Questões de Concurso Público Prefeitura de Canoinhas - SC 2019 para Médico Cirurgião Geral

Foram encontradas 20 questões

Q1652994 Medicina
De acordo com a Portaria nº 2.616/98, de 12/5/98 do Ministério da Saúde, as cirurgias são classificadas em limpas, potencialmente contaminadas, contaminadas e infectadas. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1652995 Medicina
A colecistite aguda é doença com a qual o cirurgião se depara frequentemente, podendo ser definida como um acometimento inflamatório agudo da vesícula, com exteriorização anatomopatológica, desde edema, congestão, supuração, necrose, gangrena, até a perfuração. Qual a principal etiologia associada à essa doença?
Alternativas
Q1652996 Medicina
Em pacientes com doença de Crohn (DC), apesar dos avanços na terapia clínica e nas formas menos invasivas de tratamento, a cirurgia ainda desempenha papel fundamental no tratamento. Sobre as indicações tratamento cirúrgico na DC, julgue as assertivas a seguir:

I. As indicações de tratamento cirúrgico na DC variam em grau de dificuldade na análise individual de cada caso.

II. As indicações cirúrgicas nos pacientes portadores de DC são basicamente por duas situações: intratabilidade clínica ou complicações da doença (agudas ou crônicas).

III. É um exemplo de indicação cirúrgica o paciente que apresenta efeitos colaterais importantes do tratamento clínico e/ou dificuldade de manutenção do tratamento pela presença de crises de agudização.

IV. As complicações agudas mais frequentes que levam o paciente à necessidade de tratamento cirúrgico são: abscessos, oclusão intestinal e megacólon tóxico.

Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1652997 Medicina
Paciente apresenta distensão abdominal, palidez e taquicardia. Após exames, paciente foi diagnosticado com cálculo renal piélico, de aproximadamente 10mm de diâmetro. Qual a melhor opção terapêutica indicada para este caso?
Alternativas
Q1652998 Medicina
A doença diverticular constitui uma das afecções benignas mais frequentes e ocasiona elevada morbidade para o paciente. Em situações em que o paciente não responde às medidas clínicas conservadoras ou sua condição está se deteriorando, é necessária uma intervenção cirúrgica urgente. Das alternativas a seguir, são indicações cirúrgicas para pacientes com diverticulite, EXCETO:
Alternativas
Q1652999 Medicina
A apendicite aguda é a causa mais comum de dor abdominal aguda que requer intervenção cirúrgica no mundo ocidental. O diagnóstico precoce é essencial para minimizar a morbidade da doença. Em adultos, qual o principal mecanismo de origem da apendicite?
Alternativas
Q1653000 Medicina
De maneira geral, a raquianestesia está potencialmente indicada para qualquer procedimento cirúrgico que possa ser realizado com o bloqueio ofertado pela técnica, sem aumento de morbimortalidade do paciente. Qual das alternativas a seguir apresenta contraindicações absolutas estabelecidas para essa técnica?
Alternativas
Q1653001 Medicina
Paciente instável com trauma cervical penetrante na zona II e presença de grande hematoma expansivo na região. Das alternativas abaixo, qual conduta deve ser adotada?
Alternativas
Q1653002 Medicina
Em pacientes traumatizados hipovolêmicos a hemorragia é a principal causa de morte póstraumática evitável. Nesses casos, é essencial a rápida e precisa avaliação do estado hemodinâmico e alguns elementos clínicos oferecem rápidas e importantes informações. Sobre essa temática, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q1653003 Medicina
O abdome é frequentemente acometido por lesões penetrantes e por traumas fechados.

No trauma abdominal contuso, quais são os órgãos mais comumente afetados?
Alternativas
Q1653004 Medicina
Paciente do sexo feminino, 45 anos, tomografia computadorizada apresenta acentuada distensão líquida do apêndice na fossa ilíaca direita, com espessamento parietal e borramento da gordura adjacente. Qual o provável diagnóstico?
Alternativas
Q1653005 Medicina
Os tumores benignos, ocasionalmente podem crescer muito provocando alterações. Caso seja necessário tratamento, geralmente o paciente é submetido à cirurgia. Qual o tipo mais comum de tumor benigno do fígado?
Alternativas
Q1653006 Medicina
Coledocolitíase é a formação ou presença de cálculos dentro dos ductos biliares. Pode causar cólica biliar, obstrução biliar, pancreatite biliar, ou infecção de ductos biliares (colangite). Das opções abaixo, qual o exame diagnóstico e tratamento de escolha adequados para a coledocolitíase?
Alternativas
Q1653007 Medicina
As supurações perianais são um grupo heterogéneo de doenças, todas elas associadas a uma infecção mais ou menos extensa do períneo. Sobre o correto diagnóstico e tratamento dos abscessos e fístulas anais, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q1653008 Medicina
Hemostasia é um conjunto de manobras manuais ou instrumentais para deter ou prevenir uma hemorragia ou impedir a circulação de sangue em determinado local em um período de tempo. São métodos de hemostasia temporária, EXCETO:
Alternativas
Q1653009 Medicina
Ligadura é o meio mais empregado para se alcançar a hemostasia definitiva. Das alternativas abaixo, qual é o instrumento mais adequado e versátil para realização da ligadura de vasos, oferecendo menor risco de lesão nos tecidos adjacentes?
Alternativas
Q1653010 Medicina
A Polipose Adenomatosa familiar (PAF) é um síndrome hereditária caracterizada pelo aparecimento de centenas a milhares de pólipos adenomatosos no cólon e no recto, com progressão para carcinoma colorectal até à 4ª 5ª década de vida. Qual cirurgia deve ser realizada para que a doença não evolua para carcinoma colorectal?
Alternativas
Q1653011 Medicina
A pancreatite aguda é uma inflamação pancreática que pode determinar síndrome de resposta inflamatória sistêmica acarretando significativa morbidade e mortalidade. Das alternativas a seguir, quais são as causas mais frequentes relacionadas ao desenvolvimento de pancreatite aguda?
Alternativas
Q1653012 Medicina
Para o cirurgião, é de fundamental importância reconhecer as relações anatômicas e identificar corretamente a estrutura do triângulo hepatobiliar (ou triângulo cistepático) em cirurgias de colecistectomia para casos de colelitíase ou colecistite. A correta dissecção cirúrgica é fundamental para evitar lesões especialmente em qual estrutura anatômica?
Alternativas
Q1653013 Medicina
Sobre as atuais diretrizes e recomendações para Prevenção de Infecções de Sítio Cirúrgico (ISSs), assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: A
4: D
5: B
6: C
7: A
8: A
9: B
10: C
11: B
12: C
13: B
14: A
15: A
16: D
17: A
18: B
19: A
20: A