Questões de Concurso Público Prefeitura de Catanduvas - PR 2019 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 10 questões

Q1060462 Fonoaudiologia
Perda auditiva condutiva inicialmente nas frequências baixas, que com a evolução do problema atingem as frequências subsequentes, e com o agravamento, compromete a via óssea e as frequências altas. Com relação ao índice de reconhecimento de fala, encontra-se entre 90 e 100%. A imitânciometria apresenta timpanograma com curva do tipo As e reflexo estapediano ausente. Assinale a alternativa CORRETA sobre a patologia correspondente aos achados audiológicos citados.
Alternativas
Q1060463 Fonoaudiologia
Criança, 5 anos, compareceu à clínica audiológica para avaliação. De acordo com o histórico, não passou no “teste da orelhinha” e a mãe não repetiu o exame na época indicada. Durante a anamnese a mãe referiu que a criança não olha quando chama em diversas situações, não reage à campainha ou ao toque do telefone, além de não responder ordens simples. Durante a avaliação audiológica, a fonoaudióloga realizou os seguinte exames com os respectivos resultados:
- Imitanciometria e pesquisa de reflexos acústicos: curva timpanométrica do tipo A e reflexos acústicos ausentes bilateral. - EOA TE: ausência de respostas bilateral. - EOA DP: presença de resposta bilateral. - SRT à OD em 50 dB e SRT à OE em 55dB.
De acordo com os resultados, assinale a alternativa CORRETA quanto ao laudo sugerido da avaliação:
Alternativas
Q1060464 Fonoaudiologia
Ainda de acordo com o caso acima, a fonoaudióloga encaminhou o resultado dos exames para o ORL, que indicou adaptação de aparelhos auditivos. Selecione a alternativa CORRETA quanto à indicação de aparelhos para a criança:
Alternativas
Q1060465 Fonoaudiologia
É uma depressão longitudinal na mucosa da prega vocal, paralela à borda livre. Pode apresentar ou não alteração de voz, podendo variar entre um sintoma como a fadiga vocal até uma disfonia severa. Assinale a alternativa CORRETA quanto à patologia descrita:
Alternativas
Q1060466 Fonoaudiologia
Ainda sobre a patologia descrita acima, assinale a alternativa CORRETA quanto ao foco da terapia fonoaudiológica neste tratamento:
Alternativas
Q1060467 Fonoaudiologia
Demência é uma doença que acomete o cérebro e evolui gradualmente ao longo dos anos, causa diminuição do raciocínio e memória a tal ponto de interferir nas atividades diárias. Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa CORRETA.
I – Dentre as alterações de linguagem decorrentes da demência, pode se destacar: falta de coerência, descontextualização, não respeito a troca de turnos dos interlocutores, repetição do discurso em vários momentos, diminuição progressiva da compreensão verbal e desorganização temporoespacial. II- Destacando os aspectos da alimentação nessa população, a literatura descreve que 45% dos pacientes apresentam algum grau de dificuldade para engolir. Observa – se progressiva dependência de cuidadores e familiares para a oferta dos alimentos, assim como demora no preparo e mastigação do alimento, que muitas vezes não se finaliza com deglutição (segura ao alimento na boca). O indivíduo pode apresentar tosses, engasgos, pigarros durante as refeições. Em estágios mais avançados nota – se dificuldade com a deglutição da saliva. III- O Fonoaudiólogo é o profissional habilitado para avaliar a deglutição; definir o diagnóstico fonoaudiólogico da fisiopatologia da deglutição; porém não deve solicitar avaliações e exames complementares quando necessário, sendo necessário encaminhar para o médico o fazer; estabelecer o plano terapêutico para tratamento das desordens da deglutição, orientar e prescrever as consistências e volumes de dieta por via oral que sejam seguras aos pacientes com dificuldades.
Alternativas
Q1060468 Fonoaudiologia
O termo disfagia pode se referir tanto à dificuldade de iniciar a deglutição (geralmente denominada disfagia orofaríngea) quanto à sensação de que alimentos sólidos e/ou líquidos estão retidos de algum modo na passagem da boca para o estômago (geralmente denominada disfagia esofágica). Assinale a alternativa CORRETA quanto aos sintomas associados da disfagia orofaríngea:
Alternativas
Q1060469 Fonoaudiologia
Ainda sobre a disfagia orofaríngea, assinale a alternativa CORRETA quanto às causas:
Alternativas
Q1060470 Fonoaudiologia
Disartria é definida como a dificuldade de utilizar os músculos da fala, ou então a fraqueza destes. Embora disartria pareça ser um problema de linguagem, é realmente um problema motor. Pode ser causada por danos no tronco cerebral ou às fibras nervosas que ligam a camada externa do cérebro (córtex cerebral) ao tronco cerebral. Assinale a alternativa CORRETA quanto aos sintomas:
Alternativas
Q1060471 Fonoaudiologia
A Respiração oral é uma adaptação patológica uma vez que pode desencadear uma série de distúrbios. Dentre as características de um respirador oral, pode-se citar:
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: A
5: B
6: A
7: A
8: C
9: A
10: B