Questões de Concurso Público Prefeitura de São Luís do Paraitinga - SP 2018 para Médico do Trabalho
Foram encontradas 20 questões
I- Para exposição ao arsênico, considera-se como indicador biológico a dosagem de p-aminofenol e/ou metahemoglobina no sangue.
II- O índice biológico máximo permitido de chumbo na urina é 80µg/100 ml.
III- Para exposição ao mercúrio inorgânico, o material biológico indicado para dosagem de mercúrio é a urina.
IV. O índice biológico máximo permitido de fenol na urina é 250mg/g creatinina.
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A equação NIOSH é baseada no conceito de que o risco de lombalgia aumenta com a demanda de levantamentos da tarefa e o índice de levantamento que se propõe é o quociente entre o peso da carga levantada e o peso da carga recomendada segundo a equação.
II- A equação foi elaborada levando-se em conta três critérios: biomecânico, fisiológico e psicofísico.
III- O critério biomecânico, que limita o estresse na região lombo-sacra, é considerado o mais importante em levantamentos pouco frequentes que requerem um sobre-esforço; o critério fisiológico, que limita o estresse metabólico e a fadiga associada a tarefas de caráter repetitivo;
IV- O critério psicofísico limita a carga baseando-se na percepção que o trabalhador tem da sua própria capacidade e é aplicável a todo tipo de tarefa, sem exceções.
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Os principais agentes físicos envolvidos em dermatoses ocupacionais são: radiações não ionizantes, calor, frio, eletricidade.
II- As dermatites de contato são as dermatoses ocupacionais mais frequentes.
III- As fotodermatoses compreendem um grande número de reações anormais da pele causadas pela luz ultravioleta ou pelo espectro visível da luz.
IV- Ao contrário das dermatites de contato alérgicas, em dermatites de contato por irritantes não é necessário sensibilização prévia e a fisiopatologia requer a intervenção de mecanismos imunológicos.
Assinale a alternativa CORRETA:
I- LER/Dort são caracterizadas como danos decorrentes da utilização excessiva, imposta ao sistema músculo-esquelético, e da falta de tempo para recuperação.
II- Cerca de 90% dos pacientes com LER/Dort apresentam síndrome dolorosa miofascial, definida como afecção álgica do aparelho músculo-tendíneo ligamentar que acomete músculos, tendões, fáscias e ligamentos.
III- A partir da portaria 777/04 publicada pelo Ministério da Saúde em 2004, LER/Dort passaram a ser doenças de notificação compulsória juntamente a outros vários agravos à saúde relacionados ao trabalho.
IV- Se o paciente apresenta quadro clínico característico, a anamnese ocupacional evidencia fatores de risco para a ocorrência de LER/Dort e o ramo de atividade/ função é conhecido como de risco o caso deve ser notificado ao sistema de informação (SINAN) e à Previdência Social (emissão de CAT) como LER/Dort.
Assinale a alternativa CORRETA:
(I) Braço fletido ou abduzido durante um tempo significativo:
(II) O antebraço fletido sobre o braço, associado à supinação:
(III) Flexão frequente do punho:
(IV) Extensão frequente do punho:
(V) Desvio ulnar frequente :
( ) gera uma sobrecarga tensional sobre o bíceps, com a possibilidade de tendinite do músculo bíceps.
( ) leva a tenossinovite dos extensores, compressão do nervo mediano no túnel do carpo e epicondilite lateral.
( ) contribui para o aparecimento de tendinite do ombro.
( ) leva a Tenossinovite de Quervain.
( ) leva a tenossinovite dos flexores, compressão do nervo mediano no túnel do carpo e a epicondilite medial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: