Questões de Concurso Público Prefeitura de Sertaneja - PR 2020 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 15 questões

Q1288849 Fonoaudiologia

A atuação do fonoaudiólogo vem apresentando crescimento significativo no Sistema Único de Saúde (SUS), em paralelo ao elevado número de ocorrências de distúrbios da comunicação em pessoas que recorrem aos serviços de saúde. Analise as assertivas e assinale a alternativa correta.


I. Em relação à atenção primária, como forma de reorganizar e reestruturar esse nível de atenção, de acordo com os preceitos do SUS, o Ministério da Saúde criou, em 2001, o Programa de Saúde da Família (PSF), posteriormente denominado de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

II. Todas as equipes da ESF são compostas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem ou técnicos de enfermagem, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, agentes comunitários de saúde e equipe de saúde bucal. As equipes atuam no âmbito das Unidades Básicas de Saúde, nas residências e na mobilização da comunidade.

III. Como profissional inserido nesse campo, o fonoaudiólogo tem papel importante na manutenção da saúde e na qualidade de vida da população, uma vez que a comunicação está intimamente relacionada com a interação do indivíduo com o meio social, com a aprendizagem e com os fatores emocionais.

IV. O fonoaudiólogo do NASF atua principalmente nas ações de reabilitação, de saúde mental, de saúde da criança, entre outras.

Alternativas
Q1288850 Fonoaudiologia
De acordo com Jerger, Speaks e Trammell (1968), um paciente adulto apresentou 76% como resultado do Índice Percentual de Reconhecimento de Fala (IPRF). Esse resultado pode ser classificado como
Alternativas
Q1288851 Fonoaudiologia
De acordo com a tabela de classificação do timpanograma (Jerger, 1972), paciente com Timpanograma Tipo C, pode ser classificada como
Alternativas
Q1288852 Fonoaudiologia
Este é um nervo misto e essencialmente visceral. Emerge do sulco lateral posterior do bulbo sob a forma de filamentos radiculares que se reúnem para se formar este nervo. Este emerge do crânio pelo forame jugular, percorre o pescoço e o tórax, terminando no abdome. Neste trajeto dá origem a vários ramos que inervam a faringe e a laringe, entrando na formação dos plexos viscerais que promovem a inervação autônoma das vísceras torácicas e abdominais. Assinale a alternativa que corresponde ao nervo citado acima.
Alternativas
Q1288853 Fonoaudiologia

Os testes comportamentais usados para avaliar o processamento auditivo diferenciam-se por apresentarem tipos de estímulos diferentes (verbais e não verbais) e pela forma de apresentação nas orelhas (binaural ou monoaural). São separados segundo a forma como os sinais são apresentados, as características das tarefas auditivas solicitadas e o método ou abordagens solicitadas. Os __________________________ são aqueles que diminuem a redundância extrínseca do sinal de fala. Os estímulos são apresentados de forma degradada, por meio da modificação de frequência tempo ou intensidade de um sinal não distorcido.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

Alternativas
Q1288854 Fonoaudiologia

De acordo com Cruz (2006), os músculos intrínsecos da Laringe são os seguintes: tireoaritenóideo, responsável pelo_________________________; cricotireóideo, responsável pelo_________________________; cricoaritenóideo lateral, responsável pela _________________________; cricoaritenóideo posterior, responsável pela _________________________.


Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

Alternativas
Q1288855 Fonoaudiologia

Analise as assertivas e assinale a alternativa correta. O Implante Coclear é um dispositivo eletrônico colocado cirurgicamente na orelha do indivíduo, com o objetivo de proporcionar, de forma direta, a estimulação elétrica das fibras do nervo auditivo, permitindo que ele tenha sensações auditivas, melhorando suas habilidades de audição e, consequentemente, de comunicação (DOLCI; SILVA, 2012). O Ministério da Saúde, em 1999, estabeleceu alguns critérios para que os indivíduos possam vir a receber o Implante Coclear, são eles


I. Perda auditiva neurossensorial unilateral de grau severo a profundo.

II. Sucesso com uso do AASI.

III. Acesso à terapia fonoaudiológica com condições adequadas de reabilitação auditiva na região de origem.

IV. Presença de indicadores favoráveis para desenvolvimento da linguagem oral.

V. Adequação psicológica e motivação familiar.

Alternativas
Q1288856 Fonoaudiologia

A voz tem um papel fundamental na comunicação e no relacionamento humano. Alguns cuidados e procedimentos podem ser feitos para que se tenha uma voz mais saudável. Analise as assertivas e assinale a alternativa que corresponde ao que se deve evitar para ter uma voz mais saudável.


I. Evite falar muito quando estiver gripado ou em crise alérgica pois, nestes casos, o tecido que reveste a laringe está inchado e haverá grande atrito entre pregas vocais durante a fala.

II. Evite usar roupas apertadas na região do pescoço e na cintura. Elas dificultam a livre movimentação da laringe e do diafragma, musculatura importante para a respiração.

III. Evite falar grosso ou fino demais, travar os dentes ao falar e falar muito rápido. Tenha uma voz com entonação variada, articule bem as palavras, perceba-se enquanto fala, acalme-se, faça pausas expressivas e respiratórias.

IV. Evite falar enquanto pratica exercícios físicos: o esforço muscular associado à fala provocará sobrecarga na musculatura de sua laringe.

Alternativas
Q1288857 Fonoaudiologia
Para _______________, adepto do gerativismo, a criança possui um mecanismo que lhe permite adquirir a linguagem, chamado de Dispositivo de Aquisição da Linguagem (DAL), o qual é parte da herança genética de sua espécie e que esse é acionado pelas frases ou falas (imput) dos adultos, com as quais irá atuar, gerando assim a gramática da língua na qual a criança está contextualizada. No gerativismo é sustentada a concepção de que “... as línguas comportam uma estrutura profunda que se transforma, por meio de regras, numa estrutura superficial. Essas regras têm como domínio estruturas intermediárias entre a estrutura profunda e a estrutura superficial”. Por isso, no decorrer do processo de aquisição da linguagem, a criança nota as disposições que há na língua e adiciona a sua gramática. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
Alternativas
Q1288858 Fonoaudiologia

A respeito dos tipos de avaliações auditivas para diagnóstico precoce, relacione as colunas abaixo e assinale a alternativa correta.


( ) Imitânciometria.

( ) BERA.

( ) Avaliação Comportamental.

( ) Otoemissões Acústicas.


I. Investiga a cóclea (orelha interna - onde estão situadas as células auditivas).

II. Investiga as condições da orelha média (onde estão situados os ossículos e a tuba auditiva).

III. Investiga a condição retro-coclear, nervo auditivo e tronco cerebral.

IV. Investiga a reação da criança ao estímulo sonoro.

Alternativas
Q1288859 Fonoaudiologia

Analise as assertivas e assinale a alternativa correta. Frith (1995), explica que ter um disfuncionamento no processamento fonológico significa possuir alguma desordem sutil na fala, não usualmente perceptível, a não ser por profissionais, e aponta os seguintes problemas como indícios de déficit fonológico.


I. Atraso na aquisição e produção da fala.

II. Dificuldades de recuperação de nomes de objetos e de palavras.

III. Pobre memória verbal de curto prazo.

IV. Dificuldades na segmentação de fonemas.

V. Pobre desempenho na repetição de palavras reais e de não-palavras.

Alternativas
Q1288860 Fonoaudiologia

Os padrões de normalidade do desenvolvimento de linguagem, em função da idade, são esses:


I. Localiza diretamente a fonte sonora para baixo.

II. Reage paralisando a atividade quando a mãe fala "não".

III. Vocaliza na presença de música.

IV. Compreende algumas palavras familiares, por ex.: "mamãe, "papai", "nenê".

V. Compreende ordens simples, por ex.: "bate palmas" e dar "tchau".


Assinale a alternativa que corresponde a idade que a criança apresenta as características de linguagem citadas.

Alternativas
Q1288861 Fonoaudiologia
A disfagia em idosos é frequente e erroneamente ignorada, sendo associada ao processo da senescência, postergando intervenções. A detecção do risco de disfagia é multiprofissional e tem como pilar a identificação dos componentes abaixo, exceto:
Alternativas
Q1288862 Fonoaudiologia
Os músculos envolvidos na mastigação estão abaixo. Assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1288863 Fonoaudiologia

Sobre a disfunção mastigatória, os fatores etiológicos e o processo terapêutico, assinale a alternativa incorreta.


I. A saliva é facilitadora do processo mastigatório. Por isso, quanto maior o fluxo salivar, menor a quantidade de ciclos mastigatórios para alimentos mais consistentes.

II. Para uma mastigação eficiente é necessário, além da saúde dos dentes, a possibilidade adequada dos movimentos mandibulares, coordenados pelas articulações temporomandibulares e pelo sistema neuromuscular

III. No início, incentiva-se a mastigação bilateral, para o paciente perceba a musculatura trabalhada e os movimentos utilizados.

IV. O padrão correto da mastigação deve ser o unilateral e alternado, enquanto a pessoa tiver seus dentes naturais, por possibilitar a alternância de trabalho e repouso da musculatura.

Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: A
4: D
5: A
6: A
7: B
8: D
9: A
10: D
11: D
12: B
13: C
14: B
15: A