Questões de Concurso Público TJ-RO 2025 para Analista Judiciário - Médico Psiquiatra

Foram encontradas 20 questões

Q3184480 Psiquiatria
Sobre a síndrome de Tourette, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q3184481 Psiquiatria
Sobre o tratamento da síndorme de Tourette, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q3184482 Psiquiatria
Em relação à diminuição da concentração de sódio sérico (hiponatremia) por SIADH, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q3184483 Psiquiatria
Na dependência de opioide, qual o tempo mínimo recomenda-se que o paciente fique sem fazer uso da droga recreativa para o início do tratamento com naltrexona?
Alternativas
Q3184484 Psiquiatria
Criança, 6 anos, foi levada à consulta devido à sua dificuldade em se comunicar na escola, onde se mantém completamente em silêncio, mesmo estando em um ambiente onde outros colegas falam livremente. Porém, em casa, ela se comunica normalmente com os familiares e até demonstra comportamentos extrovertidos. Considerando esse quadro clínico hipotético, assinale o diagnóstico mais provável e a descrição correta.
Alternativas
Q3184485 Psiquiatria
Paciente, 47 anos, em tratamento para câncer de mama metastático, com perda expressiva de peso (20% do peso), comparece ao pronto atendimento com quadro de discurso desorganizado e agitação psicomotora há quatro horas. Apresenta-se ao exame físico hipocorada, desidratada, FC = 108 bpm, desorientada no tempo e espaço, marcha atáxica e nistagmo horizontal. Considerando o caso clínico hipotético, qual o tratamento a ser feito?
Alternativas
Q3184486 Psiquiatria
Considerando um paciente com quadro de midríase, agitação e hipertensão arterial, o quadro é mais compatível com qual condição clínica?
Alternativas
Q3184487 Psiquiatria
Paciente com quadro de intoxicação por cocaína com hipertensão arterial e dor torácica. Descarta-se síndrome coronariana aguda. Qual o tratamento mais adequado?
Alternativas
Q3184488 Psiquiatria
Paciente, 80 anos, sexo feminino, apresenta há dois meses quadro de insônia, dor no corpo, tristeza, desânimo, hiporexia e falta de energia. Perdeu 5 kg; o apetite está reduzido. ApresentaHipertensão Arterial Sistêmica (HAS), constipação crônica, nega outras doenças clínicas. Considerando o caso clínico hipotético, qual o medicamento mais indicado para o quadro? 
Alternativas
Q3184489 Psiquiatria
É uma contraindicação absoluta do uso de lítio:
Alternativas
Q3184490 Psiquiatria
Paciente, sexo masculino, 56 anos, quadro de esquizofrenia desde os 20 anos. Apresenta obesidade e diabetes mellitus tipo II. Está sem fazer uso de medicação antipsicótica para o quadro; apresenta sintomas positivos. Histórico de SEP com uso de risperidona na dose de 1 mg. Qual a medicação mais indicada para o quadro? 
Alternativas
Q3184491 Psiquiatria
Paciente, sexo masculino, 29 anos, apresenta quadro de TAB tipo II; episódio atual de depressão com características mistas. Em uso atual de lítio com litemia dentro do nível terapêutico. Considerando o caso clínico hipotético, qual medicação devese evitar? 
Alternativas
Q3184492 Psiquiatria
Paciente em uso de escitalopram devido a quadro de transtorno depressivo maior com boa resposta terapêutica; porém, com queixa de libido reduzida após introdução da medicação. Já apresentou convulsão febril na infância. Diante de uma troca, qual a medicação mais indicada para o quadro?
Alternativas
Q3184493 Psiquiatria
Paciente, 38 anos, sexo masculino, portador de esquizofrenia, em internação psiquiátrica atual. Conta rindo para o médico que foi torturado na noite anterior. Qual o nome dessa alteração psicopatológica?
Alternativas
Q3184494 Psiquiatria
Paciente, sexo masculino, 87 anos, apresenta discurso desorganizado, alucinações visuais, inquietação psicomotora, flutuação do nível de consciência e insônia há dois dias. Comparece ao pronto atendimento; após consulta, é feito o diagnóstico de infecção do trato urinário. Considerando a principal hipótese diagnóstica psiquiátrica, qual das alternativas a seguir é um achado obrigatório do quadro?
Alternativas
Q3184495 Psiquiatria
Paciente, em uso de clozapina 400/mg, com boa resposta para quadro de esquizofrenia, teve baixa resposta a outros antipsicóticos no passado. No momento, apresentando quadro de sialorreia, qual a melhor conduta para esse caso?
Alternativas
Q3184496 Psiquiatria
Paciente internado na ala psiquiátrica de um hospital geral recebe visita da esposa; porém, relata que aquela é, na verdade, uma impostora, fisicamente idêntica, mas psicologicamente diferente da sua verdadeira companheira. O paciente tem diagnóstico de esquizofrenia. Em relação ao quadro hipotético apresentado, trata-se da síndrome de:
Alternativas
Q3184497 Psiquiatria
Paciente, 68 anos, etilista de longa data, já apresentou no passado quadro de abstinência alcoólica grave. Considerando o risco de desenvolver Delirium tremens, qual das medicações relacionadas a seguir deve ser evitadas? 
Alternativas
Q3184498 Psiquiatria
Paciente em uso de desvenlafaxina 200 mg com resposta parcial; mantém sintomas depressivos. A melhor conduta é acrescentar 
Alternativas
Q3184499 Psiquiatria
Paciente, sexo feminino, 27 anos, apresenta quadro depressivo e enxaqueca. Boa resposta ao tratamento medicamentoso para depressão com sertralina 100 mg/dia. Mantém quadro de enxaqueca com frequência de três vezes por semana, sendo necessáro uso de analgésicos para aliviar sintomas com resposta parcial. Faz uso de anticoncepcional combinado hormonal oral; apresenta quadro de asma controlada com uso de dispositivo inalatório. A conduta mais adequada para a paciente no tratamento profilático da enxaqueca é iniciar com a medicação:
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: A
4: B
5: E
6: A
7: D
8: D
9: C
10: D
11: A
12: D
13: D
14: B
15: A
16: E
17: D
18: A
19: D
20: E