Questões de Concurso Público CRIS - SP 2019 para Médico Ginecologista - Programa NASF

Foram encontradas 33 questões

Q1719922 Medicina
Segundo o Plano Nacional de Saúde 2016-2019, sobre a atenção ás urgências e emergências. Leia as afirmativas abaixo:

I- A atenção às urgências e emergências compõe parte importante da política de saúde. Nela está incluída a Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE), que tem como principal finalidade dotar as unidades hospitalares compostas de pronto‐socorro de estrutura qualificada para a composição da RUE. II- O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) é um dos componentes mais importantes da Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE), com as unidades de Suporte Avançado e Suporte Básico de Vida, adequadas a cada situação de saúde e ao atendimento de acordo com o referenciamento das Centrais de Regulação das Urgências. III- Outro importante componente da Rede de Atenção às Urgências são as Unidades de Pronto Atendimento – UPA, de disponibilização ininterrupta, com potencial para resolver até 97% dos casos atendidos reduzindo as filas nos prontos‐socorros dos hospitais. Oferecem estrutura com Raios‐X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. De 2011 a 2015 houve um aumento de 3 vezes do número de UPA‟s em funcionamento no país, saltando de 145 para 421 unidades. Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1719923 Medicina
De acordo com a Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Política Nacional de Atenção Básica, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1719924 Medicina
Segundo a Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Política Nacional de Atenção Básica.1.2 – Diretrizes, assinale a alternativa que refere- se a coordenar o cuidado:
Alternativas
Q1719925 Medicina
Conforme a Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Política Nacional de Atenção Básica. Equipes de Saúde da Família para o atendimento da População Ribeirinha da Amazônia Legal e Pantaneira: Considerando as especificidades locorregionais, os municípios da Amazônia Legal e Pantaneiras podem optar entre 2 (dois) arranjos organizacionais para equipes Saúde da Família, além dos existentes para o restante do país: a. Equipe de Saúde da Família Ribeirinha (eSFR). Com base nessa informação assinale verdadeiro ou falso:

( ) São equipes que desempenham parte significativa de suas funções em UBS construídas e/ou localizadas nas comunidades pertencentes à área adstrita e cujo acesso se dá por meio fluvial e que, pela grande dispersão territorial, necessitam de embarcações para atender as comunidades dispersas no território. As eSFR são vinculadas a uma UBS, que pode estar localizada na sede do Município ou em alguma comunidade ribeirinha localizada na área adstrita.

( ) A eSFR será formada por equipe multiprofissional composta por, no mínimo: 1 (um) médico, preferencialmente da especialidade de Família e Comunidade, 1 (um) enfermeiro, preferencialmente especialista em Saúde da Família e 1 (um) auxiliar ou técnico de enfermagem, podendo acrescentar a esta composição, como parte da equipe multiprofissional, o ACS e ACE e os profissionais de saúde bucal:1 (um) cirurgião dentista, preferencialmente especialista em saúde da família e 1 (um) técnico ou auxiliar em saúde bucal.

( ) Nas hipóteses de grande dispersão populacional, as eSFR podem contar, ainda, com: até 10 (dez) Agentes Comunitários de Saúde; até 12 (doze) microscopistas, nas regiões endêmicas; até 11 (onze) Auxiliares/Técnicos de enfermagem; e 1 (um) Auxiliar/Técnico de saúde bucal. As eSFR poderão, ainda, acrescentar até 2 (dois) profissionais da área da saúde de nível superior à sua composição, dentre enfermeiros ou outros profissionais previstos nas equipes de Nasf-AB.

Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1728938 Medicina
O aconselhamento é um diálogo baseado em uma relação de confiança entre o profissional de saúde e o indivíduo ou casal que visa a proporcionar à pessoa condições para que avalie suas próprias vulnerabilidades, tome decisões sobre ter ou não filhos e sobre os recursos a serem utilizados para concretizar suas escolhas, considerando o que seja mais adequado à sua realidade e à prática do sexo seguro. Essa prática NÃO pressupõe:
Alternativas
Q1728939 Medicina
As ações de prevenção ao HIV e outras IST são norteadas por:
I - Respeito à diversidade de orientação sexual e aos estilos de vida. II - Diálogo objetivo sobre sexualidade e uso de drogas. III - Concepção sobre redução de danos na abordagem/atendimento aos usuários de drogas. Sobre os itens acima, está CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q1728940 Medicina
No pré-natal, a gestante é orientada a realizar exames para proteger sua saúde e prevenir a transmissão de doenças para seu bebê. E entre essas doenças estão a sífilis, o HIV, a Hepatite B e o HTLV. A transmissão do HIV de mãe para filho, transmissão vertical, pode se dar, EXCETO:
Alternativas
Q1728941 Medicina
No aconselhamento pós-teste HIV, diante um resultado negativo, o profissional deve, EXCETO:
Alternativas
Q1728942 Medicina
Em caso de ruptura, o preservativo deve ser substituído imediatamente. Os fatores de risco para ruptura ou escape do preservativo masculino são, EXCETO:
Alternativas
Q1728943 Medicina
Sobre as infecções sexualmente transmissíveis – IST, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1728944 Medicina
As IST não devem ser procuradas por sinais isolados, mas sim por um conjunto de informações e de dados clínicos que possam sugerir o diagnóstico. Sobre o exame físicoginecológico, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q1728945 Medicina
No primeiro episódio de herpes genital, o tratamento deve ser iniciado o mais, precocemente, possível com:
Alternativas
Q1728946 Medicina
Em mulheres com queixa espontânea de corrimento vaginal, realizar anamnese incluindo os critérios de risco para identificação daquelas com maior possibilidade de infecção cervical por gonococo ou clamídia. Nestes casos, mesmo na ausência dos sinais clínicos para cervicite, a paciente será considerada como portadora assintomática e deve receber o tratamento concomitante, como descrito adiante. A presença de qualquer critério é suficiente para indicar tratamento. São critérios de risco para infecção cervical, EXCETO:
Alternativas
Q1728947 Medicina
Sobre a tricomoníase, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1728948 Medicina
Assinale a alternativa que apresenta a CORRETA definição de síndrome da úlcera genital (excluído herpes genital):
Alternativas
Q1728949 Medicina
O formulário a ser utilizado para a notificação de casos de IST é a Ficha Individual de Notificação do SINAN já utilizada em todo o território nacional para a notificação de agravos. Não há uma ficha especifica de notificação para as IST. As informações deverão contemplar, EXCETO:
Alternativas
Q1728950 Medicina
São características da sífilis secundária, EXCETO:
Alternativas
Q1728951 Medicina
Sobre a contracepção injetável trimestral, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1728952 Medicina
Benefícios não contraceptivos associados ao uso do acetato de medroxiprogesterona de depósito de forma trimestral. AMPD diminui o risco das seguintes afecções, EXCETO:
Alternativas
Q1728953 Medicina
Os eventos adversos relacionados aos DIUs em nulíparas incluem problemas durante a inserção, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: A
5: A
6: C
7: B
8: A
9: B
10: A
11: A
12: A
13: C
14: A
15: A
16: B
17: C
18: A
19: C
20: B