Questões de Concurso Público CRIS - SP 2019 para Médico Pediatra - Programa NASF

Foram encontradas 29 questões

Q1719922 Medicina
Segundo o Plano Nacional de Saúde 2016-2019, sobre a atenção ás urgências e emergências. Leia as afirmativas abaixo:

I- A atenção às urgências e emergências compõe parte importante da política de saúde. Nela está incluída a Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE), que tem como principal finalidade dotar as unidades hospitalares compostas de pronto‐socorro de estrutura qualificada para a composição da RUE. II- O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) é um dos componentes mais importantes da Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE), com as unidades de Suporte Avançado e Suporte Básico de Vida, adequadas a cada situação de saúde e ao atendimento de acordo com o referenciamento das Centrais de Regulação das Urgências. III- Outro importante componente da Rede de Atenção às Urgências são as Unidades de Pronto Atendimento – UPA, de disponibilização ininterrupta, com potencial para resolver até 97% dos casos atendidos reduzindo as filas nos prontos‐socorros dos hospitais. Oferecem estrutura com Raios‐X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. De 2011 a 2015 houve um aumento de 3 vezes do número de UPA‟s em funcionamento no país, saltando de 145 para 421 unidades. Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1719923 Medicina
De acordo com a Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Política Nacional de Atenção Básica, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1719924 Medicina
Segundo a Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Política Nacional de Atenção Básica.1.2 – Diretrizes, assinale a alternativa que refere- se a coordenar o cuidado:
Alternativas
Q1719925 Medicina
Conforme a Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Política Nacional de Atenção Básica. Equipes de Saúde da Família para o atendimento da População Ribeirinha da Amazônia Legal e Pantaneira: Considerando as especificidades locorregionais, os municípios da Amazônia Legal e Pantaneiras podem optar entre 2 (dois) arranjos organizacionais para equipes Saúde da Família, além dos existentes para o restante do país: a. Equipe de Saúde da Família Ribeirinha (eSFR). Com base nessa informação assinale verdadeiro ou falso:

( ) São equipes que desempenham parte significativa de suas funções em UBS construídas e/ou localizadas nas comunidades pertencentes à área adstrita e cujo acesso se dá por meio fluvial e que, pela grande dispersão territorial, necessitam de embarcações para atender as comunidades dispersas no território. As eSFR são vinculadas a uma UBS, que pode estar localizada na sede do Município ou em alguma comunidade ribeirinha localizada na área adstrita.

( ) A eSFR será formada por equipe multiprofissional composta por, no mínimo: 1 (um) médico, preferencialmente da especialidade de Família e Comunidade, 1 (um) enfermeiro, preferencialmente especialista em Saúde da Família e 1 (um) auxiliar ou técnico de enfermagem, podendo acrescentar a esta composição, como parte da equipe multiprofissional, o ACS e ACE e os profissionais de saúde bucal:1 (um) cirurgião dentista, preferencialmente especialista em saúde da família e 1 (um) técnico ou auxiliar em saúde bucal.

( ) Nas hipóteses de grande dispersão populacional, as eSFR podem contar, ainda, com: até 10 (dez) Agentes Comunitários de Saúde; até 12 (doze) microscopistas, nas regiões endêmicas; até 11 (onze) Auxiliares/Técnicos de enfermagem; e 1 (um) Auxiliar/Técnico de saúde bucal. As eSFR poderão, ainda, acrescentar até 2 (dois) profissionais da área da saúde de nível superior à sua composição, dentre enfermeiros ou outros profissionais previstos nas equipes de Nasf-AB.

Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1728967 Medicina
Estudos recentes realizados pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), demonstraram:
Alternativas
Q1728968 Medicina
É considerado um ponto primordial dentre os “objetivos do desenvolvimento do milênio”:
Alternativas
Q1728969 Medicina
Doença viral aguda, altamente transmissível, caracterizada por febre, exantema e sintomas respiratórios. Pode ser acompanhada de complicações graves, que podem deixar sequelas ou serem fatais. O vírus é um RNA vírus com um sorotipo, pertencente ao gênero Morbillivirus, na família Paramyxoviridae. Período de incubação é de geralmente de 10 dias (variando de 7 a 18 dias), desde a data da exposição até o aparecimento da febre, e cerca de 14 dias até o início do exantema. O diagnóstico laboratorial é realizado por meio da sorologia para detecção de anticorpos IgM e IgG específicos. Após o período de incubação surgem as manifestações do período prodrômico, que dura de dois a quatro dias. Iniciam-se febre que aumenta gradativamente de intensidade, acima de 38,5ºC, acompanhada de tosse produtiva, coriza, conjuntivite e fotofobia. Em alguns casos, ocorre também diarreia. Estes conjuntos de sinais e sintomas caracterizam-se pela doença:
Alternativas
Q1728970 Medicina
O Sistema Único de Saúde (SUS) alinhado com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) tem o dever de promover o direito:
Alternativas
Q1728971 Medicina
A variabilidade genética normal é sempre levada em consideração, quando realizam diagnóstico de déficit de crescimento. A influência do fator genético pode ser demonstrada através de:
Alternativas
Q1728972 Medicina
No que se refere ao crescimento linear, corresponde ao coeficiente de correlação entre as medidas de estatura de uma criança em sucessivas idades e sua própria altura na sua vida adulta:
Alternativas
Q1728973 Medicina
Dentre os fatores extrínsecos que influenciam no desenvolvimento estão:
Alternativas
Q1728974 Medicina
Quanto às ações no nível de atenção básica, no que se refere a curva de crescimento, para a avaliação do crescimento individual de uma criança devem ser considerados dois aspectos, sendo eles:
Alternativas
Q1728975 Medicina
Sobre infecção do trato urinário é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1728976 Medicina
Quanto ao Código Internacional de Funcionalidade (CIF) é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1728977 Medicina
Dentre as patologias prevalentes na criança com Síndrome de Down encontram-se:
Alternativas
Q1728978 Medicina
Dentre as alterações genéticas com repercussão na orelha interna (OI), encontramos:
Alternativas
Q1728979 Medicina
Na assistência pediátrica para o lactente com manifestações clínicas gastrintestinais, o primeiro ponto a ser considerado é se o sinal ou sintoma gastrintestinal que o lactente apresenta, efetivamente, faz parte de uma doença ou se é simplesmente parte da fisiologia digestiva normal ou do próprio desenvolvimento do trato gastrintestinal no primeiro ano de vida. Levando-se em consideração esses fatos é cORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1728980 Medicina

Leia o enunciado, assinale (V) Verdadeiro e (F) Falso e assinale a alternativa CORRETA: Quando nos referimos à saúde pública os termos:
( ) Surto: acontece quando há o aumento repentino do número de casos de uma doença em uma região específica. Para ser considerado surto, o aumento de casos deve ser maior do que o esperado pelas autoridades. Em algumas cidades, a dengue é tratada como surto (e não como epidemia), pois acontece em regiões específicas (um bairro, por exemplo).
( ) Epidemia: a epidemia caracteriza-se quando um surto acontece em diversas regiões. Uma epidemia a nível municipal acontece quando diversos bairros apresentam uma doença, a epidemia a nível estadual acontece quando diversas cidades têm casos e a epidemia nacional acontece quando há casos em diversas regiões do país.

( ) Pandemia: em uma escala de gravidade, a pandemia é o pior dos cenários. Ela acontece quando uma epidemia se espalha por diversas regiões do planeta. Em 2009, a gripe A (ou gripe suína) passou de epidemia para pandemia quando a OMS começou a registrar casos nos seis continentes do mundo. A aids, apesar de estar diminuindo no mundo, também é considerada uma pandemia.

( ) Endemia: a endemia não está relacionada a uma questão quantitativa. Uma doença é classificada como endêmica (típica) de uma região quando acontece com muita frequência no local. As doenças endêmicas podem ser sazonais. A febre amarela, por exemplo, é considerada uma doença endêmica da região Norte do Brasil.

Alternativas
Q1728981 Medicina
Na área da Atenção Básica à Saúde, a Estratégia Saúde da Família, desde a sua criação, no ano de 1993, vem se consolidando como um dos eixos estruturantes do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de um movimento de expressiva expansão de cobertura populacional, aprimorando em muito o acesso da população às ações de saúde. Dentro desse processo, o Pacto pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal, o Pacto pela Vida e a Política Nacional de Atenção Básica vieram para contribuir como instrumentos para o fortalecimento da Saúde da Família no âmbito do SUS. Neste sentido, o Ministério da Saúde vem desenvolvendo novas estratégias de abordagem do aleitamento materno e alimentação complementar num contexto de redes de atenção a partir da Atenção Básica. Dessa forma, visa a potencializar as ações de promoção da alimentação saudável e de apoio ao aleitamento materno, numa linha de cuidado integral à Saúde da Criança. Diante estes aspectos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o aleitamento materno em:
Alternativas
Q1728982 Medicina
São considerados neonatos ou lactentes com indicadores de risco para deficiência auditiva (Irda) aqueles que apresentarem os seguintes fatores em suas histórias clínicas:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: A
5: B
6: B
7: C
8: A
9: A
10: A
11: C
12: A
13: B
14: A
15: A
16: A
17: B
18: A
19: A
20: A