Questões de Concurso Público ISGH 2019 para Médico Endoscopia Digestiva

Foram encontradas 20 questões

Q1662613 Medicina
Em relação ao preparo do paciente que irá se submeter a exame endoscópico, analise as afirmativas abaixo:
I. A maioria dos procedimentos endoscópicos exige jejum de 6 a 8 horas, tempo necessário para o esvaziamento gástrico; II. A maioria das medicações pode ser mantida e geralmente ingerida com pequena quantidade de água; III. No geral, a maioria dos procedimentos endoscópicos exige antibioticoprofilaxia, porém para pacientes submetidos à endoscopia por sangramento varicoso ou gastrostomia endoscópica percutânea ela é contraindicada.
Estão corretas:
Alternativas
Q1662614 Medicina
A qualidade do preparo intestinal interfere diretamente na precisão diagnóstica e terapêutica da colonoscopia. Sobre este tema, assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) O Manitol é laxativo osmótico derivado da manose que, quando administrado via oral como solução hipertônica, é absorvido no trato gastrointestinal; ( ) O Polietilenoglicol (PEG), por ser osmoticamente neutro, reduz risco de distúrbios hidroeletrolíticos, tornando-o mais seguro, porém, o volume necessário para limpeza adequada do cólon é cerca de 4 L, o que dificulta seu uso em alguns pacientes, como idosos, crianças e indivíduos com sequelas ou distúrbios neurológicos; ( ) O Fosfato de sódio (fosfossoda) tem melhor tolerância dado seu menor volume necessário para preparo adequado (cerca de 200 mL), apresentando ótimos resultados; ( ) O Manitol deve ser evitado em pacientes com doenças renais, pois as alterações hidroeletrolíticas mais associadas são hiperfosfatemia e hipocalcemia assintomáticas.
A sequência correta de cima para baixo:
Alternativas
Q1662615 Medicina
A respeito das drogas utilizadas na sedação e anestesia na prática endoscópica, analise as afirmativas abaixo:
Alternativas
Q1662616 Medicina
O Esôfago de Barrett (EB) é uma complicação pré-maligna da doença do refluxo gastroesofágico, afetando de 2 a 8% dos pacientes com esofagite erosiva. Em relação ao EB analise as afirmativas abaixo:
I. O controle endoscópico não é necessário; II. A incidência de carcinoma epidermoide é a complicação mais comum; III. Os pacientes que mais provavelmente apresentam EB são homens brancos acima de 50 anos com história de refluxo gastroesofágico (RGE) há mais de 10 anos.
Estão corretas:
Alternativas
Q1662617 Medicina
A endoscopia digestiva alta (EDA) continua sendo o exame de eleição para o diagnóstico das lesões ulcerosas. Sobre ulcera péptica, assinale a afirmativa correta:
Alternativas
Q1662618 Medicina
O crescimento da endoscopia como especialidade terapêutica passa pelo aprimoramento dos acessórios utilizados durantes os procedimentos. Em relação aos dispositivos mais utilizados nas lesões hemorrágicas do trato digestivo, assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) Nas varizes de esôfago, os cateteres são utilizados para a injeção intravasal de soluções esclerosantes, induzindo à trombose do vaso e parando o sangramento; ( ) Nas varizes de esôfago, a ligadura elástica parece ser o tratamento-padrão no tratamento profilático e apresenta excelentes resultados no tratamento de urgência de hemorragias varicosas; ( ) Comparada com a injeção de cianoacrilato, a ligadura elástica de varizes gástricas tem maiores taxas de controle de sangramento e menores taxas de ressangramento.
A sequência correta de cima para baixo:
Alternativas
Q1662619 Medicina
Em relação a passagens de sondas via endoscópica, analise as afirmativas abaixo:
I. O preparo para a passagem de sonda nasoenteral é similar ao exame de endoscopia padrão e requer um jejum mínimo de 6 horas; II. O endoscópio é utilizado para direcionar corretamente a passagem da sonda nasoenteral, desde a altura da hipofaringe, evitando a sua entrada inadvertida na traqueia e ao longo de sua progressão no esôfago até o local desejado, em geral o estomago; III. No método Drag and pull uma sonda de menor calibre é passada diretamente através do canal de trabalho e requer endoscópio terapêutico; IV. O uso do fio-guia está indicado em casos de estenose ou neoplasias suboclusivas que não permitem a passagem da sonda acoplada ao aparelho ou que impedem completamente a progressão do endoscópio.
Estão corretas:
Alternativas
Q1662620 Medicina
A impactação de bolo alimentar no esôfago é a causa mais comum de obstrução esofágica nos adultos e nas crianças, a maioria dos corpos estranhos é representada pelas moedas. Sobre este tema, assinale a afirmativa correta:
Alternativas
Q1662621 Medicina
A classificação de Forrest utiliza características endoscópicas para descrever estigmas de sangramento das úlceras. Um paciente com endoscopia digestiva alta que mostra úlcera com ausência de sangramento, mas com vaso visível é classificado como Forrest:
Alternativas
Q1662622 Medicina
A terapia endoscópica está associada à redução nas transfusões sanguíneas e no tempo de hospitalização ou internação em unidade de terapia intensiva no caso das Hemorragias Digestivas Altas não varicosas (HDAnv). A respeito deste assunto, assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) Pacientes com alto risco de sangramento beneficiamse de endoscopia realizada em até 36 horas após a apresentação clínica; ( ) Em pacientes de alto risco com instabilidade hemodinâmica, bem como naqueles apresentando hematêmese volumosa sem proteção de via aérea, a endoscopia deve ser idealmente realizada assim que eles adquirirem estabilidade hemodinâmica e segurança das vias aéreas; ( ) Agentes disponíveis para causar tamponamento incluem solução fisiológica e epinefrina diluída; ( ) A terapia com eletrocauterização bipolar possui como desvantagem a maior dissipação de calor quando comparada à monopolar, estando mais associada a complicações como perfuração.
A sequência correta de cima para baixo é:
Alternativas
Q1662623 Medicina
Inúmeros fatores clínicos e fisiológicos são úteis para predizer o risco de hemorragia por varizes em pacientes com cirrose, como localização, tamanho, aparência e pressão das varizes, além das características clínicas do paciente. Sobre este tema, analise as afirmativas abaixo:
I. As Varizes Esofágicas na junção gastroesofágica têm a camada menos fina de mucosa e têm menor probabilidade de ruptura e sangramento; II. O risco de hemorragia por varizes se correlaciona de forma independente com o diâmetro (tamanho) da varize; III. Algumas características morfológicas das varizes foram correlacionadas com um risco aumentado de hemorragia, sendo os “sinais vermelhos” de grande importância, como os vergões vermelhos, as manchas vermelhas cor de cereja, os hematocistos e o eritema difuso.
Estão corretas:
Alternativas
Q1662624 Medicina
O tratamento da Hemorragia Digestiva Alta Varicosa (HDAV) deve ser feito idealmente em unidade de terapia intensiva ou em local apropriado com monitorização contínua. A respeito deste tema, assinale a afirmativa correta:
Alternativas
Q1662625 Medicina
Hemorragia digestiva baixa (HDB) é o sangramento agudo originário de lesão intestinal situada abaixo do ângulo de Treitz. Sobre a HDB, assinale a afirmativa correta:
Alternativas
Q1662626 Medicina
Sobre o tratamento endoscópico do Divertículo de Zenker (DZ), analise as afirmativas abaixo:
I. A cirurgia ainda é o tratamento de escolha, enquanto o tratamento endoscópico é o método preferencial em pacientes de alto risco e com limitação à hiperextensão cervical; II. O tratamento do DZ, em geral, está indicado mesmo em casos assintomáticos; III. O procedimento endoscópico somente poderá ser feito em pacientes internados e sob anestesia geral; IV. O local ideal para início da secção do septo é o seu ponto médio, e a extensão do corte vai variar de acordo com o tamanho do divertículo.
Estão corretas:
Alternativas
Q1662627 Medicina
A acalasia é um distúrbio motor esofágico em que se observa a ausência do relaxamento do esfíncter esofágico inferior associado à peristalse esofágica. Sobre este tema, assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) As manifestações clínicas da acalasia são disfagia para sólidos e líquidos, refluxo alimentar causador de tosse crônica, pneumonia aspirativa e perda ponderal; ( ) O diagnóstico da acalasia é baseado nos resultados da esofagografia baritada, da manometria esofágica (padrão-ouro) e da endoscopia digestiva alta (EDA); ( ) As técnicas endoscópicas disponíveis para o tratamento da acalasia são as dilatações endoscópicas balonadas da cárdia, injeção endoscópica de toxina botulínica e miotomia endoscópica; ( ) A injeção endoscópica de toxina botulínica é contraindicada para pacientes idosos e/ou com alto risco cirúrgico.
A sequência correta de cima para baixo:
Alternativas
Q1662628 Medicina
É uma contraindicação absoluta para o uso do Balão Intragástrico:
Alternativas
Q1662629 Medicina
Sobre a Papilotomia Endoscópica, analise as afirmativas abaixo:
I. A papilotomia endoscópica é indicada no tratamento de: coledocolitíase, pancreatite aguda biliar e colangite entre outras indicações; II. A realização do procedimento sob os cuidados do anestesista é imprescindível, porque a sedação profunda é melhor obtida com o uso do propofol; III. A complicação mais comum da papilotomia endoscópica é a perfuração;
Estão corretas:
Alternativas
Q1662630 Medicina
Doenças intestinais inflamatórias (DII) são crônicas, têm causa desconhecida (provavelmente, multifatorial) e englobam dois tipos principais: a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa (RCU). A respeito das DIIs, assinale a afirmativa correta:
Alternativas
Q1662631 Medicina
Em relação às indicações da colangiopancreatografia endoscópica retrógrada (CPRE), analise as afirmativas abaixo:
I. A CPRE é indicada em pacientes com icterícia obstrutiva, por exemplo, a coledocolitíase e estenoses, podendo ainda definir a etiologia e o local da obstrução; II. O câncer de pâncreas pode ser diagnosticado por biópsias e citologia do escovado pela CPRE, em que juntos podem obter uma boa sensibilidade; III. Em gestantes a CPRE é indicada em casos de coledocolitíase, colangite ou pancreatite aguda biliar, quando há risco para o feto e para a mãe.
Estão corretas:
Alternativas
Q1662632 Medicina
Sobre o diagnóstico das neoplasias colorretais, assinale a afirmativa correta:
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: B
4: A
5: C
6: C
7: C
8: B
9: C
10: D
11: B
12: C
13: A
14: C
15: B
16: A
17: A
18: B
19: D
20: A