Questões de Concurso Público Prefeitura de Marilena - PR 2019 para Nutricionista
Foram encontradas 15 questões
I. As portas e as janelas devem ser mantidas ajustadas aos batentes. As portas da área de preparação e armazenamento de alimentos devem ser dotadas de fechamento automático.
II. A ventilação deve garantir a renovação do ar e a manutenção do ambiente livre de fungos, gases, fumaça, pós, partículas em suspensão, condensação de vapores dentre outros que possam comprometer a qualidade higiênico-sanitária do alimento. O fluxo de ar não deve incidir diretamente sobre os alimentos.
III. As instalações sanitárias e os vestiários devem se comunicar diretamente com a área de preparação e armazenamento de alimentos ou refeitórios, devendo ser mantidos organizados e em adequado estado de conservação. As portas externas devem ser dotadas de fechamento automático.
I. Cabe ao nutricionista avaliar o estado nutricional dos pacientes, as necessidades nutricionais, tanto para a nutrição enteral (NE) quanto para a nutrição parenteral (NP) e a prescrição dietética da Terapia Nutricional Enteral (TNE).
II. Os passos necessários para Terapia Nutricional são: triagem nutricional; avaliação nutricional dos pacientes em risco nutricional ou desnutridos; cálculo das necessidades nutricionais; indicação da Terapia Nutricional a ser instituída; monitoramento/acompanhamento nutricional e aplicação dos indicadores de qualidade na Terapia Nutricional.
III. A indicação de nutrição enteral (NE) deve estar associada ao funcionamento do trato gastrointestinal (TGI) + ingestão via oral (IVO) insuficiente + grau de desnutrição/catabolismo/percentual de perda de peso e presença de disfagia.
I. As condutas relacionadas ao Jejum Intermitente (JI) têm sido baseadas em estudos realizados com animais e a partir de dados observacionais do jejum religioso (particularmente Ramadã) e que, portanto, não se tem evidências científicas suficientes provenientes de estudos controlados envolvendo humanos para suportar os benefícios supracitados do JI. II. Com relação à dieta low carb, descobriu-se em um estudo recente que tanto as dietas de baixa ingestão - menos de 40% das calorias provenientes de carboidratos - quanto as com excesso de carboidrato - mais 70% - estão ligadas a um aumento na mortalidade. III. A dieta cetogênica, por causar a chamada cetose, gera efeitos desagradáveis, como perda de concentração, tontura, fraqueza ou sensação de cansaço, náusea, enjoo, dor de cabeça, mau humor, dentre outros.
I. Em relação aos demais tipos de gorduras saturadas, o ácido láurico apresenta maior poder em elevar LDL-C, bem como HDL-C2. II. A recomendação é de que seja usado em pequenas quantidades e em preparações culinárias, preferencialmente compostas por alimentos in natura ou minimamente processado, não sendo recomendado para tratamento da hipercolesterolemia. III. A utilização do óleo de coco é indicada para pacientes com insuficiência cardíaca por apresentar efeito protetor, principalmente quando adicionado ao café.