Questões de Concurso Público TJ-RO 2025 para Analista Judiciário - Fonoaudiólogo
Foram encontradas 20 questões
I. Na esclerose lateral amiotrófica, a disartria pode ocorrer com características espásticas ou flácidas; os pacientes geralmente apresentam prejuízos na articulação, fala lenta e laboriosa, produção consonantal imprecisa, hipernasalidade e aspereza. Entretanto, seja na disartria espástica ou flácida, os pacientes com esclerose lateral amiotrófica que apresentam esse quadro têm um comprometimento considerável na comunicação.
II. As alterações motoras da fala em indivíduos com esclerose lateral amiotrófica vêm sendo descritas, ao longo dos anos, com mais intensidade e frequência naqueles indivíduos que apresentam início dos sintomas bulbares. As características bulbares, no declínio motor da fala, evidenciam comprometimento de todos os seus subsistemas, principalmente respiração, fonação, articulação e ressonância, e são percebidas à medida que vai diminuindo a sua inteligibilidade.
III. As alterações motoras de fala e linguagem na esclerose lateral amiotrófica impõem à pessoa uma situação de vulnerabilidade comunicativa, caracterizada como qualquer falha no processo de comunicação entre o indivíduo e seu interlocutor, que interfere na sua participação social e pode levar ao desenvolvimento de problemas emocionais e/ou ansiedade, frustração, medo e tristeza gradativamente, afastando-a do convívio social, de familiares e amigos.
Está correto o que se afirma em
( ) Em geral, há presença de rupturas involuntárias do fluxo da fala, caracterizadas por repetições de sons, sílabas e palavras monossilábicas, prolongamentos de sons, bloqueios, pausas extensas e intrusões que interrompem o fluxo contínuo e suave da fala.
( ) Está associada a uma disfunção do sistema nervoso central, com base genética, que aparece no período de desenvolvimento da linguagem, entre 18 meses e 7 anos de idade. Em vinte por cento dos casos, torna-se crônico, resultando em uma prevalência de um por cento na idade adulta, com maior ocorrência no sexo masculino.
( ) Trata-se de um transtorno do desenvolvimento de aspecto multidimensional, no qual fatores como histórico familiar, ambiente e capacidades linguísticas e cognitivas do indivíduo podem interferir. Embora a etiologia da gagueira ainda não tenha sido precisamente identificada, pesquisas têm mostrado que fatores genéticos estão envolvidos na suscetibilidade do transtorno.
( ) Crianças com gagueira podem apresentar fatores qualitativos associados, como tensão corporal ou facial, aumento da taxa de elocução, incoordenação respiratória e/ou variação da intensidade e frequência vocal. Entretanto, nos quadros típicos de risco e alto risco para a gagueira, não há ocorrência de fatores como alterações fonológicas, miofuncionais, de compreensão, memória, entre outras. Alguns estudos apontam que o início da gagueira em crianças pequenas pode estar relacionado a baixos escores de vocabulário.
A sequência está correta em
I. As dificuldades de programação de posição e sequência dos movimentos ocorrem devido à alteração nos sistemas motores, sensoriais e das habilidades de compreensão, atenção e cooperação. Essa dificuldade é acompanhada por fraqueza, lentidão significativa ou incoordenação dos músculos nos movimentos reflexos ou automáticos.
II. Os erros articulatórios são mais observados nas palavras que são fundamentais para a comunicação ou que tenham um fator psicológico ou linguístico no enunciado. Essa evidência pode ser observada em atividades de leitura em voz alta. A repetição se apresenta pior do que a fala espontânea, além de o paciente apresentar maior tempo de latência na realização desse tipo de tarefa.
III. Uma das características da apraxia da fala é a variabilidade de erros. Os erros efetuados são muito variados de um paciente para outro e de uma tentativa de emissão para outra, e as tentativas sucessivas com a mesma palavra resultam em erros diferentes, os quais, frequentemente, mostram aproximação com a palavra real.
IV. Independentemente das áreas cerebrais que forem atingidas, a apraxia da fala ocorre de forma isolada, não estando associada a outros comprometimentos como afasias, disartrias e dificuldades na percepção auditiva.
Está correto o que se afirma apenas em
I. Os testes dicóticos se referem aos testes cuja condição de estimulação envolve dois estímulos diferentes concorrentes e que são apresentados simultaneamente nas duas orelhas.
II. Os testes monoaurais de baixa redundância são apresentados de forma monoaural, cujo estímulo de fala é apresentado de forma degradada, através da modificação das características de frequência, tempo ou intensidade de um sinal.
III. Os testes de interação binaural são divididos nas habilidades auditivas de ordenação, resolução, integração e mascaramento temporal.
IV. Os testes de processamento temporal avaliam a capacidade do sistema nervoso auditivo central de processar informações diferentes, porém complementares, distribuídas entre as duas orelhas, e unificá-las em um evento perceptual.
Está correto o que se afirma apenas em
( ) A integração das informações sensoriais pelo sistema nervoso central desencadeia, entre outros, os reflexos vestíbulo- ocular e vestíbulo-espinhal que atuam na estabilização do campo visual e na manutenção da postura ereta durante a movimentação corporal e cefálica. Quando há conflito na integração das informações sensoriais, especialmente por disfunção vestibular, tornam-se frequentes sintomas e sinais de perturbação do equilíbrio corporal.
( ) A vertigem é a sensação de perturbação do equilíbrio corporal, enquanto a tontura é uma sensação de desorientação espacial do tipo rotatória. A queixa de vertigem ou outras tonturas em indivíduos com disfunção vestibular manifesta-se, habitualmente, por meio de desequilíbrios posturais, aumento da oscilação corporal, redução do limite de estabilidade, perda auditiva, otalgia, prurido, distúrbio de marcha, quedas e redução da capacidade funcional.
( ) A reabilitação vestibular é um recurso terapêutico aplicado em pacientes com distúrbios do equilíbrio corporal de origem vestibular. Sua proposta de atuação é baseada em mecanismos centrais de neuroplasticidade, conhecidos como adaptação, habituação e substituição, cujo objetivo é a compensação vestibular.
( ) Os exercícios de reabilitação vestibular visam melhorar a interação somatossensorial e cinestésica durante a movimentação corporal, assim como ampliar a estabilidade postural estática, uma vez que a estabilidade postural dinâmica não interfere nas condições que produzem informações sensoriais conflitantes.
( ) Estima-se que vinte por cento dos idosos com disfunção vestibular apresentam vestibulopatia de origem vascular. Os principais distúrbios circulatórios que podem causar comprometimento periférico ou central dos sistemas auditivo e vestibular são hiper ou hipotensão arterial, insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio, arritmias, hipersensibilidade dos reflexos dos seios carotídicos, estenose aórtica e aterosclerose.
( ) As consequências somatopsíquicas da tontura causadas por afecções vestibulares podem incluir angústia, ansiedade e ataques de pânico, medo de sair sozinho, interferência nas atividades diárias e sentimentos de estar fora da realidade, despersonalização e humor deprimido.
A sequência está correta em
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.
I. As Ações de Saúde Auditiva na Atenção Básica compreendem ações de promoção à saúde auditiva, de prevenção e identificação precoce de problemas auditivos junto à comunidade, assim como ações informativas e educativas, orientação familiar e encaminhamentos, quando necessário, para o Serviço de Atenção à Saúde Auditiva na Média Complexidade. As ações deverão ser desenvolvidas em estabelecimentos de saúde devidamente cadastrados no Sistema de Cadastro Nacional (SCNES), realizadas pelas equipes da Atenção Básica, considerando-se a saúde auditiva apenas de recém-nascidos, pré-escolares e escolares.
II. Entende-se por Serviço de Atenção à Saúde Auditiva na Média Complexidade aquele que ofereceu atenção diagnóstica e terapêutica especializada, condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos adequados ao atendimento às pessoas com risco ou suspeita para perda auditiva e pessoas portadoras de deficiência auditiva, de forma articulada e integrada com o sistema local e regional e que ofereça triagem e monitoramento da audição de neonatos, pré-escolares e escolares, diagnóstico, tratamento e reabilitação de perda auditiva em crianças a partir de 3 anos de idade, de jovens, de adultos, incluindo os trabalhadores, e de idosos, respeitando as especificidades da avaliação e reabilitação exigidas para cada um desses segmentos.
III. Entende-se por Serviço de Atenção à Saúde Auditiva na Alta Complexidade aquele que oferece atenção diagnóstica e terapêutica especializada, condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos adequados ao atendimento às pessoas com risco ou suspeita para perda auditiva e pessoas portadoras de deficiência auditiva de forma articulada e integrada com o sistema local e regional, constituindo-se como referência para diagnóstico, tratamento e reabilitação de perda auditiva em crianças de até 3 anos de idade e em pacientes com afecções associadas, sejam neurológicas, psicológicas, síndromes genéticas, cegueira, visão subnormal, perdas unilaterais e daqueles que apresentarem dificuldades na realização da avaliação audiológica em serviço de menor complexidade.
Está correto o que se afirma em
I. Em tumores nos quais existe a necessidade de remoção da laringe em sua totalidade ou em casos de tumores da hipofaringe com necessidade de remoção da laringe, o fechamento da faringe remanescente pode, na maioria dos casos, ser feito de forma primária, sendo realizado de duas formas – transversal ou em T.
II. Na fase preparatória oral, a disfagia pode se manifestar devido aos efeitos do tratamento radioterápico na motilidade orofaríngea, pela ausência ou falta de elementos dentários e pela adaptação do jogo pressórico dos músculos constritores médios e inferiores. Os efeitos da radioterapia, como a alteração do paladar, a redução da produção de saliva e fibrose muscular associadas à falta de elementos dentários podem interferir no status da fase preparatória-oral e comprometê-la.
III. A bolsa de parede anterior é uma alteração que pode contribuir para a presença de disfunções na fase faríngea. Alguns pacientes apresentam estases sintomáticas/assintomáticas na região da bolsa, regurgitação e dificuldade no clareamento desses resíduos e consequente aumento do tempo de trânsito faríngeo. Entretanto, é importante considerar que a mera presença de alteração anatômica não indica uma disfunção.
Está correto o que se afirma em
( ) A etiologia do Edema de Reinke é atribuída ao tabagismo associado ao abuso vocal. Apesar de não ser uma lesão com tendência à malignização, sua ocorrência pode afetar substancialmente a qualidade da voz do indivíduo.
( ) Com o Edema de Reinke, o número de ciclos glóticos aumenta, gerando aumento da frequência fundamental e tornando a voz mais aguda. A prevalência desse Edema parece ser semelhante em ambos os sexos, embora haja maior diferença no pitch no sexo masculino.
( ) Segundo a literatura, o Edema de Reinke ocasiona qualidade vocal rugosa, por vezes crepitante, com modulação restrita, ressonância difusa ou laringo-faríngea e loudness reduzida. Nos casos discretos, a voz pode se apresentar fluida, o que torna socialmente aceita e atrasa a busca por diagnóstico e/ou tratamento.
( ) Nos casos mais avançados, podem ser encontrados queixas respiratórias e incoordenação pneumofonoarticulatória importante. A análise acústica apresenta frequência fundamental excepcionalmente baixa, com valores de shimmer elevados e energia do ruído glótico aumentada. A proporção harmônico-ruído pode estar adequada e os tempos máximos de fonação podem ser longos, ou, nos casos de Edema de Reinke, discretos e reduzidos.
A sequência está correta em
I. Integrar equipes de prevenção de agravos, promoção, preservação e conservação da saúde e valorização do trabalhador.
II. Notificar ao Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN), os agravos de notificação compulsória relacionados à saúde do trabalhador associados aos distúrbios fonoaudiológicos.
III. Emitir a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) apenas para aqueles trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
IV. Participar das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador em instâncias de Controle Social.
Está correto o que se afirma apenas em