Questões de Concurso Público Prefeitura de Massapê - CE 2019 para Médico - Veterinário

Foram encontradas 29 questões

Q1170009 Raciocínio Lógico

A tabela abaixo obedece em cada coluna uma determinada sequência lógica diferente. 


 1      2      3

 10     4      9

  100  16    27

   x      y      z


Observando a sequência a soma de x + y + z é igual a: 

Alternativas
Q1249663 Veterinária
“Um médico veterinário atendeu uma vaca leiteira, 450 kg, holandês preto e branco, cinco anos de idade, recém parida com queixa de retenção de placenta. O animal se alimentava de silagem de milho, palma, sal mineral na quantidade de 180g dia e ração balanceada com 28% de proteína bruta. Foi realizada toda a avaliação clínica como recomendado por Dirksen et al. (1993). A vaca teve um parto eutócico, porém não houve expulsão de restos placentários desde então (mais de 12 horas após a parição) caracterizando-se então como retenção de placenta. À palpação transretal detectou-se espessamento uterino, distensão uterina com tamanho VI, com pouca contratilidade...”
Fonte: SOUTO et al., 2013. XIII JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO – JEPEX 2013 – UFRPE: Recife, 09 a 13 de dezembro.

Avalie os itens a seguir acerca da patologia que acomete o animal em questão, assinale V (para verdadeiro) ou F (para falso):

( ) O diagnóstico do animal em questão é retenção de placenta com suspeita de endometrite no exame clínico;
( ) Estão entre as causas de endometrite: retenção das membranas fetais, involução uterina anormal, necrose difusa e edema de mucosa e da parede do útero;
( ) Além do exame transretal, outros procedimentos diagnósticos que podem ser realizados diante da suspeita de endometrite são a vaginoscopia ou biópsia endometrial;
( ) Para o tratamento de endometrite não se recomenda aplicação parenteral de oxitetraciclina e AINEs. É recomendado apenas uma fluidoterapia intravenosa de ringer lactato ou solução glicosada.


A sequência correta, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1249664 Veterinária
A mastite, inflamação da glândula mamária, determina perdas econômicas decorrentes da redução na produção de leite, gastos com medicamentos e assistência veterinária, descarte de leite contaminado após tratamento e descarte de animais. A etiologia da mastite é bastante diversificada, sendo que os casos de importância econômica são causados por microrganismos. A mastite clínica caracteriza-se por alterações visíveis da glândula e/ou do leite já a mastite subclínica se caracteriza pela diminuição da produção leiteira sem que sejam observados sinais de processo inflamatório. A respeito deste tema, avalie as afirmações a seguir:

I. Os animais que apresentam mastite subclínica serão tratados no período da vaca seca com uma infusão intramamária de antibióticos de longa duração após a última ordenha da lactação;
II. Para a aplicação do antibiótico intramamário nas vacas que estão com mastite clínica não é necessário esvaziar o quarto afetado;
III. Entre as medidas de controle de mastite estão a eliminação das infecções existentes, prevenção de novas infecções e monitoramento do estado de saúde do úbere;
IV. O descarte de vacas cronicamente infectadas não é uma medida importante para o controle de mastite em um rebanho leiteiro.

Estão corretas:
Alternativas
Q1249665 Veterinária
“A intoxicação por Ipomoea asarifolia ocorre em ruminantes nas regiões Norte e Nordeste na época das secas quando há escassez de forragem. No semiárido I. asarifolia é encontrada, preferencialmente, as margens de lagos, rios, açudes e praias, em áreas abandonadas ou nas margens de estradas.”

Fonte: Carvalho, F. K. L., et al., Intoxicação por Ipomoea asarifolia em bovinos e ovinos no Rio Grande do Norte. Pesq. Vet. Bras. 34(11):1073-1076, novembro 2014.


Em relação a intoxicação por Ipomoea asarifolia, assinale a opção correta:
Alternativas
Q1249666 Veterinária
A cadeia epidemiológica é um sistema cíclico por meio do qual um agente etiológico é eliminado de um hospedeiro, é transferido ao ambiente e atinge um novo hospedeiro, no qual ele penetra, evolui e do qual é novamente eliminado. O conhecimento da cadeia epidemiológica é de fundamental importância para que se possa saber onde e como atuar, de forma a interrompê-la e impedir que a doença persista. Analise as seguintes afirmações e em seguida marque a opção correta:


I. Porta de entrada é a via por meio da qual o agente etiológico consegue penetrar em um novo hospedeiro. A porta de entrada não está relacionada ao meio de transmissão;
II. Via de eliminação é a via por meio da qual o agente etiológico tem acesso ao meio exterior, ou seja, é eliminado de uma fonte de infecção. Embora o agente etiológico possa ser eliminado por diversas vias, normalmente uma é mais importante, tendo maior significado no estudo epidemiológico;
III. Meio de transmissão é o conjunto de veículos, animados somente, por meio dos quais se dá a transmissão de um agente desde uma fonte de infecção até um hospedeiro susceptível;
IV. Fonte de infecção é um organismo vertebrado, no qual o agente infectante pode desenvolver-se ou multiplicar-se e do qual pode ganhar acesso ao exterior.


Estão corretas:
Alternativas
Q1249667 Veterinária
Profilaxia é o conjunto de medidas adotadas com a finalidade de interromper a cadeia de transmissão de uma enfermidade. As ações profiláticas podem ser exercidas em qualquer fase da história natural da doença, tanto no período pré-patogênico quanto no período patogênico, quando o processo já está instalado. As medidas profiláticas podem ser adotadas em três níveis. Complete os espaços com os nomes destes níveis.


_______ : é o conjunto de medidas empregadas com o objetivo de reduzir a frequência da ocorrência de uma doença já presente na população; consiste em evitar que a enfermidade venha a se desenvolver, ou seja, diminuir os efeitos da enfermidade quando ela não pode ser evitada;
_______ : é o conjunto de ações adotadas com a finalidade de eliminar a enfermidade de um território. Trata-se de um procedimento radical e intensivo, cujo sucesso depende de uma integração ampla, envolvendo diferentes segmentos profissionais e múltiplas medidas sanitárias;
_______ : consiste em evitar o aparecimento da enfermidade na população.


A sequência correta, para o preenchimento das lacunas, está em:
Alternativas
Q1249668 Veterinária
“Admite-se que as zoonoses ocorram desde os tempos pré-históricos da humanidade, no entanto é no período neolítico, a partir de oito mil anos antes de Cristo, que as condições favoráveis para transmissão de agentes de doenças transmissíveis entre animais vertebrados e seres humanos, se ampliaram, pois foi nesta ocasião que se iniciou estruturação da agricultura, a domesticação dos animais e o início da vida urbana organizada em aldeias.” Fonte: Silvio Arruda Vasconcellos, Zoonoses conceito.


A cerca da classificação das zoonoses segundo os ciclos de manutenção do agente etiológico, correlacione as colunas I e II e assinale a opção correta.

Coluna I I. Zoonoses diretas;
II. Metazoonoses;
III. Ciclozoonoses;
IV. Saprozoonose.


Coluna II ( ) O agente necessita passar por transformações que ocorrem no ambiente externo em ausência de parasitismo, por exemplo, Toxoplasmose;

( ) O agente necessita obrigatoriamente passar por duas espécies distintas de animais vertebrados para que o seu ciclo se complete, por exemplo, o complexo Equinococose-Hidatidose;
( ) O agente pode persistir com passagens sucessivas por uma única espécie de animal vertebrado, por exemplo a raiva canina;
( ) O agente necessita passar por hospedeiro invertebrado para que o seu ciclo se complete. Exemplos, Febre Maculosa; Encefalite Equina Americana; Doença de Chagas, Leishmanioses.


A sequência correta, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q1249669 Veterinária
Segundo o PNCEBT os testes oficiais para Brucelose bovina são divididos em testes de triagem e testes confirmatórios que devem ser obrigatoriamente realizados por Médico Veterinário habilitado, em laboratório credenciado, ou laboratório oficial credenciado. Os testes de triagem são _______. E os testes confirmatórios, que são realizados nos animais reagentes aos testes de triagem, são _______. Estes testes são considerados métodos indiretos ou sorológicos, pois se baseiam na detecção de anticorpos, produzidos perante a infecção bacteriana.

A sequência correta, para o preenchimento das lacunas, está em:
Alternativas
Q1249670 Veterinária
É de fundamental importância a caracterização dos méis visando à criação de padrões, segundo os fatores edafoclimáticos e florísticos das regiões, estabelecendo critérios comparativos nas análises e controlando possíveis fraudes desse produto. Marque a opção que indica as análises físico-químicas que podem ser feitas para identificação de fraudes no mel.
Alternativas
Q1249671 Veterinária
A Taenia solium e a Taenia saginata são cestódeos de importância veterinária, especialmente para a inspeção de produtos de origem animal. A cerca da ocorrência desses parasitas analise as assertivas abaixo.

I. Os bovinos (acometidos pela T. saginata) e suínos (acometidos pela T. solium) se infectam ao ingerirem ovos eliminados pelos homens parasitados, ou seja, com teníase.
II. Ambas as Tênias (T. solium e T. saginata) parasitam o homem como hospedeiro intermediário e os suínos e bovinos, respectivamente, como hospedeiros definitivos.
III. O homem poderá desenvolver a neurocisticercose caso ingira a carne suína ou bovina malcozida ou malpassada com o cisticerco (Cysticercus cellulosae ou Cysticercus bovis, respectivamente).
IV. Os bovinos e suínos fazem parte do ciclo desses parasitas como hospedeiros intermediários, onde os parasitas vão desenvolver seu estágio larval denominado Cysticercus bovis (T. saginata) e Cysticercus cellulosae (T. solium).


São verdadeiras as informações encontradas em:
Alternativas
Q1249672 Veterinária
As aranhas são predadoras, generalistas, que se alimentam principalmente de insetos e outros invertebrados. Acidentes causados por aranhas são consideravelmente comuns no Brasil. Dentre os gêneros de importância em saúde pública no Brasil estão a aranha-marrom (Loxosceles), a aranha-armadeira ou macaca (Phoneutria) e a viúva-negra (Latrodectus). Acidentes causados por outras aranhas podem ser comuns, porém sem grande relevância para a saúde pública. Considerando tais gêneros, analise as afirmativas abaixo:

I. A aranha-marrom (Loxosceles) não é agressiva, pica geralmente quando comprimida contra o corpo. Tem um centímetro de corpo e até três de comprimento total e possui hábitos noturnos, construindo teia irregular como “algodão esfiapado”;
II. A aranha armadeira ou macaca (Phoneutria) é bastante agressiva, assume posição de defesa saltando até 40cm de distância. O corpo pode atingir 4cm, com 15cm de envergadura. Ela é uma aranha caçadora, com atividade noturna;
III. A viúva-negra (Latrodectus) não é agressiva. A fêmea pode chegar a 2cm e o macho de 2 a 3 cm. Tem atividade noturna e hábito de viver em grupos. Faz teia irregular em arbustos, gramíneas, cascas de coco, canaletas de chuva ou sob pedras.

Considerando as assertivas, estão corretas as informações encontradas em:
Alternativas
Q1249673 Veterinária
Os alimentos são passíveis de sofrem contaminação por diferentes agentes etiológicos, podendo levar a doenças acarretadas pela ação de microrganismos patogênicos ou suas toxinas. Como medidas de profiláticas pode-se mencionar as Boas Práticas de Fabricação (BPF) e os Procedimentos Padrão de Higiene Operacional (PPHO), que são considerados programas de controle de qualidade de alimentos. Considerando as BPF e os PPHO, analise as assertivas abaixo:

I. BPF são procedimentos necessários empregados para resultar na produção de alimentos inócuos, saudáveis e sãos, estabelecendo os requisitos gerais e essenciais para a elaboração de alimentos elaborados / industrializados para o consumo;
II. PPHO objetiva evitar a contaminação direta ou cruzada ou a adulteração dos produtos por meio das superfícies dos equipamentos, utensílios, instrumentos de processo e manipuladores de alimentos;
III. PPHO consiste em instruções organizacionais para a realização de uma atividade na rotina da produção de alimentos, incluindo a elaboração, transporte e armazenamento.

Considerando as assertivas, estão corretas as informações encontradas em:
Alternativas
Q1249674 Veterinária
O cruzamento é provavelmente a forma mais rápida de melhorar o potencial genético de uma população, e é uma prática útil em produção animais, desde que as raças que entram no cruzamento mantenham a sua identidade própria e cada uma das raças seja adequadamente escolhida e jogue no cruzamento o papel mais adequado.
Fonte: blog.ruralpecuaria.com.br

Considerando o assunto sobre cruzamentos, avalie as afirmações a seguir:


I. O tipo de cruzamento Rotacional é o que permite a obtenção do nível máximo de heterose;
II. No tipo de cruzamento Contínuo, a heterozigose é reduzida a metade à cada geração;
III. O tipo de cruzamento Simples envolve o acasalamento de duas raças puras, com produção na primeira geração de mestiços ou F1 que são destinados ao abate.
IV. O tipo de cruzamento Absorvente mantém elevado grau de heterose, que se estabiliza com valores de 67% e 86%, respectivamente, com o uso de duas e três raças;
V. O cruzamento Alternativo consiste no uso de uma sequência específica de reprodutores de raças diferentes a cada geração, permitindo explorar a complementaridade;
VI. O resultado do cruzamento Industrial é a produção de animais conhecidos como "puros por cruzamentos" ou PC.


É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Q1249675 Veterinária
A Peste Suína Clássica (PSC) também conhecida como febre suína ou cólera dos porcos é uma doença altamente contagiosa e frequentemente fatal dos suínos. A doença pode ser aguda, crônica e inaparente, e é causada por um vírus RNA que pertence à família Flaviviridae. Sobre a PSC é correto afirmar que:
Alternativas
Q1249676 Veterinária
As verminoses em rebanhos de caprinos e ovinos, quando ocorrem, afetam praticamente todos os animais, o que reduz o consumo voluntário de alimentos, afeta a digestão e a absorção de nutrientes, reduz a eficiência reprodutiva e, consequentemente, a produtividade geral dos rebanhos. Além disso, traz despesas financeiras adicionais em razão do aumento de mão de obra, da aquisição de medicamentos e das perdas com a mortalidade animal. Além do fator econômico, destaca-se o problema decorrente dos resíduos dos fármacos utilizados no tratamento dos animais parasitados, que contaminam a carne, o leite e o meio ambiente.
Fonte: ainfo.cnptia.embrapa.br

Considerando essas informações, avalie as assertivas a seguir.


I. Quando não controlado, o parasitismo gastrointestinal é uma das principais enfermidades responsável por mortes e prejuízos nos rebanhos caprino e ovino;
II. Anemia, diarreia, edema submandibular, perda de brilho e da resistência do pelo e/ou lã e emagrecimento são sinais clínicos de parasitismo gastrointestinal em pequenos ruminantes;
III. A administração periódica de medicamentos antiparasitários em todos os indivíduos de um rebanho caprino ou ovino resulta em erradicação do parasitismo;
IV. O manejo rotacionado das pastagens associado à separação dos animais por faixa etária reduz a carga parasitária no ambiente.

É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Q1249677 Veterinária
O controle do Aedes Aegypti tem constituído um importante desafio, especialmente nos países em desenvolvimento. Mesmo considerando-se situações em que os recursos destinados ao controle do vetor sejam apropriados para a implementação de programas, muitas vezes não se tem alcançado sucesso. Considerando o controle desse vetor, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2058403 Português
O Furto da Flor


       Furtei uma flor daquele jardim. O porteiro do edifício cochilava, e eu furtei a flor.
     Trouxe-a para casa e coloquei-a no copo com água. Logo senti que ela não estava feliz. O copo destina-se a beber, e flor não é para ser bebida.
     Passei-a para o vaso, e notei que ela me agradecia, revelando melhor sua delicada composição. Quantas novidades há numa flor, se a contemplarmos bem.
      Sendo autor do furto, eu assumira a obrigação de conservá-la. Renovei a água do vaso, mas a flor empalidecia. Temi por sua vida. Não adiantava restituí-la ao jardim. Nem apelar para o médico de flores. Eu a furtara, eu a via morrer.
     Já murcha, e com a cor particular da morte, peguei-a docemente e fui depositá-la no jardim onde desabrochara. O porteiro estava atento repreendeu-me:
      – Que ideia a sua, vir jogar lixo de sua casa neste jardim!

https://www.literaturanaessencia.com.br

Analise as afirmativas acerca do texto:


I. O narrador-personagem, não satisfeito em observar a beleza da flor no habitat original, leva-a para casa e tenta conservá-la, no entanto, ao perceber que não conseguira, resolve, como forma de dirimir sua culpa, devolvê-la à natureza;

II. No texto há predomínio de sequências dissertativas, uma vez que traz várias reflexões a serem feitas pelo leitor;

III. “Nem apelar para o médico de flores.” O elemento coesivo “nem” tem valor semântico de adição;

IV. O porteiro, no final do conto, mostra que percebeu o furto da flor e repreende o narrador-personagem pelo ato cometido por ele.



Estão corretas:

Alternativas
Q2058404 Português
O Furto da Flor


       Furtei uma flor daquele jardim. O porteiro do edifício cochilava, e eu furtei a flor.
     Trouxe-a para casa e coloquei-a no copo com água. Logo senti que ela não estava feliz. O copo destina-se a beber, e flor não é para ser bebida.
     Passei-a para o vaso, e notei que ela me agradecia, revelando melhor sua delicada composição. Quantas novidades há numa flor, se a contemplarmos bem.
      Sendo autor do furto, eu assumira a obrigação de conservá-la. Renovei a água do vaso, mas a flor empalidecia. Temi por sua vida. Não adiantava restituí-la ao jardim. Nem apelar para o médico de flores. Eu a furtara, eu a via morrer.
     Já murcha, e com a cor particular da morte, peguei-a docemente e fui depositá-la no jardim onde desabrochara. O porteiro estava atento repreendeu-me:
      – Que ideia a sua, vir jogar lixo de sua casa neste jardim!

https://www.literaturanaessencia.com.br
Marque a opção na qual o “a” é uma preposição:
Alternativas
Q2058405 Português
Pesquisadores do Brasil estão entre mais influentes do mundo
     Os Estados Unidos são o país com maior número de pesquisadores mencionados, 2.639 ao todo; em seguida aparece o Reino Unido, com 546       Doze pesquisadores brasileiros estão entre os cientistas mais influentes do mundo em suas respectivas áreas de conhecimento. A lista, produzida anualmente pela empresa de consultoria Clarivate Analytics, desde 2014, considera o número de citações por artigos publicados em um período de dez anos. Os selecionados pertencem ao grupo de 1% de pesquisadores que mantiveram as mais altas médias de citações durante o período. Ao todo, foram selecionados cerca de 6 mil pesquisadores, em 21 áreas do conhecimento, além de campos transversais.
https://www.terra.com.br/noticias/ciencia


Considere as afirmações sobre o texto, julgando-as (V) verdadeiras ou (F) falsas:
( ) Pelas características, o gênero do texto é notícia; ( ) A função de linguagem predominante no texto é a conativa; ( ) As palavras “país” e “média” são acentuadas pela mesma regra gramatical; ( ) Em, “Os Estados Unidos são o país com maior número de pesquisadores mencionados”, a concordância verbal está correta, pois quando se trata de nomes que só existem no plural, a concordância deve ser feita levando-se em conta a ausência ou presença de artigo, no caso, concorda com o artigo “os”.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2058406 Português
Assinale a opção cuja regência verbal está de acordo com a Gramática Normativa:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: C
5: D
6: D
7: B
8: D
9: A
10: D
11: D
12: A
13: C
14: D
15: D
16: A
17: B
18: C
19: A
20: D