Questões de Concurso Público Prefeitura de Agudos do Sul - PR 2018 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 14 questões

Q1352324 Fonoaudiologia
Sobre a avaliação velofaríngea, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1352326 Fonoaudiologia
De acordo com o Tratado de Fonoaudiologia, 2004, associe as colunas e assinale a alternativa com sequência correta.
( ) É causada por lesão no SNC ou no SNP, refere-se a um grupo de desordens da fala com alterações das funções motoras da respiração, fonação, ressonância, articulação e prosódia. ( ) É uma desordem da articulação da fala que resulta em perda da capacidade de posicionamento da musculatura da fala (alteração no planejamento motor), é uma desordem única, que afeta a fala sem relação a outras modalidades lingüísticas. ( ) É definida como alteração da comunicação adquirida por lesão neurológica, envolvendo as modalidades de produção e compreensão das linguagens oral e escrita.
I. Apraxia. II. Afasia. III. Disartria.
Alternativas
Q1352327 Fonoaudiologia
A respeito do Processamento Auditivo Central, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1352328 Fonoaudiologia
Patologia cujo os sintomas mais comuns destacamse: perda de audição em um ouvido, que pode ser progressiva, se instalando lentamente e demorando meses ou anos para ir se agravando ou, às vezes, é de caráter súbito, se instalando instantaneamente. Além disso, o paciente pode ter zumbido e este sintoma, às vezes, é o único referido pelo paciente. Podem ocorrer tonturas, vertigens ou cefaléias que podem acompanhar o quadro, ou também o primeiro sintoma de alerta. O único tratamento que elimina totalmente esta patologia é cirúrgico. A respeito desta patologia, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1352329 Fonoaudiologia
A respeito do potencial evocado auditivo de tronco encefálico, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) A resposta de PEATE apresenta-se em forma de sete ondas que aparecem entre zero e 12 ms após a estimulação acústica, sendo obtida por meio de eletrodos de superfície que registram a atividade elétrica. ( ) As ondas representam estruturas da via auditiva tendo os seguintes sítios geradores: onda I – porção proximal do nervo; onda II – porção distal do nervo coclear; onda III – gerada no núcleo coclear; onda IV – complexo olivar superior; onda V – lemnisco lateral; onda VI – corpo geniculado medial; onda VII – colículo inferior. ( ) A análise do PEATE ocorre por meio dos valores de latências absolutas das ondas I, III e VII, como também são considerados os valores de latência interpicos, que é o intervalo de tempo entre as ondas. ( ) A principal aplicação clínica do PEATE é o diagnóstico diferencial entre alterações cocleares e retrococleares. ( ) O PEATE pode ser realizado somente por VA.
Alternativas
Q1352330 Fonoaudiologia
Algumas manobras propiciam o controle voluntário da deglutição. Assinale a alternativa que corresponde a manobra de deglutição supraglótica.
Alternativas
Q1352331 Fonoaudiologia
Em relação aos procedimentos terapêuticos para disfagias, considere as afirmações a seguir e assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1352332 Fonoaudiologia
De acordo com o Ministério da Saúde analise as assertivas e assinale a alternativa correta sobre amamentação.
I. Nos primeiros meses de vida, o bebê que mama no peito não precisa de nenhum outro alimento. O leite materno é o melhor, é completo, e tem tudo que o bebê precisa, inclusive a água. II. As crianças amamentadas tem menos infecções como diarreias, doenças respiratórias, otites e menos chance de ter, no futuro, doenças como obesidade e diabetes. III. As mulheres que amamentam tem menos chance de desenvolver câncer de mama, câncer de colo de útero, de ovário e diabetes. IV. Sugar o peito é um excelente exercício para a criança.
Alternativas
Q1352333 Fonoaudiologia
Segundo a Associação Brasileira de Dislexia, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1352334 Fonoaudiologia
Exame neurofisiológico que avalia como a mensagem sonora é transmitida ao longo do nervo auditivo. Este exame pode informar o limiar auditivo nas freqüências testadas, além de sugerir alterações de condução. É um procedimento não invasivo e não necessita diretamente da cooperação do bebê, que deverá estar muito quieto, de preferência dormindo. É demorado e necessita de instalações apropriadas. Assinale a alternativa que corresponde ao exame mencionado.
Alternativas
Q1352335 Fonoaudiologia
Os profissionais do NASF devem apoiar a equipe de saúde da família por meio de matriciamento, construção conjunta de projetos terapêuticos e demais momentos de troca de saberes, garantindo um processo de trabalho compartilhado e corresponsável na prestação do cuidado. O fonoaudiólogo do NASF desenvolve tanto atividades comuns aos demais profissionais, quanto ações específicas. Analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. Identificar fatores de risco que levam aos distúrbios da comunicação e funções orofacias. II. Compartilhar a construção de projetos terapêuticos dos usuários com necessidade de atenção especializada. III. Realizar consulta compartilhada com a equipe de saúde da família. IV. Facilitar a inclusão social de usuários com deficiência auditiva, física e intelectual. V. Promover educação permanente para os profissionais da saúde e da educação a respeito dos diversos distúrbios da comunicação.
Alternativas
Q1352336 Fonoaudiologia
A Portaria GM nº 336, de 19 de fevereiro de 2002, “estabelece que os Centros de Atenção Psicossocial poderão constituir-se nas seguintes modalidades de serviços: CAPS I, CAPS II e CAPS III”. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) constituem-se em serviços ambulatoriais voltados a usuários com transtornos mentais. Representam a porta de entrada da rede de assistência em saúde mental e se configuram como serviço substitutivo às internações em hospitais psiquiátricos. Entre as ações desenvolvidas pelo fonoaudiólogo, assinale a incorreta.
Alternativas
Q1352337 Fonoaudiologia
A fissura lábio palatina, também conhecida como lábio leporino, é uma deformidade congênita (a criança nasce com ela) caracterizada pela abertura no lábio superior de um ou dos dois lados, com uma abertura no palato (céu da boca). Ocorre entre a 4ª e a 12ª semanas de gravidez. De acordo com a Associação Brasileira de Fissuras Lábio Palatinas (ABFLP), informe verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Por causa da abertura no céu da boca, crianças com fissura palatina impedem que o ar escape pelo nariz quando falam. Isto faz com que a voz saia nasalizada ou “fanhosa” dificultando a compreensão e a comunicação. ( ) Seus portadores, além do problema estético, apresentam distúrbios funcionais, desde a alimentação até a fala, que são perfeitamente tratáveis, desde que iniciados logo nos primeiros meses de vida. ( ) Crianças que têm fissuras lábio palatinas podem ter dificuldade de alimentação. Por causa da comunicação entre a boca e o nariz o bebê pode não conseguir ter uma sucção efetiva. Se a fissura só envolve o lábio (e o palato for normal) a amamentação pode ser conseguida com êxito. ( ) As fissuras lábio palatinas são malformações de causa não definida e freqüentemente ocorrem isoladas, isto é, não são acompanhadas de outras alterações ou síndromes neurológicas. Porém, a maioria das crianças apresentam atrasos nos aspectos social, escolar e familiar.
Alternativas
Q1352338 Fonoaudiologia
O uso adequado do mascaramento é essencial na avaliação audiológica que visa a determinação precisa dos limiares auditivos. A aplicação do mascaramento deve ser criteriosa e somente efetuada quando realmente se fizer necessária, pois pode gerar desconforto no paciente, dificuldade de concentração na atividade e confusão quanto ao sinal para o qual a resposta deve ser dada. Assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: E
5: E
6: B
7: C
8: D
9: A
10: E
11: D
12: A
13: D
14: B