Questões de Concurso Público Prefeitura de Cruzeiro - SP 2016 para Professor – PEB II – Língua Portuguesa

Foram encontradas 15 questões

Q765312 Português
Qualquer comunicação realizada com sucesso pressupõe alguns requisitos básicos para os interlocutores: um funcionamento físico adequado do cérebro, dos pulmões, da laringe, do ouvido, dentre outros órgãos, responsáveis pela produção e audição (percepção) dos sons da fala. Além desses, deve haver o reconhecimento da pronúncia de cada um dos interlocutores, pois, mesmo que tivessem os órgãos da fala e da audição em perfeito estado, essa comunicação poderia não ter sucesso se um deles não compreendesse a língua falada pelo outro. Sobre fonética e fonologia, assinale a alternativa CORRETA. I - Podemos estudar a fala a partir da sua fisiologia, ou seja, a partir dos órgãos que a produzem, tais como a língua, responsável pela articulação da maior parte dos sons da fala; e a laringe, responsável principalmente pela produção de “voz” que leva à distinção entre sons vozeados (sonoros) e não vozeados (surdos). II - A fala tem como principal objetivo o aporte de significado, mas, para isso, deve se constituir em uma atividade sistematicamente organizada. III - A fala pode ser descrita sob diferentes aspectos, uns mais próximos do que se convenciona chamar de Fonética, outros mais próximos do que se convenciona chamar de Fonética. IV - Tanto a fonética quanto a fonologia investigam como os seres humanos produzem e ouvem os sons da fala. V - A Fonética pode ser vista como a organização da fala focalizando línguas específicas.
Alternativas
Q765313 Português
Redigir um texto é para muitos uma tarefa difícil. Inúmeros contratempos começam a surgir, e um deles é a insuficiência de conteúdo. As ideias não fluem e, mesmo quando surgem, há certa dificuldade em organizá-las. Tal atitude muitas vezes corrobora para um sentimento de frustração e incapacidade por parte do emissor. O fato é que a escrita é algo que requer habilidade, determinação, paciência e aperfeiçoamento constante. Sobre textualidade e estilo, assinale a alternativa CORRETA. I - Textualidade é um conjunto de características que fazem com que um texto seja considerado como tal, e não como um amontoado de palavras e frases. II - Coerência é o conjunto de recursos linguísticos responsáveis pelas ligações que se estabelecem entre os termos de uma frase, entre orações referentes a um período, fazendo com que, esteticamente, os parágrafos se apresentem de forma harmoniosa, tornando o texto agradável à leitura. III - Coesão trata-se do próprio sentido atribuído ao texto, ou seja, a logicidade pertinente às ideias expressas, fazendo com que se estabeleça uma efetiva interação entre os interlocutores envolvidos no discurso. IV - Nosso conhecimento de mundo e do assunto que abordamos desempenha um papel fundamental no estabelecimento da coerência.
Alternativas
Q765314 Português
São várias as situações comunicativas cotidianas, sejam elas orais ou escritas. O dinamismo da comunicação é responsável pela criação dos diversos gêneros textuais, mas, antes deles, existem os tipos textuais, estruturas nas quais os gêneros se apoiam. Os aspectos constitutivos de um texto divergem mediante a finalidade do texto: contar, descrever, argumentar, informar, etc. Um único texto pode apresentar passagens de vários tipos de texto. A tipologia textual apresenta características intrínsecas, como vocabulário, relações lógicas, tempos verbais, construções frasais e outras peculiaridades inscritas em, basicamente, cinco tipos. Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q765315 Português
É essencial saber distinguir o que é gênero textual, gênero literário e tipo textual. Cada uma dessas classificações é referente aos textos, porém é preciso ter atenção, cada uma possui um significado totalmente diferente da outra. Sobre ambos os conteúdos, assinale a única alternativa CORRETA.
Alternativas
Q765316 Português

De acordo com o texto abaixo assinale a alternativa que melhor define seu gênero textual.

Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q765327 Português
O título do texto “Eu tenho outra dentro de mim” e os recursos não verbais que mostram o espaço de um consultório como o divã, o psicanalista fazendo anotações e o diploma pendurado na parede são elementos que exemplificam uma relação de incorporação de um texto em outro, denominada:
Alternativas
Q765328 Português
A construção do texto se dá a partir de um processo ___________, esse se realiza por meio da alusão e de recursos figurativos. Assim, há um deslocamento do ___________ psicanalítico para a criação de um ___________ diferente, já que o que é conflito para a psicanálise (“ter” mais de um dentro de si) não o é para a Fruittella. Assinale a alternativa que apresenta os dois termos que completam adequadamente as lacunas. Atenção: as duas últimas lacunas correspondem ao mesmo termo.
Alternativas
Q765329 Português
Segundo autores, “o patamar do percurso gerativo de sentido em que o enunciador assume as estruturas narrativas e, por meio de mecanismos de enunciação, especializa-as, temporaliza-as e reveste-as de temas e/ou figuras” é o conceito de:
Alternativas
Q765330 Português
Das afirmações relativas ao conceito de texto, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q765331 Português
De acordo com o texto “Um novo José” e os conceitos de gêneros textuais, analise a veracidade das afirmações abaixo: ( ) O texto “Um novo José” tem a forma de um poema, mas não a função de poema. A sua função é aquela que se atribui ao artigo de opinião. O gênero poema está a serviço do gênero artigo de opinião, mas este preserva a sua função sócio-histórica, revelar um posicionamento crítico. ( ) O texto “Um novo José” tem a forma e a função de um poema. O centro de interesse da comunicação estabelecida a partir desse gênero é o texto, por isso a mensagem é elaborada de forma inovadora para chamar a atenção do leitor. Recursos como efeitos sonoros e rítmicos, além da composição em versos, colaboram para explorar sentidos, sensações e sentimentos. ( ) Os gêneros são definidos essencialmente por sua forma. Um gênero não pode assumir a forma de outro e, ainda assim, continuar pertencendo àquele gênero. ( ) A hibridização ou intertextualidade de gêneros – fenômeno segundo o qual um gênero pode assumir a forma de um outro gênero tendo em vista o propósito de comunicação – é um exemplo de maleabilidade característica dos gêneros textuais. A hibridização dá aos gêneros enorme capacidade de adaptação e ausência de rigidez. ( ) O texto “Um novo José” estabelece uma relação intertextual com alusão ao poeta autor do poema no qual se inspira e do qual extrai elementos: “E agora José?” de Carlos Dummond de Andrade. ( ) A relação de intertextualidade presente no texto “Um novo José” é possibilitada por meio do processo de citação, no qual pode-se confirmar alterar ou alterar o sentido do texto citado. ( ) O texto “Um novo José” apresenta uma heterogeneidade tipológica característica dos gêneros textuais que, por isso, são definidos por seus traços linguísticos predominantes. Assinale a alternativa correspondente:
Alternativas
Q765332 Português
A respeito dos conceitos sobre gêneros textuais, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q765333 Português
Todas as afirmações abaixo consideram as relações entre fala e escrita a partir da perspectiva não dicotômica, EXCETO:
Alternativas
Q765334 Português
Assinale a alternativa CORRETA com as questões correspondentes para a seguinte estratégia de leitura: Elaborar e provar inferências de diversos tipos como interpretações, hipóteses, previsões e conclusões.
Alternativas
Q765335 Português
Sobre os conceitos relativos à oralidade, todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO:
Alternativas
Q765336 Português
As variações linguísticas ocorrem principalmente nos âmbitos geográficos, temporais e sociais. Defina variações históricas:
Alternativas
Respostas
1: B
2: X
3: A
4: A
5: A
6: C
7: D
8: B
9: C
10: A
11: D
12: D
13: C
14: B
15: D