Questões de Concurso Público Prefeitura de Lucélia - SP 2019 para Médico Pediatra

Foram encontradas 10 questões

Q1668302 Medicina
A anemia pode ser definida como a redução do número de eritrócitos ou ainda, a diminuição dos valores da hemoglobina e do hematócrito no sangue. Quanto à esta patologia, em termos pediátricos, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1668303 Medicina
Gastroenterite aguda é o quadro clínico resultante da inflamação aguda das mucosas do estômago e intestino, que se resulta em diarreia e vômito e, em alguns casos, acompanhados de dor abdominal e febre. Sobre esta patologia em crianças, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q1668304 Medicina
O Broncoespasmo é o estreitamento do lume brônquico, como consequência da contração da musculatura dos brônquios, levando a dispneia, dor torácica ou tosse. Considere as seguintes causas e em seguida, assinale a alternativa que apresenta causas possíveis para o broncoespasmo:

I - Inflamação dos brônquios.
II – Asma.
III – Hemorragias.
IV – Asma.
V - Corpo estranho.
Alternativas
Q1668305 Medicina
Os traumatismos representam uma das principais causas, evitáveis, de morbidade e mortalidade pediátricas. Com relação a esta temática, em termos pediátricos, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1668306 Medicina
A infecção do trato urinário (ITU) consiste na multiplicação de bactérias no aparelho urinário. Com relação à esta patologia pediátrica, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1668307 Medicina
As queimaduras em crianças representam um dos acidentes domésticos mais frequentes. Além de ser importante causa de morbidade, com internamentos hospitalares prolongados, podem deixar sequelas permanentes num número significativo de crianças. Sobre este tema, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1668308 Medicina
A otite média aguda (OMA) é uma das patologias infecciosas mais ocorrentes na pediatria. Os fatores de risco da OMA podem depender da própria criança ou ser determinados por fatores ambientais. Com relação a esta patologia, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1668309 Medicina
A hipertensão arterial apresenta alta prevalência na população brasileira, influenciando na gênese de doenças cerebrovasculares e coronarianas, insuficiência cardíaca e doenças vasculares. Sobre a hipertensão arterial infantil, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q1668310 Medicina
Intoxicação aguda (IA) e intoxicação exógena aguda (IEA) são designações de uma condição patológica consequente à exposição aguda de um ser vivo a qualquer substância externa. Sobre esta patologia em crianças, considere as seguintes afirmações e assinale, ao final, a alternativa CORRETA:

I - Em geral, a gravidade da intoxicação decorre da ingestão quantidades de substâncias com baixo valor de dose letal 50 (DL50), mas passíveis de acarretar lesões.

II - O uso de acetaminofeno ou paracetamol, bastante utilizado na ação antitérmica e analgésica, em doses maiores que 140 mg/kg em crianças podem causar disfunção hepática.

III - Os princípios terapêuticos gerais para tratamento da IA devem seguir 3 objetivos: manter os sinais vitais, prevenir a absorção de tóxico e utilizar a terapia especifica contra o tóxico e seus efeitos.
Alternativas
Q1668311 Medicina
Ao realizar o exame físico ortopédico na criança, deve-se realizar, dentre outros procedimentos, a inspeção estática, inspeção dinâmica, palpação, mobilidade articular e testes especiais. Quanto a esses procedimentos, todas as alternativas a seguir estão corretas, EXCETO que:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: A
4: B
5: C
6: A
7: B
8: B
9: A
10: C