Questões de Concurso Público Prefeitura de Alvorada do Oeste - RO 2024 para Médico Pediatra

Foram encontradas 10 questões

Q3092797 Medicina
Considere um recém-nascido de 30 horas de vida, apresentando máculas e pápulas eritematosas em face, troncos e membros. Foi negado sintomas associados. Aleitamento materno sem alterações. Qual conduta deve ser realizada? 
Alternativas
Q3092798 Medicina
Neonato, sexo feminino, nasce de parto vaginal, 41 semanas, P: 2.900g, E: 48 cm PC: 34 cm, APGAR: 8/9. Mãe com 38 anos fez pré-natal completo e apresentou sífilis congênita com 3 semanas de gestação com a titulação 1/8, sendo realizado o tratamento com 3 doses de penicilina benzatina durante 3 semanas. Durante o parto, a mãe apresentou exame de VDRL 1/16. Com base nessas informações, responda qual alternativa certa.
Alternativas
Q3092799 Medicina
Paciente de 12 anos chega ao Ambulatório de Pediatria com histórico de Correia, febre (39ºC) e poliartrite há 2 anos. A mãe complementa que o menor teve cardite prévia com leve insuficiência mitral sendo necessária a pulsoterapia com medida de tratamento. O paciente está perguntando até quantos anos ele deverá fazer a profilaxia secundária da Febre Reumática.
Alternativas
Q3092800 Medicina
Criança de 5 anos, com desnutrição grave, foi iniciado alimentação por via oral, porém começou a apresentar, depois de dois dias, quadro de fraqueza muscular intensa e desconforto respiratório. Qual exame deve ser realizado com base no quadro apresentado?
Alternativas
Q3092801 Medicina
Paciente do sexo feminino, 8 anos de idade, chega à unidade de pronto atendimento com quadro de taquicardia de 140 bpm, perfusão capilar de 4s, taquipneia, pulso periférico fraco e central forte e PA de 88x60 mmHg. A mãe relata que a criança tem reclamado de dor ao urinar há 2 semanas associado a episódios de febre de 38°C. Qual é a principal hipótese diagnóstica? 
Alternativas
Q3092802 Medicina
Criança de 8 anos de idade, sexo feminino, levada ao pediatra pela sua mãe com queixa de odor forte nas axilas. No exame físico, o pediatra percebeu que a menor já apresenta broto mamário bilateral, sem aparecimento dos pelos pubianos. O que o pediatra deve explicar para mãe sobre essa situação?
Alternativas
Q3092803 Medicina
“Com o intuito de auxiliar na identificação precoce de atrasos do neurodesenvolvimento em bebês e crianças, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançou nesta segunda-feira, 26, a ‘Cartilha de Desenvolvimento – 2 meses a 5 anos’, um material que aponta os principais marcos por faixa etária e que pode ajudar pais e cuidadores no acompanhamento de progressos nas habilidades motoras, cognitivas, emocionais e de linguagem.” Leia mais em: https://veja.abril.com.br/saude/sbp-lanca-cartilhacom-marcos-do-desenvolvimento-infantil-entenda

Ao ter conhecimento da importância dos marcos do desenvolvimento para o acompanhamento pediátrico, chega em seu consultório, um paciente de 6 meses com a mãe para a consulta ambulatorial de rotina. Qual marco de desenvolvimento ele já deve apresentar?
Alternativas
Q3092804 Medicina
Sobre a imunização dos adolescentes disponibilizada na rede pública (SUS):
Alternativas
Q3092805 Medicina
“Em países desenvolvidos ocorrem sob a forma de surtos, geralmente relacionados à contaminação da água. Estas parasitoses afetam um bilhão de pessoas no mundo e 49 milhões de crianças abaixo dos 15 anos em trinta países da América Latina e no Caribe estão em risco para aquisição de parasitoses intestinais. No Brasil a prevalência de parasitoses em geral varia de 15% a 80%, de acordo com a população estudada. Entre escolares varia de 23,3% a 66,3% e é de 15% para lactentes. O poliparasitismo ocorre em 15% a 37% dos casos.” Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria.

Na Unidade Básica de Saúde (UBS), chega um paciente pré-escolar de 4 anos de idade, com quadro de prurido em região perianal que aparece à noite, há 5 dias. O irmão dele, que tem 3 anos de idade, apresenta quadro semelhante. Ambos apresentam alergia a Albendazol. Qual medicamento deve ser utilizado para tratamento deles?
Alternativas
Q3092806 Medicina
Paciente com 18 meses de idade chega à unidade de pronto atendimento com quadro de febre de 39ºC. Mãe relata que o menor está com recusa alimentar, irritabilidade, tosse seca e coriza hialina. Ao exame físico, observa-se que o menor apresenta hiperemia em orofaringe e presença de úlceras em amigdalas e palato mole, sem outras alterações no corpo. Qual a conduta a ser adotada nessa situação?
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: C
4: D
5: C
6: A
7: A
8: B
9: A
10: D