Questões de Concurso Público Prefeitura de Taubaté - SP 2020 para Enfermeiro

Foram encontradas 20 questões

Q1725082 Saúde Pública
Conforme a Lei Orgânica da Saúde 8080, de 19 de setembro de 1990 e suas alterações. Art. 5º São objetivos do Sistema Único de Saúde SUS: Assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1725083 Saúde Pública
Segundo a Lei Orgânica da Saúde 8080, de 19 de setembro de 1990 e suas alterações, leia os contextos abaixo: [1] As ações desenvolvidas pela Fundação das Pioneiras Sociais e pelo Instituto Nacional do Câncer, supervisionadas pela direção nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), permanecerão como referencial de prestação de serviços, formação de recursos humanos e para transferência de tecnologia.[2] A gratuidade das ações e serviços de saúde fica preservada nos serviços públicos contratados, ressalvando-se as cláusulas dos contratos ou convênios estabelecidos com as entidades privadas.
Alternativas
Q1725084 Saúde Pública
Sobre Lei Orgânica da Saúde 8080, de 19 de setembro de 1990 e suas alterações. Analise as afirmativas abaixo: I- Os serviços privados de assistência à saúde caracterizam-se pela atuação, por iniciativa própria, de profissionais liberais, legalmente habilitados, e de pessoas jurídicas de direito privado na promoção, proteção e recuperação da saúde. II- A assistência à saúde é livre à iniciativa pública. III- Na prestação de serviços privados de assistência à saúde, serão observados os princípios éticos e as normas expedidas pelo órgão de direção do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto às condições para seu funcionamento. Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1725085 Saúde Pública
Conforme a Lei Orgânica da Saúde 8080, de 19 de setembro de 1990 e suas alterações. Art. 32. São considerados de outras fontes os recursos provenientes de: Assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1725086 Saúde Pública
Referente a Política Nacional de Atenção Básica Art. 9º Compete às Secretarias Estaduais de Saúde e ao Distrito Federal a coordenação do componente estadual e distrital da Atenção Básica, no âmbito de seus limites territoriais e de acordo com as políticas, diretrizes e prioridades estabelecidas, sendo responsabilidades dos Estados e do Distrito Federal: Marque verdadeiro ou falso: ( ) pactuar, na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e Colegiado de Gestão no Distrito Federal, estratégias, diretrizes e normas para a implantação e implementação da Política Nacional de Atenção Básica vigente nos Estados e Distrito Federal. ( ) destinar recursos estaduais para compor o financiamento tripartite da Atenção Básica, de modo regular e automático, prevendo, entre outras formas, o repasse fundo a fundo para custeio e investimento das ações e serviços. ( ) ser corresponsável pelo monitoramento das ações de Atenção Básica nos municípios. ( ) analisar os dados de interesse estadual gerados pelos sistemas de informação, utilizá-los no planejamento e divulgar os resultados obtidos. Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1725087 Saúde Pública
Segundo a Política Nacional de Atenção Básica, a respeito das Unidade Odontológica Móvel Recomenda-se veículo devidamente adaptado para a finalidade de atenção à saúde bucal, equipado com: Assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1725088 Saúde Pública
Segundo a Política Nacional de Atenção Básica sobre as Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS): Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1725089 Saúde Pública
Conforme a Política Nacional de Atenção Básica sobre as equipes de atenção básica para populações específicas, leia os contextos abaixo: [1] Todos os profissionais do SUS e, especialmente, da Atenção Básica são responsáveis pela atenção à saúde de populações que apresentem vulnerabilidades sociais específicas e, por consequência, necessidades de saúde específicas, assim como pela atenção à saúde de qualquer outra pessoa. Isso porque a Atenção Básica possui responsabilidade direta sobre ações de saúde em determinado território, considerando suas singularidades, o que possibilita intervenções mais oportunas nessas situações específicas, com o objetivo de ampliar o acesso à RAS e ofertar uma atenção integral à saúde. [2] Assim, toda equipe de Atenção Básica deve realizar atenção à saúde de populações específicas. Em algumas realidades, contudo, ainda é possível e necessário dispor, além das equipes descritas anteriormente, de equipes adicionais para realizar as ações de saúde à populações específicas no âmbito da Atenção Básica, que devem atuar de forma integrada para a qualificação do cuidado no território. Aponta-se para um horizonte em que as equipes que atuam na Atenção Básica possam incorporar tecnologias dessas equipes específicas, de modo que se faça uma transição para um momento em que não serão necessárias essas equipes específicas, e todas as pessoas e populações serão acompanhadas pela eSF.
Alternativas
Q1725090 Saúde Pública
Segundo a Política Nacional de Atenção Básica Para operacionalizar a atenção à saúde das comunidades ribeirinhas dispersas no território de abrangência, a eSFR receberá incentivo financeiro de custeio para logística, que considera a existência das seguintes estruturas: Assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Q1725091 Saúde Pública
Conforme a Política Nacional de Atenção Básica sobre as Atribuições do ACS, analise as afirmativas abaixo: I - Trabalhar com adscrição de indivíduos e famílias em base geográfica definida e cadastrar todas as pessoas de sua área, mantendo os dados atualizados no sistema de informação da Atenção Básica vigente, utilizando-os de forma sistemática, com apoio da equipe, para a análise da situação de saúde, considerando as características sociais, econômicas, culturais, demográficas e epidemiológicas do território, e priorizando as situações a serem acompanhadas no planejamento local. II - Utilizar instrumentos para a coleta de informações que apoiem no diagnóstico demográfico e sociocultural da comunidade. III - Registrar, para fins de planejamento e acompanhamento das ações de saúde, os dados de nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde, garantido o sigilo ético. IV - Desenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população adscrita à UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos sociais ou coletividades. Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1725092 Saúde Pública
Segundo a Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017,art. 3º São Princípios e Diretrizes do SUS e da RAS a serem operacionalizados na Atenção Básica: São Diretrizes EXCETO:
Alternativas
Q1725093 Saúde Pública

Conforme a Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, leia os contextos abaixo:

[1] A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) é resultado da experiência acumulada por um conjunto de atores envolvidos historicamente com o desenvolvimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), como movimentos sociais, população, trabalhadores e gestores das três esferas de governo. Esta Portaria, conforme normatização vigente no SUS, que define a organização em Redes de Atenção à Saúde (RAS) como estratégia para um cuidado integral e direcionado às necessidades de saúde da população, destaca a Atenção Básica como primeiro ponto de atenção e porta de entrada preferencial do sistema, que deve ordenar os fluxos e contrafluxos de pessoas , produtos e informações em todos os pontos de atenção à saúde.[2] Esta Política Nacional de Atenção Básica tem na Saúde da Família sua estratégia prioritária para expansão e consolidação da Atenção Básica. Contudo reconhece outras estratégias de organização da Atenção Básica nos territórios, que devem seguir os princípios e diretrizes da Atenção Básica e do SUS, configurando um processo progressivo e singular que considera e inclui as especificidades locorregionais, ressaltando a dinamicidade do território e a existência de populações específicas, itinerantes e dispersas, que também são de responsabilidade da equipe enquanto estiverem no território, em consonância com a política de promoção da equidade em saúde.

Alternativas
Q1725094 Saúde Pública
Conforme a Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, sobre os tipos de unidades e equipamentos de Saúde, sobre as Unidade Básica de Saúde Fluvial Recomenda-se os seguintes ambientes: Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1725095 Saúde Pública
Sobre a Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, é fundamental que o processo de trabalho na Atenção Básica se caracteriza por responsabilização sanitária:
Alternativas
Q1725096 Saúde Pública
Segundo a Política Nacional de Regulação do Sistema Único de Saúde - SUS.Art. 2º - As ações de que trata a Política Nacional de Regulação do SUS estão organizadas em três dimensões de atuação, necessariamente integradas entre si: Com base nessa informação leia os contextos abaixo: [1] Regulação de Sistemas de Saúde: tem como objeto os sistemas municipais, estaduais e nacional de saúde, e como sujeitos seus respectivos gestores públicos, definindo a partir dos princípios e diretrizes do SUS, macrodiretrizes para a Regulação da Atenção à Saúde e executando ações de monitoramento, controle, avaliação, auditoria e vigilância desses sistemas; [2] Regulação da Atenção à Saúde: exercida pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, conforme pactuação estabelecida no Termo de Compromisso de Gestão do Pacto pela Saúde; tem como objetivo garantir a adequada prestação de serviços à população e seu objeto é a produção das ações diretas e finais de atenção à saúde, estando, portanto, dirigida aos prestadores públicos e privados, e como sujeitos seus respectivos gestores públicos, definindo estratégias e macrodiretrizes para a Regulação do Acesso à Assistência e Controle da Atenção à Saúde, também denominada de Regulação Assistencial e controle da oferta de serviços executando ações de monitoramento, controle, avaliação, auditoria e vigilância da atenção e da assistência à saúde no âmbito do SUS. Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1725097 Saúde Pública
Conforme a Política Nacional de Regulação do Sistema Único de Saúde - SUS.art. 6º - Os processos de trabalho que compõem a Regulação do Acesso à Assistência serão aprimorados ou implantados de forma integrada, em todos as esferas de gestão do SUS, de acordo com as competências de cada esfera de governo. Com base nessa informação leia as afirmativas abaixo: I- As áreas técnicas de regulação, controle e avaliação deverão construir conjuntamente as estratégias de ação e de intervenção necessárias à implantação desta Política, dos processos de trabalho, bem como captação, análise e manutenção das informações geradas. II- As informações geradas pela área técnica da regulação do acesso servirão de base para o processamento da produção, sendo condicionantes para o faturamento, de acordo com normalização específica da União, dos Estados e dos Municípios. III- Os processos de autorização de procedimentos como a Autorização de Internação Hospitalar - AIH e a Autorização de Procedimentos de Alta Complexidade - APAC serão totalmente integrados às demais ações da regulação do acesso, que fará o acompanhamento dos fluxos de referência e contra-referência baseado nos processos de programação assistencial. Assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Q1725098 Saúde Pública
Referente Política Nacional de Regulação do Sistema Único de Saúde – SUS, Art. 9º - O Complexo Regulador é a estrutura que operacionaliza as ações da regulação do acesso, podendo ter abrangência e estrutura pactuadas entre gestores, conforme os seguintes modelos: Com base nessa informação assinale a alternativa que refere-se ao Complexo Regulador Estadual:
Alternativas
Q1725099 Saúde Pública

De acordo com o Plano Nacional de Saúde 2016- 2019, assinale alternativa que refere-se a Objetivo 04.

Alternativas
Q1725100 Saúde Pública
Segundo o Plano Nacional de Saúde 2016-2019 leia os contexto abaixo: [1] A Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência faz parte do Programa Viver sem Limite, com atuação multisetorial, lançado ao final de 2011. O seu “Eixo Cuidado” é da responsabilidade do MS. [2] Esta linha de ação do Plano Viver sem Limite é composta por um eixo da atenção que contempla o atendimento odontológico, a reabilitação, a implantação de oficinas ortopédicas, a triagem neonatal, incluindo os testes do pezinho, da orelhinha e do olhinho, englobando a atenção para todos os tipos de deficiência: auditiva, física, visual, intelectual, ostomia e múltiplas deficiências. Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1725101 Saúde Pública
Conforme o Plano Nacional de Saúde 2016-2019, sobre o sistema Brasileiro de Transplantes leia as afirmativas abaixo: I- O Sistema Brasileiro de Transplantes é líder em crescimento na América Latina e no mundo em doadores efetivos nos últimos quatro anos. Em relação ao número de doadores efetivos, considerando a população estimada pelo IBGE, alcançamos 6,60 doadores efetivos por milhão de população no primeiro semestre de 2015. II- O número de transplantes de órgãos sólidos realizados no SUS dobrou em 2014 em relação ao ano de 2002, passando de 5.266 para 10.677, considerando tanto os transplantes de células e tecidos, quanto de órgãos. A porcentagem de aceitação em relação à autorização familiar para a doação alcançou 58% em 2014. III- O Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), alcançou em 2015 mais de 3,7 milhões de doadores cadastrados, sendo o terceiro maior registro mundial de doadores voluntários de medula óssea. A evolução sustentada no número de doadores e do número total de transplantes de órgãos se deve à manutenção dos investimentos feitos pelo Governo Federal na estruturação do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) e na capacitação dos atores envolvidos, bem como às campanhas anuais de sensibilização promovidas para despertar a solidariedade das famílias. Assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: C
4: D
5: C
6: D
7: B
8: C
9: C
10: C
11: D
12: C
13: A
14: A
15: C
16: C
17: A
18: C
19: C
20: C