Questões de Concurso Público Prefeitura de Cruzeiro - SP 2016 para Professor – PEB II - História
Foram encontradas 8 questões
O conhecimento histórico escolar, os currículos atuais são indicativos das transformações paradigmáticas do campo que envolve o conhecimento histórico como um todo. Com relação a essa perspectiva é INCORRETO afirmar:
Identifique nas afirmativas abaixo, relações entre a sociedade, a cultura e a natureza, em diferentes momentos da História brasileira: ( Parâmetros Curriculares Nacionais de História 1998).
I - primeiros homens no território brasileiro, povos coletores e caçadores, a natureza representada na arte, nos mitos e nos ritos dos povos indígenas;
II - técnicas e instrumentos de transformação de elementos da natureza; matérias-primas e a indústria;
III - primeiros povos no continente americano; povos coletores e caçadores; povos ceramistas, pescadores e agrícolas; a criação de animais;
IV - a natureza nos mitos, nos ritos e na religião; ciclos naturais e calendários;
V - a extração, produção e comercialização de alimentos; alimentos da terra e aqui adaptados; costumes e práticas alimentares; usos da água, costumes, acesso e abastecimento;
Assinale a alternativa em que se encontra as afirmativas CORRETAS:
Sobre o processo de constituição do território, da nação e do Estado brasileiro, confrontos, lutas, guerras e revoluções, assinale a alternativa CORRETA: ( Parâmetros Curriculares Nacionais de História 1998).
O Brasil no sistema colonial foi marcado por alguns ciclos da história analise os itens abaixo e correlacione as colunas:
(1) Ciclo do pau-brasil (1500 a 1530)
(2) Ciclo do açúcar (1530 até século XVII)
(3) Ciclo do ouro (século XVIII)
( ) O centro econômico desloca-se para a região Sudeste.
( ) Os portugueses construíram feitorias no litoral para servirem de armazéns de madeira.
( ) A capital é transferida para a cidade do Rio de Janeiro.
( ) A Coroa portuguesa cria o sistema de Capitanias Hereditárias para dividir o território brasileiro, facilitando a administração.
( ) Chega ao Brasil a expedição de Martim Afonso de Souza .
( ) Nesta fase os portugueses não se fixaram no Brasil.
Assinale a alternativa que demonstra a sequência CORRETA:
O Brasil no sistema colonial foi dividido em 14 capitanias hereditárias que foram entregues as 12 donatários. O sistema de donatárias possuía sua base jurídica em dois documentos: Carta de Doação e Foral. Com relação a Foral é CORRETO afirmar:
Brasil Império foi o período da história brasileira iniciado com a Proclamação da Independência e encerrado com a Proclamação da República , convencionalmente dividido em três períodos: Primeiro Reinado, Período Regencial e Segundo Reinado. Sobre o Segundo Reinado assinale a alternativa CORRETA:
Várias revoltas marcaram o período da monarquia no Brasil, segundo a cronologia faça a correlação das colunas de algumas dessas revoltas:
(1) 1835-1840
(2)1837-1838
(3)1838-1841
(4) 1835 – 1845
(5)1848-1850
(6) 1865-1870
( ) Sabinada - revolta regencial ocorrida na Bahia.
( ) Ocorre a Revolução Farroupilha (Guerra dos Farrapos) no sul do país.
( ) Ocorre a Guerra do Paraguai: Brasil, Argentina e Uruguai contra o Paraguai.
( ) Balaiada - revolta popular ocorrida no interior da província do Maranhão.
( ) Revolução Praieira, de caráter liberal e federalista, ocorrida na província de Pernambuco.
( ) Cabanagem: revolta popular ocorrida na província do Pará.
Pode-se afirmar como verdadeira a seguinte sequência:
Período republicano teve início em 1889, com a proclamação da República pelo Marechal Deodoro, o Brasil República pode ser dividido em cinco fases: República Velha, Era Vargas, República Populista, Ditadura Militar e Nova República. Analise os itens abaixo sobre República Populista:
I - Também conhecido como República das Oligarquias, o período foi marcado por governos ligados ao setor agrário, que se mantinham no poder de forma alternada: a “política do café com leite”.
II - Após a queda de Getúlio, o general Eurico Gaspar Dutra foi eleito presidente. A Assembleia Constituinte criou a quinta constituição brasileira, que estabeleceu os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
III - Os primeiros anos foram marcados pelo clima de tensão entre as oligarquias e os militares - principalmente no estado de São Paulo – o que provocou a Revolução Constitucionalista de 1932.
IV - Em 1950, Getúlio volta ao cenário político e vence as eleições presidenciais. Graças a sua postura nacionalista, ele recebe apoio de empresários, Forças Armadas, grupos de políticos no Congresso, da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da sociedade.
V - Juscelino Kubitschek assume a presidência em janeiro de 1955 com a promessa de realizar “cinquenta anos em cinco”.
VI - O marechal Humberto de Alencar Castello Branco foi eleito presidente.
Sobre a República Populista estão CORRETOS os itens: