Questões de Concurso Público ISGH 2019 para Médico Anestesiologista
Foram encontradas 16 questões
I. Na frase: “Não sabemos o porque de tanta violência na cidade”, a palavra destacada está escrita corretamente; II. A palavra têm, 3ª pessoa do plural, a forma verbal pôde, na 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo e o verbo pôr são exemplos de palavras que não perderam o acento diferencial após a reforma ortográfica; III. Em um texto há o predomínio da função conativa quando o objetivo é persuadir o leitor. Tal função está centralizada no receptor; IV. Na frase “Batiam oito horas quando ele acordou”, a concordância verbal está correta.
Assinale a opção correta:
I. Auxiliar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador. II. Participar da formulação da política e da execução das ações de saneamento básico. III. Controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos.
Estão corretos:
( ) Entre as atribuições do SUS, estão incluídas as ações de vigilância sanitária e epidemiológica e as de saúde do trabalhador; ( ) Conforme legislação do SUS, constitui competência exclusiva da União a realização de operações externas de natureza financeira de interesse da saúde, autorizadas pelo Senado Federal; ( ) O SUS pode recorrer aos serviços prestados pela iniciativa privada quando suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de determinada área, sempre por intermédio de entidades filantrópicas sem fins lucrativos.
Marque a alternativa que corresponde a sequência correta de cima para baixo:
I. É essencial investigar experiências anteriores de anestesia, incluindo condições do despertar, histórico de consciência intraoperatória, ocorrência de dor, náuseas e vômitos, dados estes que precisam ser registrados para o planejamento ao final da consulta; II. A idade isoladamente pode ser critério para solicitação de um eletrocardiograma; III. Alimentos sólidos devem ser proibidos por 12 horas antes das cirurgias eletivas em adultos e crianças; IV. O exame de urina não está indicado, a menos que seja em procedimentos específicos, como procedimentos urológicos e implantes de próteses.
Estão corretas:
I. Os fatores que costumam diminuir o débito no período pós-operatório imediato são a redução da pré-carga e da contratilidade do miocárdio; II. O edema de traqueia é reconhecido pela presença de estridor durante a respiração e pode ocorrer após manipulação cirúrgica por pressão exagerada do balonete, tração inadvertida durante a cirurgia e reação alérgica; III. O edema agudo de pulmão após cirurgia não cardíaca é um evento comum e sua etiologia está ligada à hipohidratação durante a cirurgia; IV. O tratamento da atelectasia é prolongado e pode durar até sete dias e ele consiste em fisioterapia, incentivando-se o paciente a inspirar profundamente e tossir, espirometria de incentivo e outras medidas.
Estão corretas:
( ) Todas as gestantes devem passar por uma avaliação pré-anestésica independentemente da via de parto planejada ou da técnica anestésica indicada; ( ) Os dois maiores riscos relacionados ao manejo da via aérea da gestante são falha de intubação orotraqueal e aspiração broncopulmonar; ( ) A analgesia de parto neuroaxial, capaz de reduzir a dor materna e consequentemente diminuir a hiperventilação e o consumo de O2, é benéfica tanto para a gestante quanto para o feto; ( ) As gestantes necessitam de doses 50% maiores de anestésicos locais (ALs);
A sequência correta de cima para baixo é:
I. Entre os objetivos específicos da avaliação préanestésica do paciente neurocirúrgico estão: identificar a doença neurológica que pode afetar o manejo anestésico, reconhecer e tratar processos patológicos preexistentes e avaliar a farmacoterapia e possíveis interações; II. Em geral, os pacientes com tumores ou metástases cerebrais usam dexametasona, que atua bem no edema vasogênico peritumoral, sugere-se assim que se administre uma dose prévia à indução anestésica em razão da possível inibição do córtex suprarrenal ocasionada pela terapia exógena; III. Nos casos de TCE grave, a paralisia do nervo motor ocular comum (III nervo) é altamente sugestiva de hérnia tentorial ipsilateral à massa expansiva; IV. A respiração representa um ato integrado correlacionando vários níveis anatômicos do SNC, as lesões pontinas devem mostrar padrão respiratório irregular, e as do bulbo, respiração apnêustica;
Estão corretas:
( ) Para o transplante de pulmão, somente pode ser utilizada a anestesia venosa total; ( ) Está indicada a profilaxia com um antimicrobiano de amplo espectro, variando conforme o serviço e a colonização específica de determinados receptores; ( ) Os antifibrinolíticos são usados nos casos com alto risco de sangramento, como no retransplante, no paciente com pleurodese prévia e quando há necessidade de suporte extra-corpóreo; ( ) De todos os fármacos vasodilatadores pulmonares, o óxido nítrico (NO) foi, e ainda é, o mais utilizado, estudado e experimentado no transplante de pulmão.
I. O uso de monitorização invasiva da pressão arterial é consenso na grande maioria dos procedimentos cirúrgicos cardíacos; II. A monitorização da função cerebral é obrigatória durante a cirurgia cardíaca; III. A Medicação pré-anestésica em geral é realizada com um benzodiazepínico, como o bromazepam; IV. Após a intubação traqueal, a anestesia pode ser mantida com agentes inalatórios ou venosos e há uma tendência ao uso de agentes inalatórios pelo seu potencial efeito cardioprotetor.
Estão corretas:
I. Antecipar a via aérea difícil; II. Usar agentes anestésicos ultracurtos; III. Dar preferência ao uso de opioides; IV. Garantir a reversão completa do bloqueio neuromuscular ao extubar.
Estão corretas: