilidade é dada por:

f(x) = ce −2x , x > 0,

onde c é uma constante positiva. Qual é o valor de d, em horas, tal que P(Xd) = 0, 75? (Dados: ln(0,125) = -2,08; ln(0,25) = -1,39; ln(0,75) = -0,29; ln(1) = 0; ln(2) = 0,69.)
Alternativas
Q3185275 Estatística
Em determinado Tribunal de Justiça existem dois setores responsáveis pela análise de processos em diferentes etapas. Sabe-se que cada setor possui dois servidores e os processos são distribuídos entre os servidores conforme a demanda. Considere que as variáveis aleatórias X e Y representam o número de servidores ocupados, respectivamente, nos setores 1 e 2 em um momento específico. A função de probabilidade conjunta de X e Y é dada na tabela a seguir: 

Q37.png (265×117)

Com base na função de probabilidade conjunta fornecida, qual é a covariância entre as variáveis aleatórias X e Y?
Alternativas
Q3185276 Estatística
Um modelo de regressão linear múltipla foi ajustado para prever o tempo de tramitação de processos judiciais (em dias), com base nas variáveis explicativas X1 = número de partes envolvidas no processo e X2 = quantidade de páginas do processo. Parte dos resultados obtidos após ajustar o modelo com base em uma amostra de tamanho 100 são apresentados na tabela a seguir:

Q38.png (368×120)

Além disso, o Fator de Inflação da Variância (VIF) associado à variável X1 foi calculado, retornando o valor 5,0. Com base nas informações fornecidas, assinale a afirmativa correta
Alternativas
Q3185277 Estatística
Em determinado Tribunal de Justiça, três Juízes analisam todos os processos eletrônicos recebidos de maneira independente. Cada Juiz tem uma probabilidade de 0,10 de cometer algum erro ao analisar qualquer processo, independentemente dos demais. Considerando Y como a variável aleatória que representa o total de Juízes que cometem algum erro durante a análise de um processo específico, qual a probabilidade de que não mais de um dos Juízes cometa algum erro na análise do processo?
Alternativas
Q3185278 Estatística
Questão 40 Todos os processos de uma certa repartição pública são recebidos em um sistema S. Tal sistema distribui os processos entre dois setores – A e B, com probabilidade 0,60 e 0,40, respectivamente. Um processo distribuído para o setor A pode ser finalizado com probabilidade 0,40, ser encaminhado ao setor B com probabilidade 0,20, ou ser encaminhado a um setor C com probabilidade 0,40. Um processo distribuído para o setor B pode ser finalizado com probabilidade 0,30, ou pode ser encaminhado ao setor C com probabilidade 0,70. Todo processo que chegar ao setor C será analisado e finalizado nesse setor. O gráfico a seguir exemplifica o esquema de distribuição dos processos entre os setores da repartição:

Q40.png (224×149)

Com base nas informações fornecidas, qual é a probabilidade de que um processo tenha passado pelo setor A dado que ele passou pelo setor B?
Alternativas
Q3185279 Estatística
Determinado analista coletou dados sobre o tempo de tramitação (em meses) de dois tipos de processos judiciais. Os processos do Tipo A se referem a ações cíveis, enquanto os processos do Tipo B se referem a ações criminais. A tabela a seguir apresenta algumas medidas descritivas usadas na elaboração de gráficos boxplot para os tempos de tramitação observados:

Q41.png (449×145)

Em ambos os casos, o intervalo interquartil foi simétrico em torno da mediana. Com base nos dados fornecidos, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q3185280 Estatística
Um modelo de regressão linear múltipla foi desenvolvido para prever o tempo de tramitação de processos judiciais (em dias), com base na quantidade de páginas do processo e no número de partes envolvidas. Durante a análise de resíduos do modelo, o analista decide calcular a distância de Cook para identificar possíveis observações influentes. Nesse contexto, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q3185281 Estatística
Cada processo recebido em um Tribunal de Justiça passa por uma etapa de triagem inicial. Considere que o tempo de tramitação (em semanas) do processo nessa etapa pode ser modelado como uma variável aleatória com distribuição exponencial cuja média é igual a 1. Seja Y1,Y2, . . . ,Yn uma amostra aleatória independente e identicamente distribuída de tamanho n, em que Yi representa o tempo de triagem inicial do processo i para i = 1, . . . , n. Se Imagem associada para resolução da questão então, o valor de n para que Q43_1.png (164×24)  é, aproximadamente, igual a:
(Dados: Se Z~N(0, 1), então P(Z > 1,28) = 0,10, P(Z > 1,64) = 0,05, P(Z > 1,96) = 0,025 e P(Z > 2,33) = 0,01.)
Alternativas
Q3185282 Estatística
Em determinado Tribunal de Justiça objetiva-se verificar, com 5% de significância, se o setor em que o processo é analisado (setor A ou setor B) está associado ao tipo de processo (Ação Cível ou Ação Criminal). Para isso, será realizado um teste qui-quadrado de independência com base na amostra de 100 processos apresentada na tabela a seguir:

Q44.png (413×122)

Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.

I. O valor-p do teste irá representar a probabilidade dessa amostra ser observada, caso as variáveis sejam independentes.
II. As variáveis serão consideradas dependentes, caso o valor-p do teste qui-quadrado seja menor que 0,05.
III. O valor-p do teste será calculado com base em uma distribuição qui-quadrado com 2 graus de liberdade.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3185283 Estatística
Considere que a média histórica da quantidade de processos pendentes em determinado setor de um Tribunal de Justiça é de 10 processos por mês. Sabe-se que a variável X, número de processos pendentes por mês no setor, segue uma distribuição normal com média μ e variância 4. Devido a mudanças recentes na estrutura do Tribunal, acredita-se que o número médio de processos pendentes mensalmente no setor possa ter aumentado. Define-se um teste para as hipóteses H0: μ = 10 contra H1: μ = 13. Para uma amostra aleatória de tamanho n = 9 de X, considere o critério que rejeita H0 se a média amostral for maior ou igual a 12. As probabilidades do erro do tipo I e do tipo II para esse critério são dadas, respectivamente, por:
(Observação: Φ(z) = P(Zz), onde Z~Normal (0, 1).)
Alternativas
Q3185284 Estatística
O modelo de regressão linear simples pode ser usado para estimar a relação entre a média de uma variável dependente Y (por exemplo, o tempo de tramitação de processos) e uma variável explicativa X (por exemplo, carga de trabalho do Juiz ou o número de partes envolvidas) com base na informação de dados amostrais. Considerando Y1,Y2, . . . , Yn como variáveis aleatórias independentes, tal que Yi |Xi ~ Normal(βXi ,σ2), onde Xi é conhecido para todo i = 1, . . . ,n, assinale, a seguir, a alternativa que representa uma estatística conjuntamente suficiente para os parâmetros Βσ2.
Alternativas
Q3185285 Estatística
Considere que a variável aleatória V representa o valor da indenização (em milhares de reais) solicitada em um determinado tipo de processo judicial, cuja função densidade de probabilidade é dada por: 

Q47.png (234×80)

Após serem aplicados fatores de correção ao longo do andamento do processo, sabe-se que o valor final da indenização pode ser representado pela variável aleatória Y = 2V + 10. Diante do exposto, assinale, a seguir, a alternativa que representa o valor esperado de Y.
Alternativas
Q3185286 Estatística
Determinado Tribunal de Justiça afirma que a média μ da quantidade de sentenças proferidas mensalmente por Juízes em casos de uma área específica é igual a 10. Para avaliar essa informação, um comitê de auditoria analisou os registros de 25Juízes selecionados aleatoriamente, obtendo uma média de 9,1 sentenças por mês e um desvio-padrão de 2,0 sentenças por mês. O comitê deseja verificar se essa amostra fornece evidências de que a média mensal de sentenças proferidas é diferente do valor alegado, testando a hipótese H0: μ = 10 contra H1: μ ≠ 10. Assumindo que os dados seguem uma distribuição normal, os dados da amostra foram utilizados para calcular o seguinte intervalo de 95% de confiança para μ: [8, 27; 9, 93].Com base no contexto da análise e no Intervalo de Confiança (IC) fornecido, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a distribuição amostral usada na construção do IC; o critério apropriado para a conclusão do teste; e a decisão correta quanto à rejeição ou não da hipótese nula.
Alternativas
Q3185287 Estatística
Considere que os processos de um Tribunal de Justiça são organizados por vara judicial. Cada vara contém processos associados a diferentes Juízes. Um estudo será realizado para analisar a produtividade de Juízes em relação ao número total de sentenças proferidas. Para a coleta dos dados, dentre as 50 varas judiciais que compõem a população, 10 foram selecionadas aleatoriamente e todos os Juízes dessas varas foram incluídos na amostra. Sobre o procedimento de amostragem abordado, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3185288 Estatística
Cada processo de um Tribunal de Justiça está classificado em apenas um dentre três tipos de casos – cível, penal e trabalhista. O Tribunal possui 3.000, 1.500 e 500 processos de cada um desses tipos, respectivamente. Deseja-se realizar uma análise baseada em uma amostra que será composta de forma que 40% dos processos sejam de casos trabalhistas e os 60% restantes sejam distribuídos entre processos cíveis e penais, respeitando a proporção na população formada por apenas esses dois tipos de processos. Após a seleção, foi verificado que a amostra contém exatamente 32 processos penais. Quantos processos cíveis e trabalhistas foram incluídos na amostra, respectivamente?
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: D
5: C
6: E
7: C
8: B
9: B
10: A
11: C
12: E
13: E
14: E
15: B