Questões de Concurso Público TJ-RO 2025 para Analista Judiciário - Psicólogo
Foram encontradas 18 questões
(Ceccarelli, M., 2019. Contribuições da Psicopatologia Fundamental para a Criminologia. p. 330. Disponível em: https://www.ceccarelli.psc.br/texts/contribuicoes-da-psicopatologia-fundamental-para-a-criminologia.pdf. Acesso em: janeiro de 2024.)
O fragmento de texto auxilia no entendimento de alguns pontos envolvidos na relação entre psicopatologia e comportamento criminoso. Considerando o fragmento e a referida relação, assinale um dos pontos citados como existentes na relação de forma correta.
I. “As perícias psicológicas no contexto jurídico são essenciais para a avaliação da capacidade mental de um indivíduo em processos judiciais.”
PORQUE
II. “As perícias psicológicas são realizadas conforme a função primordial que possuem para determinar se um indivíduo apresenta transtornos mentais graves.”
Assinale a alternativa correta.
1. Revisar os procedimentos de contratação e demissão, assegurando o cumprimento das legislações trabalhistas e mantendo registros precisos dos empregados.
2.Desenvolver programas de treinamento e desenvolvimento contínuo, implementar planos de carreira e promover a cultura de feedback e reconhecimento.
3. Criar políticas de responsabilidade social corporativa que beneficiem não apenas os funcionários, mas também a comunidade local e o meio ambiente.
Com base no caso hipotético, assinale a alternativa que identifica corretamente as práticas de administração de pessoal, administração de recursos humanos e gestão social.
I. A internação psiquiátrica somente será realizada mediante laudo médico circunstanciado que caracterize os seus motivos.
II. A internação voluntária é aquela que se dá com o consentimento do usuário.
III. A internação involuntária é aquela que se dá sem o consentimento do usuário e a pedido de terceiro.
IV. A internação compulsória é aquela determinada pela Justiça.
Considerado o caso hipotético e a atual legislação, é correto afirmar que:
(PAULO, Dalgalarrondo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 2 Ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 97-98.)
Considerando o texto reflexivo anterior, relacione adequadamente as definições às alterações qualitativas da consciência.
1. Estado de transe. 2. Estado segundo. 3. Estado hipnótico. 4. Estado crepuscular. 5. Dissociação da consciência. 6. Experiência de quase morte.
( ) Estado de consciência reduzida e estreitada e de atenção concentrada que pode ser induzido por outra pessoa.
( ) Designa a fragmentação ou divisão do campo da consciência, ocorrendo perda da unidade psíquica comum do ser humano.
( ) Estado patológico transitório, no qual uma obnubilação da consciência é acompanhada de relativa conservação da atividade motora coordenada.
( ) Estado especial de consciência verificado em situações críticas de ameaça grave à vida, como parada cardíaca, hipóxia grave, isquemias, dentre outras.
( ) Estado patológico transitório semelhante ao estado crepuscular, caracterizado por uma atividade psicomotora coordenada, a qual permanece estranha à personalidade do sujeito acometido e não se integra a ela.
( ) Estado de dissociação da consciência que se assemelha a sonhar acordado, diferindo disso, porém, pela presença de atividade motora automática e estereotipada acompanhada de suspensão parcial dos movimentos voluntários.
A sequência está correta em
Ana, psicóloga clínica, recebe em seu consultório Maria, genitora de Pedro, que tem quatro anos. Após realizar a entrevista inicial com Maria, aonde a genitora apresentou as demandas do filho para atendimento psicológico, Ana agendou para o próximo encontro o primeiro atendimento com a criança. Ana entendeu inicialmente que o objetivo da avaliação a ser realizada com a criança seria de uma avaliação psicológica clínica de prevenção.
Sobre o processo do psicodiagnóstico e avaliação psicológica clínica de prevenção, é correto afirmar que:
(Hall, Calvin S. Teorias da Personalidade [recurso eletrônico] / Calvin S. Hall, Gardner Lindzey, John B. Campbell; tradução Maria Adriana Veríssimo Veronese. Dados eletrônicos. Porto Alegre: Artmed, 2007.)
Nesse percurso, o autor mencionado afirma que:
I. Um elemento essencial para se atingir as metas da socialização é o desenvolvimento de um superego adequado.
II. O processo pelo qual os impulsos de um sujeito entram em um acordo com essas forças é referido como o processo de socialização.
III. Os conflitos entre o indivíduo e os padrões aprovados do meio social são costumeiramente resolvidos por meio de alguma adaptação do indivíduo aos padrões do grupo.
IV. A socialização não deixa de ter suas qualidades negativas. Um indivíduo pode ser exageradamente socializado, e toda uma sociedade pode estar exposta a processos de socialização que são debilitantes em vez de preparatórios para uma vida produtiva.
V. Um importante componente do papel dos pais como socializadores é a efetividade com que eles desenvolvem um relacionamento mutuamente afetuoso com a criança, de modo que a mera aprovação ou desaprovação seja uma condição significativamente motivadora para controlar o comportamento da criança.
Está correto o que se afirma em
(CORDIOLI, A. V. Psicoterapias. Abordagens atuais. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008. p. 608.)
Sobre a psicoterapia de orientação psicanalítica, considere o texto a seguir:
É nesse contexto de “expressão da mente através do corpo” que o terapeuta procura identificar os _______________, bem como os ___________________ e os traços de personalidade, com o objetivo de promover o ______________ desses conflitos com o nível do pensamento.
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
(CORDIOLI, A. V. Psicoterapias. Abordagens atuais. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008. p. 642.)
De acordo com o texto anterior, pode-se afirmar que a psicoterapia para o transtorno bipolar tem quatro objetivos fundamentais. NÃO apresenta um dos objetivos deste tratamento: