Questões de Concurso Público TJ-RO 2025 para Analista Judiciário - Psicólogo

Foram encontradas 18 questões

Q3185709 Psicologia
A psicologia como ciência passou por diversas transformações ao longo do tempo, desde as suas raízes filosóficas até o desenvolvimento de várias abordagens teóricas e metodológicas. Isso marca significativamente o contexto histórico e teórico dos fundamentos da psicologia. Considerando tal contexto e fundamentos, assinale a alternativa que descreve corretamente uma dessas transformações.
Alternativas
Q3185710 Psicologia
Para que um avaliador/perito psicológico realize uma perícia psicológica eficaz, é fundamental que ele seja capaz de integrar conhecimentos teóricos com habilidades práticas. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa que descreve corretamente uma das competências.
Alternativas
Q3185711 Psicologia
Falar de criminalidade, de violência, tornou-se de uma extrema banalidade no nosso cotidiano. Ouvimos, ou lemos, horrorizados relatos de crimes assombrosos [...], sendo que alguns nos impressionam pela capacidade criativa do assassino em elaborar cenários e roteiros tão sádicos quanto sofisticados. Juntam-se a isto, os avanços tecnológicos das últimas décadas – a informação ao alcance de todos, difundida ao vivo em tempo real, sobretudo via internet –, o aumento demográfico do planeta, as desigualdades sociais, e as catástrofes naturais, todos estes são alguns dos fatores que contribuíram tanto para globalizar e banalizar a violência e a criminalidade quanto para dar-nos a impressão de que nunca foram tão grande.

(Ceccarelli, M., 2019. Contribuições da Psicopatologia Fundamental para a Criminologia. p. 330. Disponível em: https://www.ceccarelli.psc.br/texts/contribuicoes-da-psicopatologia-fundamental-para-a-criminologia.pdf. Acesso em: janeiro de 2024.)

O fragmento de texto auxilia no entendimento de alguns pontos envolvidos na relação entre psicopatologia e comportamento criminoso. Considerando o fragmento e a referida relação, assinale um dos pontos citados como existentes na relação de forma correta.
Alternativas
Q3185712 Psicologia
A elaboração de documentos psicológicos no Brasil é regida por diretrizes específicas que visam garantir a qualidade, a ética e a legalidade das informações prestadas. Considerando os princípios fundamentais envolvidos nesse processo, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q3185713 Psicologia
A psicologia jurídica é um campo interdisciplinar que integra conhecimentos da psicologia e do direito. Essa integração interdisciplinar envolve aspectos históricos e éticos. Nesse contexto, é correto afirmar que a psicologia jurídica: 
Alternativas
Q3185714 Psicologia
Analise, a seguir, as afirmativas correlatas e a relação proposta entre elas.

I. “As perícias psicológicas no contexto jurídico são essenciais para a avaliação da capacidade mental de um indivíduo em processos judiciais.”

PORQUE

II. “As perícias psicológicas são realizadas conforme a função primordial que possuem para determinar se um indivíduo apresenta transtornos mentais graves.”

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3185715 Psicologia
A relação entre psicopatologia e criminalidade é um tema amplamente estudado na psicologia e nas ciências criminais, sob diferentes abordagens teóricas e empíricas. Tendo em vista essa relação, assinale a alternativa que apresenta corretamente um aspecto inerente a ela.
Alternativas
Q3185717 Psicologia
Maria é gerente de uma empresa de médio porte e está enfrentando vários desafios relacionados à gestão de sua equipe. Recentemente, ela observou que a empresa precisa atualizar suas práticas de gerenciamento para se alinhar melhor com as necessidades atuais dos funcionários e da sociedade. Além disso, Maria percebe que a empresa tem alta rotatividade de funcionários e baixa satisfação no trabalho. Para resolver essas questões, ela decide:

1. Revisar os procedimentos de contratação e demissão, assegurando o cumprimento das legislações trabalhistas e mantendo registros precisos dos empregados.

2.Desenvolver programas de treinamento e desenvolvimento contínuo, implementar planos de carreira e promover a cultura de feedback e reconhecimento.

3. Criar políticas de responsabilidade social corporativa que beneficiem não apenas os funcionários, mas também a comunidade local e o meio ambiente.


Com base no caso hipotético, assinale a alternativa que identifica corretamente as práticas de administração de pessoal, administração de recursos humanos e gestão social.
Alternativas
Q3185718 Psicologia
João é um psicólogo organizacional contratado por uma grande empresa para melhorar o ambiente de trabalho e aumentar a produtividade. Durante suas avaliações, ele descobre que vários funcionários estão enfrentando altos níveis de estresse e ansiedade devido a práticas de gestão agressivas e metas inatingíveis. João sabe que é fundamental abordar essas questões de forma ética e responsável. Para isso, ele está conduzindo entrevistas individuais com os funcionários para entender melhor suas preocupações. Durante as entrevistas, um dos funcionários revela que teme represálias caso expresse suas verdadeiras opiniões sobre as práticas de gestão. João precisa decidir como lidar com essa informação de maneira ética. Nesse contexto, assinale, a seguir, uma postura ética correta a ser adotada por João.
Alternativas
Q3185719 Psicologia
O psicólogo perito é um profissional designado para assessorar a Justiça no limite de suas atribuições e, portanto, deve exercer tal função com isenção em relação às partes envolvidas e comprometimento ético para emitir posicionamento de sua competência teórico-técnica, a qual subsidiará a decisão judicial (CFP nº 008/2010). Mariana tem 8 anos, no momento reside com sua genitora, após a separação dos pais que aconteceu quando a menina tinha 5 anos. Atualmente, Mariana está em acompanhamento psicológico, principalmente para conseguir assimilar questões relacionadas à ausência de acordo dos pais em relação a sua guarda. O genitor de Mariana entrou com pedido de guarda compartilhada, por insatisfação em relação ao modo como a genitora vem educando Mariana. A psicóloga que atende Mariana na clínica é também a psicóloga perita designada para elaborar o relatório judicial da criança. Considerando a resolução mencionada, no que desrespeita ao Capítulo IV (Art. 10) e o caso hipotético, ao psicólogo que atua como psicoterapeuta das partes é VEDADO em um litígio:
Alternativas
Q3185721 Psicologia
O psicólogo judicial atua juntamente com demais profissionais; nesse contexto, ao ser solicitado um relatório multiprofissional, resultante de sua atuação com os demais profissionais de outras áreas, ele deverá recorrer à legislação e seguir as orientações baseando-se na Resolução nº 06/2019, instituída pelo Conselho Federal de Psicologia. De acordo com a normativa citada, é importante que o psicólogo, ao elaborar relatório multiprofissional, fique atento à sua estrutura que deverá ser composta de, EXCETO: 
Alternativas
Q3185722 Psicologia
Paulo, 35 anos, foi diagnosticado, aos 29 anos, CID-11 6 A 20 (esquizofrenia), por apresentar sintomas de delírios, alucinações, discurso desorganizado, catatonia e embotamento afetivo. O jovem reside com a genitora e uma irmã, que buscam por ajuda com frequência aos dispositivos de saúde mental; contudo, já passaram por várias tentativas de tratamento sem sucesso. Atualmente, os familiares de Paulo estão em busca de apoio judicial para conseguir sua internação, considerando que a família acredita ser a única solução para Paulo. Diante da legislação atual – Lei nº 10.216/2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental, o profissional, atuante no contexto judicial, deverá ter conhecimento e orientar a família sobre os seguintes aspectos de internação:

I. A internação psiquiátrica somente será realizada mediante laudo médico circunstanciado que caracterize os seus motivos.
II. A internação voluntária é aquela que se dá com o consentimento do usuário.
III. A internação involuntária é aquela que se dá sem o consentimento do usuário e a pedido de terceiro.
IV. A internação compulsória é aquela determinada pela Justiça.


Considerado o caso hipotético e a atual legislação, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3185723 Psicologia
Sobre as funções psíquicas no campo da psicopatologia, é pertinente o entendimento das alterações qualitativas da consciência. Sobre esse fator é possível afirmar que trata-se de uma área muito controversa da semiologia psiquiátrica e da psicopatologia. Os neurologistas tendem a denominar tais alterações de distúrbios focais ou do conteúdo da consciência, enquanto os psiquiatras as definem como alterações qualitativas da consciência.
(PAULO, Dalgalarrondo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 2 Ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 97-98.)

Considerando o texto reflexivo anterior, relacione adequadamente as definições às alterações qualitativas da consciência. 

1. Estado de transe. 2. Estado segundo. 3. Estado hipnótico. 4. Estado crepuscular. 5. Dissociação da consciência. 6. Experiência de quase morte. 
( ) Estado de consciência reduzida e estreitada e de atenção concentrada que pode ser induzido por outra pessoa.

( ) Designa a fragmentação ou divisão do campo da consciência, ocorrendo perda da unidade psíquica comum do ser humano.

( ) Estado patológico transitório, no qual uma obnubilação da consciência é acompanhada de relativa conservação da atividade motora coordenada.

( ) Estado especial de consciência verificado em situações críticas de ameaça grave à vida, como parada cardíaca, hipóxia grave, isquemias, dentre outras.

( ) Estado patológico transitório semelhante ao estado crepuscular, caracterizado por uma atividade psicomotora coordenada, a qual permanece estranha à personalidade do sujeito acometido e não se integra a ela.

( ) Estado de dissociação da consciência que se assemelha a sonhar acordado, diferindo disso, porém, pela presença de atividade motora automática e estereotipada acompanhada de suspensão parcial dos movimentos voluntários.


A sequência está correta em
Alternativas
Q3185724 Psicologia
Alice chega para entrevista em escuta especializada, após passar por vivências de negligência e violência praticada por sua genitora por um longo período. Ao realizar a escuta da adolescente, o psicólogo perito judicial observou características de perturbação e/ou descontinuidade da integração normal de consciência, memória, identidade, emoção, percepção, representação corporal, controle motor e comportamento. O profissional percebeu ainda que os sintomas estavam perturbando todas as áreas do funcionamento psicológico da adolescente. De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), os sintomas apresentados pela adolescente no caso anterior estão presentes nos transtornos: 
Alternativas
Q3185725 Psicologia
Segundo Cunha, o psicodiagnóstico é um processo desencadeado quase sempre em vista de um encaminhamento, que tem início numa consulta, a partir da qual se delineiam os passos do exame, que constitui uma das rotinas do psicólogo clínico. Considerando o psicodiagnóstico, analise o caso-dedutivo a seguir:

Ana, psicóloga clínica, recebe em seu consultório Maria, genitora de Pedro, que tem quatro anos. Após realizar a entrevista inicial com Maria, aonde a genitora apresentou as demandas do filho para atendimento psicológico, Ana agendou para o próximo encontro o primeiro atendimento com a criança. Ana entendeu inicialmente que o objetivo da avaliação a ser realizada com a criança seria de uma avaliação psicológica clínica de prevenção.

Sobre o processo do psicodiagnóstico e avaliação psicológica clínica de prevenção, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3185726 Psicologia
Henry Murray sugeriu que a personalidade humana é um compromisso entre os impulsos do indivíduo, as exigências e os interesses de outras pessoas. Essas exigências de outras pessoas são representadas coletivamente pelas instituições e pelos padrões culturais aos quais o indivíduo está exposto.
(Hall, Calvin S. Teorias da Personalidade [recurso eletrônico] / Calvin S. Hall, Gardner Lindzey, John B. Campbell; tradução Maria Adriana Veríssimo Veronese. Dados eletrônicos. Porto Alegre: Artmed, 2007.)

Nesse percurso, o autor mencionado afirma que:

I. Um elemento essencial para se atingir as metas da socialização é o desenvolvimento de um superego adequado.

II. O processo pelo qual os impulsos de um sujeito entram em um acordo com essas forças é referido como o processo de socialização.

III. Os conflitos entre o indivíduo e os padrões aprovados do meio social são costumeiramente resolvidos por meio de alguma adaptação do indivíduo aos padrões do grupo.

IV. A socialização não deixa de ter suas qualidades negativas. Um indivíduo pode ser exageradamente socializado, e toda uma sociedade pode estar exposta a processos de socialização que são debilitantes em vez de preparatórios para uma vida produtiva.

V. Um importante componente do papel dos pais como socializadores é a efetividade com que eles desenvolvem um relacionamento mutuamente afetuoso com a criança, de modo que a mera aprovação ou desaprovação seja uma condição significativamente motivadora para controlar o comportamento da criança.


Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3185727 Psicologia
O papel do terapeuta de orientação psicanalítica varia conforme a capacidade de simbolização do paciente. No paciente motivado e com maior capacidade de simbolização, o terapeuta tem a função de intérprete na compreensão dos conflitos inconscientes e nas suas respectivas manifestações clínicas.

(CORDIOLI, A. V. Psicoterapias. Abordagens atuais. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008. p. 608.)

Sobre a psicoterapia de orientação psicanalítica, considere o texto a seguir:

É nesse contexto de “expressão da mente através do corpo” que o terapeuta procura identificar os _______________, bem como os ___________________ e os traços de personalidade, com o objetivo de promover o ______________ desses conflitos com o nível do pensamento.

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior. 
Alternativas
Q3185728 Psicologia
Tendo em vista as limitações do tratamento farmacológico na prevenção de recorrências e no manejo da complexa apresentação do transtorno bipolar, as técnicas de intervenção psicossocial podem ter impacto significativo no tratamento desse transtorno, sendo, atualmente, recomendadas. Entretanto, o interesse nessa modalidade de tratamento é muito recente.

(CORDIOLI, A. V. Psicoterapias. Abordagens atuais. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008. p. 642.)

De acordo com o texto anterior, pode-se afirmar que a psicoterapia para o transtorno bipolar tem quatro objetivos fundamentais. NÃO apresenta um dos objetivos deste tratamento:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: C
4: D
5: D
6: A
7: D
8: C
9: E
10: D
11: C
12: D
13: C
14: B
15: B
16: A
17: C
18: B