Questões de Concurso Público CRIS - SP 2019 para Farmacêutico - Edital 002

Foram encontradas 10 questões

Q1726502 Saúde Pública
De acordo com a Lei Orgânica da Saúde 8080, de 19 de setembro de 1990 e suas alterações. Art. 15. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios exercerão, em seu âmbito administrativo, as seguintes atribuições: I - definição das instâncias e mecanismos de controle, avaliação e de fiscalização das ações e serviços de saúde. II - administração dos recursos orçamentários e financeiros destinados, em cada ano, à saúde. III - acompanhamento, avaliação e divulgação do nível de saúde da população e das condições ambientais. IV - organização e coordenação do sistema de informação de saúde. Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1726503 Saúde Pública
Segundo a Lei Orgânica da Saúde 8080, de 19 de setembro de 1990 e suas alterações. Art. 32. São considerados de outras fontes os recursos provenientes de: I - serviços que possam ser prestados sem prejuízo da assistência à saúde. II - ajuda, contribuições, doações e donativos. III - alienações patrimoniais e rendimentos de capital. IV - taxas, multas, emolumentos e preços públicos arrecadados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1726504 Saúde Pública
Segundo a Lei Orgânica da Saúde 8080, de 19 de setembro de 1990 e suas alterações Art. 33. Leia o trecho abaixo e complete a lacuna : Os recursos financeiros do Sistema Único de Saúde (SUS) serão depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob fiscalização dos respectivos ____________.
Alternativas
Q1726505 Saúde Pública
Conforme a Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Política Nacional de Atenção Básica. Há diversos Tipos de Equipes, sobre a Equipe de Saúde da Família (eSF). Assinale a alternativa INCORRETA :
Alternativas
Q1726506 Saúde Pública
De acordo a Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Política Nacional de Atenção Básica.Sobre as Equipe da Atenção Básica (eAB). Analise as afirmativas abaixo.

I- As equipes deverão ser compostas minimamente por médicos preferencialmente da especialidade medicina de família e comunidade, enfermeiro preferencialmente especialista em saúde da família, auxiliares de enfermagem e ou técnicos de enfermagem. Poderão agregar outros profissionais como dentistas, auxiliares de saúde bucal e ou técnicos de saúde bucal, agentes comunitários de saúde e agentes de combate à endemias.

II- A composição da carga horária mínima por categoria profissional deverá ser de 10 (dez) horas, com no máximo de 2 (dois) profissionais por categoria, devendo somar no mínimo 40 horas/semanais.

III- O processo de trabalho, a combinação das jornadas de trabalho dos profissionais das equipes e os horários e dias de funcionamento devem ser organizados de modo que garantam amplamente acesso, o vínculo entre as pessoas e profissionais, a continuidade, coordenação e longitudinalidade do cuidado.

Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1726507 Saúde Pública
De acordo com o Plano Nacional de Saúde 2016- 2019, sobre a atenção a populações específicasSaúde da Mulher e da Criança, analise as afirmativas abaixo: I- A atenção à saúde da mulher inclui diversas iniciativas e objetiva atender a essa população de forma integral. Um dos importantes aspectos dessa atenção diz respeito à atenção ao parto e puerpério, por meio da Rede Cegonha, que constitui uma estratégia para efetivar a atenção integral à saúde da mulher e da criança, por meio da qualificação da atenção obstétrica e infantil. O desenvolvimento dessa rede ocorre por intermédio de um conjunto amplo de medidas voltadas a garantir, dentre várias ações, o acolhimento, a ampliação do acesso, a qualidade do pré‐natal e a segurança à gestante na atenção ao parto e ao nascimento. II- Todas as unidades da Federação já aderiram à Rede Cegonha, contemplando 5.488 Municípios, e mais de 50% das regiões de saúde do país já elaboraram os Planos de Ação Regional (PAR), beneficiando mais de 2,5 milhões de gestantes. Ênfase também é dada ao tratamento oncológico, por meio dos centros de diagnóstico do câncer de colo de útero e unidade de diagnóstico do câncer de mama, além da qualificação desses pontos de atenção. Até abril de 2015, foram registrados 5.303 mamógrafos em uso, dos quais 2.596 estão disponíveis para usuários do SUS, distribuídos em 1.657 municípios. Ainda no âmbito da atenção à saúde da mulher e da criança, em 2014 alcançamos um total de 9.671 leitos novos e qualificados (leitos de Gestão de Alto Risco, UTI Neo e UCI Neo. Isto se deve à qualificação e melhoria da assistência nos serviços de Urgência e Emergência. Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1726508 Saúde Pública
De acordo com as Segundo as Diretrizes Operacionais dos Pactos pela Vida e de Gestão O Piso da Atenção Básica Variável – PAB Variável – consiste em um montante financeiro destinado ao custeio de estratégias específicas desenvolvidas no âmbito da atenção básica à saúde. O PAB Variável passa a ser composto pelo financiamento de algumas estratégias: Assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1726509 Saúde Pública
Conforme as Diretrizes Operacionais dos Pactos pela Vida e de Gestão sobre Bloco de financiamento para a Assistência Farmacêutica. Analise as afirmativas abaixo: I- A Assistência Farmacêutica será financiada pelos três gestores do SUS devendo agregar a aquisição de medicamentos e insumos e a organização das ações de assistência farmacêutica necessárias, de acordo com a organização dos serviços de saúde. II- O Bloco de financiamento da Assistência Farmacêutica organiza-se em dois componentes: Básico, Estratégico. III- O Componente Básico da Assistência Farmacêutica consiste em financiamento para ações de assistência farmacêutica na atenção básica em saúde e para agravos e programas de saúde específicos, inseridos na rede de cuidados da atenção básica, sendo de responsabilidade dos três gestores do SUS. Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1726510 Saúde Pública
Segundo a Política Nacional de Regulação do Sistema Único de Saúde – SUS Art. 9º - O Complexo Regulador é a estrutura que operacionaliza as ações da regulação do acesso, podendo ter abrangência e estrutura pactuadas entre gestores, conforme os seguintes modelos: § 1º O Complexo Regulador será organizado em: Relacione as colunas abaixo: 1- Central de Regulação de Consultas e Exames: 2- Central de Regulação de Internações Hospitalares: 3- Central de Regulação de Urgências: ( ) regula o acesso aos leitos e aos procedimentos hospitalares eletivos e, conforme organização local, o acesso aos leitos hospitalares de urgência. ( ) regula o acesso a todos os procedimentos ambulatoriais, incluindo terapias e cirurgias ambulatoriais. ( ) regula o atendimento pré-hospitalar de urgência e, conforme organização local, o acesso aos leitos hospitalares de urgência. Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1726511 Saúde Pública
Conforme a Política Nacional de Regulação do Sistema Único de Saúde – SUS. Leia o artigo abaixo e complete a lacuna: Art. 7º A área técnica da regulação do acesso será estabelecida mediante estruturas denominadas- ________, formados por unidades operacionais denominadas centrais de regulação, preferencialmente, descentralizadas e com um nível central de coordenação e integração.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: D
5: B
6: A
7: A
8: B
9: A
10: A