Questões de Concurso Público ISGH 2019 para Médico Endoscopia Digestiva
Foram encontradas 30 questões
QUADRILHA
João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história.
Carlos Drummond de Andrade
O elemento coesivo “que” repetido várias vezes na primeira parte do poema, pode ser classificado como:
QUADRILHA João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém.
João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história.
As vírgulas na segunda parte do poema são usadas para:
Analise as informações sobre alguns conteúdos da Gramática Normativa:
I. Na frase: “Não sabemos o porque de tanta violência na cidade”, a palavra destacada está escrita corretamente;
II. A palavra têm, 3ª pessoa do plural, a forma verbal pôde, na 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo e o verbo pôr são exemplos de palavras que não perderam o acento diferencial após a reforma ortográfica;
III. Em um texto há o predomínio da função conativa quando o objetivo é persuadir o leitor. Tal função está centralizada no receptor;
IV. Na frase “Batiam oito horas quando ele acordou”, a concordância verbal está correta.
Assinale a opção correta:
I. Auxiliar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador. II. Participar da formulação da política e da execução das ações de saneamento básico. III. Controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos.
Estão corretos:
I. A maioria dos procedimentos endoscópicos exige jejum de 6 a 8 horas, tempo necessário para o esvaziamento gástrico; II. A maioria das medicações pode ser mantida e geralmente ingerida com pequena quantidade de água; III. No geral, a maioria dos procedimentos endoscópicos exige antibioticoprofilaxia, porém para pacientes submetidos à endoscopia por sangramento varicoso ou gastrostomia endoscópica percutânea ela é contraindicada.
Estão corretas:
( ) O Manitol é laxativo osmótico derivado da manose que, quando administrado via oral como solução hipertônica, é absorvido no trato gastrointestinal; ( ) O Polietilenoglicol (PEG), por ser osmoticamente neutro, reduz risco de distúrbios hidroeletrolíticos, tornando-o mais seguro, porém, o volume necessário para limpeza adequada do cólon é cerca de 4 L, o que dificulta seu uso em alguns pacientes, como idosos, crianças e indivíduos com sequelas ou distúrbios neurológicos; ( ) O Fosfato de sódio (fosfossoda) tem melhor tolerância dado seu menor volume necessário para preparo adequado (cerca de 200 mL), apresentando ótimos resultados; ( ) O Manitol deve ser evitado em pacientes com doenças renais, pois as alterações hidroeletrolíticas mais associadas são hiperfosfatemia e hipocalcemia assintomáticas.
A sequência correta de cima para baixo:
I. O controle endoscópico não é necessário; II. A incidência de carcinoma epidermoide é a complicação mais comum; III. Os pacientes que mais provavelmente apresentam EB são homens brancos acima de 50 anos com história de refluxo gastroesofágico (RGE) há mais de 10 anos.
Estão corretas:
( ) Nas varizes de esôfago, os cateteres são utilizados para a injeção intravasal de soluções esclerosantes, induzindo à trombose do vaso e parando o sangramento; ( ) Nas varizes de esôfago, a ligadura elástica parece ser o tratamento-padrão no tratamento profilático e apresenta excelentes resultados no tratamento de urgência de hemorragias varicosas; ( ) Comparada com a injeção de cianoacrilato, a ligadura elástica de varizes gástricas tem maiores taxas de controle de sangramento e menores taxas de ressangramento.
A sequência correta de cima para baixo:
I. O preparo para a passagem de sonda nasoenteral é similar ao exame de endoscopia padrão e requer um jejum mínimo de 6 horas; II. O endoscópio é utilizado para direcionar corretamente a passagem da sonda nasoenteral, desde a altura da hipofaringe, evitando a sua entrada inadvertida na traqueia e ao longo de sua progressão no esôfago até o local desejado, em geral o estomago; III. No método Drag and pull uma sonda de menor calibre é passada diretamente através do canal de trabalho e requer endoscópio terapêutico; IV. O uso do fio-guia está indicado em casos de estenose ou neoplasias suboclusivas que não permitem a passagem da sonda acoplada ao aparelho ou que impedem completamente a progressão do endoscópio.
Estão corretas:
( ) Pacientes com alto risco de sangramento beneficiamse de endoscopia realizada em até 36 horas após a apresentação clínica; ( ) Em pacientes de alto risco com instabilidade hemodinâmica, bem como naqueles apresentando hematêmese volumosa sem proteção de via aérea, a endoscopia deve ser idealmente realizada assim que eles adquirirem estabilidade hemodinâmica e segurança das vias aéreas; ( ) Agentes disponíveis para causar tamponamento incluem solução fisiológica e epinefrina diluída; ( ) A terapia com eletrocauterização bipolar possui como desvantagem a maior dissipação de calor quando comparada à monopolar, estando mais associada a complicações como perfuração.
A sequência correta de cima para baixo é:
I. As Varizes Esofágicas na junção gastroesofágica têm a camada menos fina de mucosa e têm menor probabilidade de ruptura e sangramento; II. O risco de hemorragia por varizes se correlaciona de forma independente com o diâmetro (tamanho) da varize; III. Algumas características morfológicas das varizes foram correlacionadas com um risco aumentado de hemorragia, sendo os “sinais vermelhos” de grande importância, como os vergões vermelhos, as manchas vermelhas cor de cereja, os hematocistos e o eritema difuso.
Estão corretas:
I. A cirurgia ainda é o tratamento de escolha, enquanto o tratamento endoscópico é o método preferencial em pacientes de alto risco e com limitação à hiperextensão cervical; II. O tratamento do DZ, em geral, está indicado mesmo em casos assintomáticos; III. O procedimento endoscópico somente poderá ser feito em pacientes internados e sob anestesia geral; IV. O local ideal para início da secção do septo é o seu ponto médio, e a extensão do corte vai variar de acordo com o tamanho do divertículo.
Estão corretas: