Questões de Concurso Público Prefeitura de São Luís do Paraitinga - SP 2018 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 20 questões

Q1172549 Fonoaudiologia
A audição é um dos principais meios de contato do indivíduo com o mundo externo, desempenha papel fundamental na comunicação e interação com o meio. A prevalência de deficiência auditiva neonatal é de aproximadamente 1 a 3 por 1.000 recém-nascidos, e aumenta para 1% a 5% em bebês provenientes de unidades de terapia intensiva neonatal. Dentre os fatores de risco para perda auditiva neonatal, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1172550 Fonoaudiologia
Miguel, 2 anos e 3 meses foi encaminhado pela creche para realizar avaliação auditiva, pois a criança não olha quando chamam em diversas situações, e também não responde ordens simples ou complexas. A mãe da criança refere que nunca percebeu nada, porém ao ser questionada, contou que a criança aponta a maioria dos objetos e que responde ao chamado sem dar qualquer feedback. Durante a avaliação audiológica, não foi possível realizar audiometria, pois a criança não respondeu aos estímulos, mesmo condicionada. Desta forma foram realizados imitanciometria, EOA-TE e DP e PEATE com os seguintes resultados: - Curva timpanométrica do tipo A e reflexos acústicos presentes bilateral. - EOA-TE ausentes bilateral e EOA-DP presentes bilateral. - PEATE com presença da onda V na pesquisa de limiar em 50 dB à direita e 55 à esquerda. Diante destes resultados, assinale a alternativa CORRETA que pode sugerir o diagnóstico audiológico da criança:
Alternativas
Q1172551 Fonoaudiologia
A elaboração das Diretrizes de Atenção da Triagem Auditiva Neonatal contou com a colaboração da Área Técnica Saúde da Criança/DAPES/SAS/MS, de técnicos de Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, da Academia Brasileira de Audiologia, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Sociedade Brasileira de Otologia, Sociedade Brasileira de Pediatria e Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervicofacial. As sociedades científicas supracitadas contribuíram com sugestões acerca da metodologia a ser utilizada na realização da Triagem Auditiva Neonatal (TAN). Neste sentido, assinale a alternativa CORRETA quanto ao objetivo da criação destas Diretrizes:
Alternativas
Q1172552 Fonoaudiologia
Paciente, gênero feminino, 45 anos. Compareceu ao Otorrinolaringologista com a seguinte queixa: “Percebo que não escuto bem há mais ou menos 8 anos, porém agora está mais difícil entender o que falam”. O ORL encaminhou para avaliação audiológica (audiometria e imitânciometria) e foram encontrados os seguintes resultados: - Perda auditiva mista de grau moderadamente severo bilateral, com IPRF em 88% à direita e 92% à esquerda; - Curva timpanométrica do tipo Ar, com reflexos acústicos ausentes bilateral. Desta forma, assinale a possível patologia da paciente:
Alternativas
Q1172553 Fonoaudiologia
O treinamento auditivo é um dos métodos aplicados para a (re)habilitação auditiva de usuários de Implante Coclear (IC) e/ou Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI), independentemente da idade. Este método contribui para o desenvolvimento auditivas que servirão de base para o desenvolvimento global da criança, principalmente:
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: A
4: D
5: B