Questões de Concurso Público Prefeitura de Passagem Franca do Piauí - PI 2016 para Cirurgião Dentista

Foram encontradas 9 questões

Q2763184 Odontologia

Exame radiográfico intraoral comumente utilizado para pesquisa e/ou localização de corpos estranhos, raízes residuais ou supranumerários em pacientes edêntulos e, ainda, para a delimitação e localização de grandes áreas patológicas na mandíbula ou maxila:

Alternativas
Q2763188 Odontologia

Quanto ao uso de fluoretos, marque a alternativa que relaciona CORRETAMENTE o método de utilização do flúor e a sua recomendação.

Alternativas
Q2763192 Odontologia

A clorexidina (CHX) é um agente antimicrobiano largamente utilizado na Odontologia. Seu mecanismo de ação antibacteriana é baseado na atração iônica entre a CHX e a membrana celular bacteriana. Tem a capacidade de desorganizar o metabolismo bacteriano (precipitação e coagulação das proteínas), o que lhe confere um potencial bactericida (VALE & ROLIM, 2015). Assim, sobre a clorexidina é CORRETO afirmar:

Alternativas
Q2763203 Odontologia

No cotidiano da clínica odontológica pode-se observar a ocorrência de opacidades e/ou defeitos no esmalte dentário. Um desses agravos à estrutura do esmalte dentário é caracterizado por um defeito qualitativo do esmalte, em que opacidades demarcadas e assimétricas são observadas clinicamente. O esmalte afetado é mais poroso e frequentemente pode ocasionar desintegração pós-eruptiva, principalmente pela influência das forças mastigatórias, deixando a dentina desprotegida e favorecendo o desenvolvimento de lesões cariosas. Raramente os dentes são igualmente comprometidos (LIMA et al, 2015). A descrição refere-se à:

Alternativas
Q2763208 Odontologia

O Tratamento Restaurador Atraumático (ART) tem sido proposto como alternativa de manejo da cárie dentária em locais onde não é possível a execução de restaurações convencionais, com o objetivo de diminuir o número de exodontias (MOURA et al, 2015). Sobre ART é CORRETO afirmar:

Alternativas
Q2763215 Odontologia

Paciente do gênero masculino, 18 anos, procura o cirurgião-dentista com queixa de dor intensa, contínua e pulsátil na região do elemento 47. Ao examinar clinicamente, o profissional observa que o elemento referido possui uma restauração com infiltração marginal. Além disso, o paciente responde negativamente ao teste de percussão e positivamente aos testes de frio (muito sensível) e calor (sensível). Não apresenta edema e, radiograficamente, não há aumento aparente do espaço periodontal. O quadro descrito refere-se à:

Alternativas
Q2763219 Odontologia

Paciente do gênero feminino, 8 anos de idade, sofreu um traumatismo no elemento 21 e foi levada imediatamente ao consultório odontológico. O cirurgião-dentista observou que o dente não apresentava fratura coronária, sem sinais de mobilidade ou sangramento no sulco gengival, lábios e mucosas preservados, porém o dente em questão estava sensível ao toque. O exame radiográfico mostrou-se normal. De acordo com a descrição, qual o tipo de lesão a paciente sofreu?

Alternativas
Q2763222 Odontologia

Anestésico do grupo éster empregado apenas como anestésico tópico ou de superfície:

Alternativas
Q2763251 Odontologia

Analise as sentenças a seguir:


I. É possível o atendimento do paciente com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Atenção Básica, entretanto o condicionamento desse paciente é necessário. A utilização de uma abordagem lúdica é uma excelente estratégia de manejo. Assim, dependendo do grau e do comportamento da pessoa com autismo, jogos de encaixe, por exemplo, poderão nos dizer até que ponto a pessoa permite interação. As aproximações deverão ser sucessivas e continuadas, até que os profissionais ganhem a confiança do paciente.

II. Alguns pacientes com paralisia cerebral podem apresentar deglutição atípica ou, até mesmo, alterações musculares importantes que dificultam a deglutição. Para esses casos, recomenda-se que o paciente seja posicionado na cadeira odontológica em decúbito lateral, para que a saliva e a água da turbina de alta rotação possam escoar, diminuindo o risco de broncoaspiração. É extremamente recomendável que a equipe trabalhe com um bom sugador de saliva ou, de preferência, com um aspirador de alta potência.

III. O tratamento odontológico do paciente com síndrome de Down deve ser planejado levandose em consideração possíveis comorbidades associadas à síndrome como, por exemplo: malformações cardiovasculares, deficiência imunológica e hipotonia muscular.


Sobre o manejo dos pacientes com deficiência na clínica odontológica é CORRETO afirmar:

Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: E
5: D
6: C
7: E
8: A
9: D