Questões de Concurso Público Prefeitura de Alvorada do Oeste - RO 2024 para Médico Clínico Geral

Foram encontradas 10 questões

Q3092807 Medicina
A Lesão Renal Aguda (LRA), também conhecida como injúria renal aguda, é definida como o declínio abrupto da Taxa de Filtração Glomerular (TFG), que, no entanto, pode ser reversível. O quadro se desenvolve em um período de horas ou dias e pode apresentar diversos sinais e sintomas, que se relacionam principalmente com a causa, podendo esta ser classificada como pré-renal, renal ou pós-renal. A respeito das causas renais, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3092808 Medicina

Em 2024, o estado da Bahia registrou 06 casos suspeitos de Botulismo, sendo 05 confirmados e  02 desfechos por óbito. Trata-se de uma doença incomum, porém grave e potencialmente fatal, causada pela toxina botulínica, produzida pela bactéria Clostridium botulinum. A principal forma de transmissão é a alimentar, que ocorre pela ingestão de alimentos contaminados, que foram produzidos ou armazenados de forma inadequada. No entanto, ainda há também a transmissão por ferimentos ou intestinal, sendo estas menos recorrentes. A respeito do Botulismo, marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q3092809 Medicina
Paciente Juscelino Vargas, 90 anos, foi trazido à Urgência do Pronto Atendimento por seu neto, com queixa de sonolência. O acompanhante não soube relatar o período e forma de início, pois não mora com o avô. Refere que o senhor Juscelino mora sozinho por teimosia. No entenato, sempre foi independente e saía de casa todos os dias para tomar uma cervejinha no Bar do Nelson. Na última semana, uma vizinha do Senhor Juscelino informou aos familiares que ele não saía de casa há 4 dias. Ao chegar na casa do idoso, encontraram o senhor Juscelino deitado em sua cama, com falas desconexas e sem reconhecer os familiares. O neto relatou que permaneceram tentando cuidar do idoso em casa, porém ele não colaborava, rejeitava alimentos e apresentava piora da sonolência, passando mais tempo dormindo do que acordado. O neto negou comorbidades e relata que o paciente não faz uso de nenhuma medicação contínua. Ao exame físico geral e sinais vitais, não foram encontradas alterações. Qual a conduta a ser adotada nesse caso?
Alternativas
Q3092810 Medicina
Paciente Maria de Lourdes, 65 anos, portadora de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM), chega à Urgência do Pronto Atendimento com relato de dor torácica iniciada há cerca de 40 minutos, após discussão com familiar em casa. Refere sensação de desmaio e visão turva associada, porém nega irradiação da dor para membros. Encontra-se visivelmente desconfortável e taquipneica. Ao exame físico, ausculta cardíaca inalterada, porém ausculta pulmonar com estertores em bases. Aos sinais vitais, PA: 80X60, FR 30, FC 160 oscilante em oximetria, SPO2 88%, HGT 214. Em primeiro Eletrocardiograma (ECG) realizado, você identifica um ritmo regular e linha de base serrilhada, com presença de ondas F. Assinale a alternativa com a taquiarritmia mais provável e conduta adequada para o quadro descrito:
Alternativas
Q3092811 Medicina
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma condição respiratória crônica e progressiva, muito comum, que afeta cerca de 10% da população mundial. É definida pela limitação persistente do fluxo de ar associado a alterações das vias aéreas. Tem como principal fator de risco o tabagismo, embora poluentes também possam ser relevantes em casos de exposição frequente. Além disso, fatores genéticos estão relacionados e diretamente ligados à forma de apresentação clínica. Sobre a doença em questão, marque a alternativa correta:
Alternativas
Q3092812 Medicina
Maria de Lourdes, 68 anos, é portadora de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), em tratamento regular com Losartana. Na triagem, foram verificados os dados: PA 110x70, HGT 180, peso: 88kg, altura: 1,52. Vem à consulta no posto de saúde mais próximo de sua residência, com queixa de cansaço e desânimo. Refere também sono exacerbado, o que tem prejudicado nos afazeres de casa. Traz exames realizados em uma ação social promovida no período eleitoral. Os resultados são os seguintes: Hb 11,8 / Ht 35% / Leucócito 9.000 / Plaquetas 350.000 / Colesterol total 190 / Triglicerídeos 130 / Glicemia jejum 98 / HbA1C 5,7 / TSH 8,5 / T4l 0,16. (Valores de referência: T4l 0,54 a 1,24 // TSH 0,38 a 5,33 para mulheres não gestantes com idade entre 18 e 88 anos) Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3092813 Medicina
Paciente masculino, sem identificação e sem acompanhante, fora trazido a Urgência pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), inconsciente, com presença de sangue em cavidade oral e sinais de hematêmese. Fora resgatado em via pública já desacordado. Pedestres que acionaram o serviço relataram que o homem vomitou conteúdo sanguinolento em grande quantidade momentos antes do desmaio. Sem outros relatos. Na avaliação inicial, checa-se responsividade, pulso e respiração. O paciente permanece inconsciente, tem pulso rápido e fraco e permanece respirando. Sua conduta imediata é baseada no mnemônico MOV e em ressuscitação volêmica. No entanto, poucos instantes depois, você percebe que o pulso do paciente se encontra ausente. A partir de agora, qual a conduta mais adequada a ser tomada pelo médico? 
Alternativas
Q3092814 Medicina
Assinale a alternativa que contém as delimitações anatômicas do Triângulo de Calot: 
Alternativas
Q3092815 Medicina
A cirrose hepática é a condição mais avançada da fibrose hepática, que resulta da lesão crônica do fígado, por diversas etiologias. Sobre esta condição, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3092816 Medicina
Paciente Marta Joaquina, 68 anos, portadora de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM), recebeu o diagnóstico de Artrite Reumatoide há 2 meses, após adequada coleta da história clínica e exames laboratoriais. Assinale a alternativa que contém os possíveis sintomas da paciente, conforme o supracitado:  
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: B
5: B
6: D
7: D
8: D
9: C
10: B