Questões de Concurso Público Prefeitura de Santana de Parnaíba - SP 2023 para Médico - Cardiologista Infantil
Foram encontradas 23 questões
I. Doença infectocontagiosa, com agente etiológico Mycobacterium leprae, sendo um bacilo álcool-ácido.
II. Infecta os nervos periféricos, em especial as células de Sertoli.
III. A doença acomete principalmente os nervos superficiais da pele, mas também pode afetar os olhos e órgãos internos.
É correto o que se afirma em
( ) Coarctação de aorta é cardiopatia congênita cianótica. ( ) Tetralogia de Fallot é cardiopatia congênita cianótica. ( ) anomalia de Ebstein é cardiopatia congênita acianótica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
I. insuficiência cardíaca. II. embolização paradoxal. III. doença vascular pulmonar irreversível.
É correto o que se afirma em
I. Ocupa uma das primeiras posições quanto à sua frequência entre as anomalias estruturais comuns.
II. Na forma infantil, observa-se hipoplasia tubular do arco aórtico proximal a um PCA, que é quase sempre sintomático no início da infância.
III. Na forma adulta, existe um discreto pregueamento semelhante a uma crista na aorta, exatamente oposto ao canal arterial fechado (ligamento arterial).
É correto o que se afirma em
( ) As crianças são, em sua maioria, assintomáticas, e a doença pode não ser detectada até a vida adulta. Tipicamente, ocorre hipertensão nas extremidades superiores; entretanto, são observados pulsos fracos e menor pressão arterial nas extremidades inferiores.
( ) A dilatação por balão é a técnica de escolha em muitos centros, sendo a cirurgia reservada aos casos com hiperplasia de arco.
( ) A técnica cirúrgica de anastomose término-terminal estendida é a mais favorável; a ampliação com retalho é reservada para casos em que há hiperplasia significativa do arco.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
I. O teste ergoespirométrico para avaliação da capacidade cardiopulmonar oferece dados como medida direta do consumo máximo de oxigênio, eficiência ventilatória, resposta pressórica, resposta cronotrópica e eventual desencadeamento de arritmias ao esforço. Testes repetidos costumam ser usados para comparações no seguimento de longo prazo, a fim de avaliar risco e definir necessidade ou não de intervenção.
II. O holter é especialmente útil para a avaliação de artérias coronárias e colaterais, anomalias arteriovenosas e doenças parenquimatosas pulmonares.
III. A ressonância magnética é especialmente útil para avaliações volumétricas e detecção de fibrose miocárdica. Tem sido usualmente indicada em quantificação de volume e função ventricular de VD em tetralogia de Fallot e VD sistêmico, quantificação de insuficiência pulmonar, avaliação de aneurismas, estenoses e dissecção em artérias pulmonar e aorta, além de avaliação de alterações venosas pulmonares ou sistêmicas.
É correto o que se afirma em