Questões de Concurso Público ISGH 2019 para Médico Infectologista (HRSC)

Foram encontradas 20 questões

Q1657244 Medicina
O médico atende uma paciente com corrimento vaginal sugestivo de Tricomoníase. Na investigação complementar, solicita sorologias para outras ISTs, as quais traziam o resultado demonstrado na tabela baixo:

Anti HIV 1 e 2    Não reagentes. HbSAg               Reagente. Anti-HBS            Não reagente. HBsAg               Reagente. Anti-HBC IgM    Reagente. Anti-HBC IgG    Não reagente. Anti-HCV           Não reagente. VDRL                Não reagente.
Qual o diagnóstico mais provável e uma associação clínica relacionado a essa infecção?
Alternativas
Q1657245 Medicina
O médico atende uma paciente gestante de 38 semanas com queixas de dores intensas em baixo ventre além de perda de líquido e sangue de pequeno volume. Ao exame física, percebe-se evidência de pápulas vesículas e crostas de surgimento há 7 dias com distribuição centrípeta. O toque vaginal revela colo apagado 90% e dilatação de 7cm. A paciente inicia a fase ativa de trabalho de parto. Qual melhor conduta para evitar uma forma grave dessa doença ser contraída pelo recém-nascido?
Alternativas
Q1657246 Medicina
Sobre a classificação e tratamento da Hanseníase, marque a alternativa correta:
Alternativas
Q1657247 Medicina
Qual o melhor esquema para o tratamento de Meningite Bacteriana em um paciente de 80 anos?
Alternativas
Q1657248 Medicina
O paciente com infecção pelo vírus do HIV pode evoluir com Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA), a qual cursa com maiores complicações devido a imunossupressão grave. Marque a alternativa que engloba doenças definidoras de SIDA:
Alternativas
Q1657249 Medicina
Em relação à infecção pelo Clostridium tetani, assinale a afirmativa correta:
Alternativas
Q1657250 Medicina
Em relação à Leishmaniose Visceral, marque V para verdadeiro e F para falso:

( ) O início do quadro clínico é insidioso, com o surgimento de febre (por vezes, elevada), perda de peso, anorexia e aumento progressivo do volume abdominal;

( ) A hepatoesplenomegalia é volumosa, e o crescimento hepático, em geral, é desproporcional ao do baço, podendo o fígado ser palpado na fossa ilíaca esquerda ou direita;

( ) Fenômenos hemorrágicos (epistaxes, gengivorragias, hemorragia digestiva) são frequentes e refletem plaquetopenia, muito comum nessa parasitose, ou coagulação intravascular disseminada, vista eventualmente nos casos avançados da parasitose.


Marque a alternativa que corresponde a sequência correta de cima para baixo:
Alternativas
Q1657251 Medicina
João Mateus, tem 12 anos e sofre um ferimento perfurante plantar com prego enferrujado. Em seu cartão de vacinação consta: 3 doses da vacina DTP no 1° ano de vida, 1 dose aos 15 meses e 1 dose aos 5 anos. Neste caso a conduta que deve ser adotada para profilaxia do tétano é:
Alternativas
Q1657252 Medicina
Em relação à Toxoplasmose, analise os itens abaixo:

I. A imunidade celular é o principal mecanismo de defesa no controle da toxoplasmose.

II. Transmissão vertical ocorre em 60 a 65% dos casos cujas mães se infectaram durante o primeiro trimestre, contudo com repercussões fetais leves.

III. Como T. gondii é um parasito intracelular obrigatório, a imunidade mediada por células é o mais importante mecanismo do hospedeiro no controle da infecção por este parasite.


Estão corretas:
Alternativas
Q1657253 Medicina
Sobre a rubéola, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q1657254 Medicina
Sobre o manejo dos cateteres a fim de se evitar processos infecciosos, analise os itens:

I. O cateter venoso central deve ser trocado sempre que houver suspeita de infecção no local de inserção.

II. A utilização de cateteres impregnados com antibióticos ou antissépticos, em adultos, pode ser útil na prevenção de infecção nos casos em que a expectativa de permanência do cateter seja superior a três dias.

III. Deve-se realizar a troca rotineira de cateteres venosos centrais, exceto para cateter de Swan Ganz, que pode permanecer por mais de sete dias sem risco de infecção.

Estão corretas:
Alternativas
Q1657255 Medicina
Sobre a herpes genital primário, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1657256 Medicina
A actinomicose é uma infecção bacteriana, supurativa crônica, que diminuiu em frequência com o advento dos antibióticos. Sobre esta patologia, assinale a afirmativa correta:
Alternativas
Q1657257 Medicina
Pedro, sexo masculino, 25 anos, HIV-positivo, apresenta quadro progressivo de hemiparesia direita e afasia motora. A tomografia cranioencefálica revela grande área hipodensa em topografia de núcleos da base à esquerda, com intenso realce anelar após a injeção de contraste, e importante efeito de massa. Neste caso a melhor conduta seria:
Alternativas
Q1657258 Medicina
É uma doença, infecciosa, congênita e adquirida, causada por um protozoário, encontrado nas fezes dos gatos e outros felinos. Pode ter sintomas semelhantes aos da gripe em algumas pessoas. É popularmente conhecida como “doença do gato”. Trata-se da:
Alternativas
Q1657259 Medicina
O Sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância. Sobre esta patologia podemos afirmar que:
Alternativas
Q1657260 Medicina
Também conhecida como parotidite epidêmica, a caxumba é uma infecção viral, aguda, benigna e autolimitada. Sobre esta patologia, analise os itens:

I. Nos indivíduos com caxumba, o vírus foi isolado em saliva, líquor, urina, sangue, leite e em tecidos infectados.

II. O vírus alcança o hospedeiro suscetível por meio de contato direto, por gotículas de saliva ou por fômites de um indivíduo infectado.

III. A maioria das infecções em crianças menores de 2 anos é subclínica.

Estão corretas:
Alternativas
Q1657261 Medicina
Sobre a falha do tratamento e recidivas da tuberculose, marque a opção correta:
Alternativas
Q1657262 Medicina
Marque a opção correta sobre os princípios fundamentais da Acreditação de Serviços de Saúde:
Alternativas
Q1657263 Medicina
Sobre Acreditação Hospitalar, analise os itens:

I. A Organização Nacional de Acreditação Hospitalar (ONA) é uma organização privada, sem fins lucrativos, que objetiva a implementação nacional de um processo permanente de melhoria da qualidade de assistência à saúde;

II. As instituições acreditadoras são órgãos públicos, credenciados pela ONA, que avaliam e certificam a qualidade dos serviços de saúde em âmbito nacional;

III. Acreditação é o procedimento de avaliação dos recursos institucionais, de caráter voluntário e periódico, que visa garantir a qualidade dos serviços de saúde em âmbito nacional.

Estão corretas:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: D
5: A
6: D
7: A
8: A
9: C
10: D
11: C
12: C
13: B
14: D
15: A
16: C
17: D
18: B
19: B
20: A