Questões de Concurso Público Prefeitura de Tupãssi - PR 2019 para Assistente Social
Foram encontradas 15 questões
I. A “questão social” é expressão das desigualdades sociais constitutivas do capitalismo. II. As diversas manifestações da “questão social” são indissociáveis das relações entre as classes sociais que estruturam o sistema capitalista. III. A “questão social” não se expressa na resistência e na disputa política. IV. A “questão social” e a desigualdade são elementos estruturantes da sociabilidade capitalista.
I. O movimento de reconceituação do Serviço Social na América Latina teve lugar no período de 1965 a 1975, impulsionado pela intensificação das lutas sociais que se refratavam na Universidade, nas Ciências Sociais, na Igreja, nos movimentos estudantis, dentre outras expressões. II. Ele expressa um amplo questionamento da profissão (suas finalidades, fundamentos, compromissos éticos e políticos, procedimentos operativos e formação profissional), dotado de várias vertentes e com nítidas particularidades nacionais. III. sua unidade assentava-se na busca de construção de um Serviço Social latino-americano: na recusa da importação de teorias e métodos alheios à nossa história, na afirmação do compromisso com as lutas dos “oprimidos” pela “transformação social” e no propósito de atribuir um caráter científico às atividades profissionais. IV. Denunciava-se a pretensa neutralidade político-ideológica, a restrição dos efeitos de suas atividades aprisionadas em micro espaços sociais e a debilidade teórica no universo profissional.
I. A perspectiva modernizadora encontra sua formulação nos documentos de Araxá (1967) e Teresópolis (1970). II. Apesar dos documentos de Araxá e Teresópolis possuírem características e ênfases diferenciadas, ambos podem perfeitamente ser tomados como a consolidação modelar da tentativa de adequar as (auto)representações profissionais do Serviço Social às tendências sociopolíticas que a ditadura tornou dominantes. III. As concepções e proposições dos documentos de Araxá e Teresópolis são as únicas reflexões sobre a perspectiva modernizadora. IV. Lucena Dantas é um estudioso que pode ser referenciado como o intelectual de ponta da tendência da perspectiva modernizadora.