Questões de Concurso Público Prefeitura de Santana de Parnaíba - SP 2012 para Enfermeiro
Foram encontradas 24 questões
Sobre o colostro assinale V (Verdadeiro) e F (Falso).
( ) Nos primeiros dias após o parto, é produzido o colostro e sua produção permanece ainda por cerca de 14 dias.
( ) Apresenta-se como um líquido espesso, de coloração amarelada e baixa densidade.
( ) O volume no início varia de 2 a 20ml em cada mamada, totalizando 50 a 100ml/dia, sendo suficiente para satisfazer as necessidades do lactente.
( ) O colostro produz 100kcal/100ml, 5g/ml de lipídios, 5,7g/100ml de lactose e 2,3g/100ml de proteínas, cerca de três vezes mais em relação ao leite maduro.
( ) As vitaminas lipossolúveis encontram-se em alta concentração, especialmente o beta-caroteno, o qual confere ao colostro a coloração amarelada.
( ) Observa-se a concentração de IgA, cerca de 3,2g/100ml e de lactoferrina que, juntamente à grande quantidade de linfócitos e macrófagos, confere uma ação de proteção ao recém-nascido em relação aos contaminantes do meio ambiente.
A sequência correta é
Analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta em relação aos procedimentos com as mamas e mamilos.
I. O uso de sutiã é necessário para manter a mama sempre elevada, prevenindo possíveis acotovelamentos de ductos e sua troca deve ser diária. Não é necessário um sutiã específico para amamentação. O importante é que ele sustente bem a mama e que, na hora em que a mulher for amamentar, ele permita deixar a mama livre. Não é recomendado o uso de sutiã com suporte, pois pode dificultar a saída do leite, bloqueando os ductos.
II. Banho de sol nos mamilos continua recomendado pela manhã, entre 8 e 10h, ou à tarde após as 16h, por 5 a 15 minutos, com objetivo de aumentar a resistência da região mamilo-areolar.
III. A lubrificação da região mamilo-areolar deve ser feita somente com o leite materno.
IV. Durante o período da apojadura, após amamentar a mãe deve proceder à palpação da mama. Caso encontre pontos dolorosos, retirar o excesso de leite por ordenha manual da região ampolar.
V. Depois de amamentar, a mãe deve proceder à palpação em ambas as mamas, mesmo a que não foi amamentada. Se estiverem pesadas e com pontos de dor, retirar o excesso de leite até o ponto de conforto, ou seja, até o desaparecimento da dor.
VI. Entre as mamadas, deve ser feita a palpação das mamas com objetivo de identificar regiões dolorosas, com acúmulo de leite. Caso isto ocorra, a mãe deve amamentar a criança, se esta o desejar, e proceder ao esvaziamento do excesso até o ponto de conforto.
É correto o que se afirma em
É um processo inflamatório, geralmente unilateral da glândula mamária, seguido ou não por infecção, causada geralmente pelo Staphylococcus Aureus, Stapylococcus Epidermides, Streptococcus e outros, que penetram na mama por meio dos poros ou traumas mamilares. A estase láctea desencadeia aumento da pressão intraductal com consequentes achatamento das células alveolares e, com isso, formação de espaços entre as células. Por esse espaço passam alguns componentes do plasma para o leite, principalmente imunoproteínas e sódio e, a partir daí, passam do leite para o tecido intersticial, particularmente as citocinas, que induzem uma resposta inflamatória com envolvimento do tecido conjuntivo interlobular na maioria das vezes. Estas três situações (estase láctea, resposta inflamatória e dano tecidual) favorecem a instalação de uma infecção.
Trata-se do(a)
Alguns fármacos acarretam efeitos sobre o feto e recémnascido. Relacione as colunas abaixo.
Coluna 1
(1) Tetraciclina
(2) Sulfato de Magnésio
(3) Cloroquina
(4) Eritromicina
Coluna 2
( ) flacidez, letargia e depressão neonatal.
( ) óbito, surdez, hemorragia retiniana.
( ) lesão hepática.
( ) descoloração dos dentes, hipoplasia do esmalte, inibição do crescimento ósseo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Analise as proposições abaixo sobre a assistência neonatal imediata.
I. Limpar as secreções da boca e narinas do recém-nascido, com gaze, após a expulsão da cabeça.
II. Passar um cateter através do esôfago até o estômago e aspirar o conteúdo gástrico (exclui atresia de esôfago).
III. Pinçar o cordão após a cessação dos batimentos ou nos primeiros 10 minutos de vida. A seguir, seccioná-lo e realizar a laqueadura entre 2,5 a 5 cm do abdome do RN.
IV. Avaliar a vitalidade de acordo com a escala de Apgar, no 1º e no 10º minutos.
V. Colocar o RN em berço aquecido e em posição de Trendelenburg modificada, para manter a temperatura e ajudar a drenagem de muco e líquido da cavidade oronasal.
VI. Limpar as pálpebras com algodão ou gaze umedecidos em água destilada.
É correto o que se afirma em
A anestesia raquidiana é bastante utilizada pela facilidade técnica e início de ação imediato. Ela é especialmente utilizada em situações emergenciais. Está indicada no final do primeiro e durante o terceiro períodos do trabalho de parto. Assinale V(verdadeiro) e F(falso).
( ) A hipotensão é uma complicação frequente, por isso é aconselhável a hidratação com 500 a 700ml de solução eletrolítica, com Ringer Lactato, antes do início do bloqueio e deslocamento do útero pra a esquerda até a extração fetal.
( ) Posicionamento da paciente em ou posição de Buda ou posição lateral, na mesa da cirurgia.
( ) Punção entre L1-L2 ou L2-L3, com agulha descartavel de menor calibre disponível.
( ) Após refluxo de líquor, administra-se 0,3 a 5,0 ml de bupivacaína pesada a 0,5%. Se optar por lidocaína a 5%, a dose preconizada é de 70mg.
( ) Rápida correção da hipotensão arterial com vasopressor, sempre que a queda da pressão arterial for maior que 20% do nivel de controle.
( ) Infusão de oxitócico após o nascimento.
A sequência correta é