Questões de Concurso Público Prefeitura de Reserva - PR 2019 para Psicólogo
Foram encontradas 10 questões
I. A Terapia Familiar pela via Sistêmica desenvolveu seus conceitos tendo como objeto de trabalho o inconsciente familiar, assim como seus afetos, tensões e defesas comuns. II. O indivíduo é um sistema aberto, capaz de autorregulação, com trocas contínuas no meio. III. A troca entre o indivíduo e o meio é sempre de energia e de informação, implicando a retroação e circularidade. IV. A concepção dos processos mentais tem um papel de metafunção, relativamente às modalidades de funcionamento e organização do indivíduo; depende da relação do indivíduo com o meio; sendo o indivíduo indissociável ao meio, co-evoluindo com ele.
I. A linguagem é o principal instrumento de intermediação do conhecimento entre os seres humanos, além de ter relação direta com o desenvolvimento psicológico. O conhecimento é construído em parceria com outras pessoas, que são as mediadoras. II. A distância entre o nível de desenvolvimento real que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de adultos ou em colaboração com outros é chamada de Zona de Desenvolvimento Proximal. III. A linguagem é a forma inicial de interação com o meio e a motivação primeira do movimento. À medida que o movimento proporciona experiências à criança, ela vai respondendo através de emoções. IV. A afetividade em sua evolução é marcada por três momentos: A emoção onde predomina a ativação fisiológica, o sentimento o predomínio da ativação representacional e a paixão a ativação do autocontrole.
( ) Justificar faltas e/ou impedimentos dos solicitantes. ( ) Alega comparecimentos do atendido e/ou do seu acompanhante, quando necessário. ( ) Confirma informações sobre as condições do atendimento (tempo de acompanhamento, dias ou horários). ( ) Justifica estar apto ou não para atividades específicas, após a realização de um processo de avaliação psicológica, dentro do rigor técnico e ético que subscreve na Resolução do Conselho Federal de Psicologia.
I. psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos e, portanto, abrangendo todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais. É um processo que visa identificar exclusivamente as fraquezas do funcionamento psicológico, com foco na existência de patologia. II. é um processo com um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta, que norteiam o elenco de hipóteses inicialmente formuladas. III. psicodiagnóstico é considerado um processo científico porque deve partir de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou refutadas através de passos predeterminados e com objetivos precisos. IV. um psicodiagnóstico pode ter um objetivo preventivo, quando tal exame visa a identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, bem como da capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, conflitivas ou ansiogênica.
I. O psicodiagnóstico é diferente do diagnóstico psicológico, pois todo psicodiagnóstico pressupõe a utilização de testes, enquanto que no diagnóstico psicológico esses instrumentos nem sempre são necessários ou pertinentes. II. O objetivo do processo psicodiagnóstico é descrever e compreender a personalidade total do paciente, os aspectos do passado, presente e futuro. III. Um psicodiagnóstico completo e corretamente administrado permite estimar o prognóstico do caso e a estratégia e/ou a abordagem terapêutica mais adequada para ajudar o cliente. IV. O processo do psicodiagnóstico estabelece um plano de avaliação, num tempo previamente contratado entre paciente ou responsável e o psicólogo que define os instrumentos necessários a serem utilizados, baseado nas hipóteses formuladas inicialmente.
( ) Atuar de modo integrado à perspectiva interdisciplinar, em especial nas interfaces entre a Psicologia e a Assistência Social. ( ) Atuar de forma integrada com o contexto local, com a realidade municipal e territorial, fundamentada em seus aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais. ( ) Atuar baseado na leitura e inserção no tecido comunitário, para melhor compreendê-lo, e intervir junto aos seus moradores. ( ) Atuar a partir exclusivamente dos saberes científicos da psicologia, enaltecendo o conhecimento adquirido no curso de graduação.
I. A Declaração e o Parecer psicológico não são documentos decorrentes da Avaliação Psicológica, embora muitas vezes apareçam desta forma. II. O relatório psicológico deve conter os seguintes itens: identificação, descrição da demanda, procedimento, análise e conclusão. III. O Parecer é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo. IV. A formulação do Atestado deve restringir-se à informação solicitada pelo requerente, contendo expressamente o fato constatado. Embora seja um documento simples, deve cumprir algumas formalidades próprias da sua estrutura.