Questões de Concurso Público Prefeitura de Tupãssi - PR 2020 para Médico PSF

Foram encontradas 20 questões

Q1803889 Medicina
Os testes não treponêmicos detectam anticorpos IgM e IgG produzidos contra o material lipídico liberado pelas células danificadas em decorrência da sífilis, e possivelmente contra a cardiolipina liberada pelos treponemas. Também podem ser utilizados para seguimento terapêutico. Assinale a alternativa que apresenta a alteração necessária para se considerar uma resposta sorológica adequada.
Alternativas
Q1803890 Medicina
Sobre as hepatites virais, analise as assertivas e assinale a alternativa correta. I. A imunidade ao vírus da hepatite A é duradoura e específica, e pode ser adquirida pela infecção com o vírus ou pela vacina, sendo essas formas indistinguíveis ao perfil sorológico. II. A vacina contra a hepatite B induz à formação do anti-HBs e do anti-HBc total. III. No caso da hepatite B, os pacientes com HBeAg (marcador de replicação viral) reagente têm menor risco de transmissão do vírus da hepatite B do que pacientes HBeAg não reagentes. IV. A presença do HCV-RNA (vírus da hepatite C) ou do antígeno viral por um período de seis meses após o diagnóstico inicial da infecção é evidência de cronificação da hepatite C.
Alternativas
Q1803891 Medicina

Assinale a alternativa com o diagnóstico correto do eletrocardiograma a seguir.

Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q1803892 Medicina
Assinale a alternativa que apresenta o antídoto adequado diante de uma intoxicação exógena por opioides.
Alternativas
Q1803893 Medicina
No sangramento uterino anormal (SUA), uma causa de emergência ginecológica, o diagnóstico etiológico direciona à terapêutica e está diretamente associado ao sucesso do tratamento. Sobre o diagnóstico do SUA, analise as assertivas e assinale a alternativa correta. I. O exame complementar que mais dados fornece para a condução dos casos de SUA é a ultrassonografia da região pélvica, com ótima especificidade, porém baixa sensibilidade para lesões endometriais em geral. II. As lesões benignas do endométrio e as neoplasias endometriais são lesões mais frequentes antes da menopausa. III. Nas lesões intracavitárias sem conclusão diagnóstica, indica-se histerossonografia ou histeroscopia, ambas com sensibilidade semelhante. IV. A adenomiose tem diagnóstico mais impreciso, com confirmação por estudo anatomopatológico após a histerectomia.
Alternativas
Q1803894 Medicina
Os inibidores de SGLT2 são agentes que promovem a glicosúria no tratamento do Diabetes Mellitus tipo 2. Assinale a alternativa que não apresenta uma vantagem promovida pelo uso desses medicamentos.
Alternativas
Q1803895 Medicina
Assinale a alternativa que apresenta os valores de referência da pressão arterial sistólica e diastólica, respectivamente, para a definição de hipertensão arterial pelas medidas da monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA), durante o sono.
Alternativas
Q1803896 Medicina
O envenenamento causado pela inoculação de toxinas, por intermédio das presas de serpentes (aparelho inoculador), pode determinar alterações locais (na região da picada) e sistêmicas. Sobre os acidentes ofídicos, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1803897 Medicina
Sobre o mecanismo de ação dos antimicrobianos, associe as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta. 1. Quinolonas. 2. Tetraciclinas. 3. Beta-lactâmicos. 4. Daptomicina. ( ) Interferem com a síntese do peptideoglicano (responsável pela integridade da parede bacteriana). ( ) Inibem a atividade da DNA girase ou topoisomerase II. ( ) Ligam-se, de maneira reversível, à porção 30S do ribossoma, bloqueando a ligação do RNA transportador, impedindo a síntese proteica. ( ) Ligação à membrana celular bacteriana levando à rápida despolarização do potencial de membrana, o que determina a inibição da síntese de proteínas, DNA e RNA, além do extravasamento de conteúdo citoplasmático e morte bacteriana.
Alternativas
Q1803898 Medicina
Sobre a retocolite ulcerativa, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1803899 Medicina
José tem 56 anos e apresenta queixa de dispneia há 1 mês. É hipertenso bem controlado, realiza caminhadas todos os dias, mas na última semana notou que está ficando mais cansado quando realiza esforço físico. Sem outras queixas. Ao exame físico, evidencia-se, na ausculta cardíaca, sopro mesossistólico, mais intenso em foco aórtico, que irradia para carótidas. Ausculta pulmonar e exame abdominal sem alterações. Pensando nas características do sopro descrito acima, assinale a alternativa que apresenta outro achado no exame físico que poderia auxiliar no provável diagnóstico do caso.
Alternativas
Q1803900 Medicina
O Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) é uma estratégia inovadora que tem por objetivo apoiar, ampliar, aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde da Atenção Básica e Saúde da Família. A principal diretriz do SUS a ser praticada pelo Nasf é:
Alternativas
Q1803901 Medicina
Assinale a alternativa que apresenta uma causa de acidose metabólica com ânion-gap normal.
Alternativas
Q1803902 Medicina
A cefaleia tensional é o tipo mais frequente de cefaleia primária, com maior prevalência entre 35 e 40 anos. O diagnóstico é clínico, por meio da descrição das características da cefaleia e ausência de alterações em exame neurológico. Sobre as características da cefaleia tensional, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1803903 Medicina
O teste de fragilidade osmótica é utilizado para o diagnóstico de qual das doenças hemolíticas citadas abaixo?
Alternativas
Q1803904 Medicina
É mandatória a investigação de neoplasia adequada à faixa etária do paciente quando houver o diagnóstico de
Alternativas
Q1803905 Medicina
Sobre a pancreatite aguda, analise as assertivas e assinale a alternativa correta. I. A elevação das enzimas pancreáticas está correlacionada à pior prognóstico. II. Nos casos leves, o paciente deve ficar em jejum, com nutrição parenteral. III. A causa mais frequente é a litíase biliar. IV. Em casos leves, a colecistectomia deve ser agendada para 30 dias após a resolução da inflamação, devido ao maior risco de complicações cirúrgicas.
Alternativas
Q1803906 Medicina
Paciente do sexo masculino, 18 anos, comparece a consulta com queixa de lombalgia há 4 meses, bilateral, persistente, que melhora após atividade física. Pensando na principal hipótese diagnóstica, qual exame poderia ser solicitado nesse caso?
Alternativas
Q1803907 Medicina
Conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.” Esta é a definição de
Alternativas
Q1803908 Medicina
Paciente de 25 anos, portador do vírus HIV, em uso de antirretroviral, comparece à consulta com queixa de tosse produtiva, emagrecimento e febre vespertina. Realizada baciloscopia, com resultado positivo para bacilo álcool-ácido resistente (BAAR). Sobre o tratamento de tuberculose em pacientes com HIV, assinale a alternativa que apresenta o esquema recomendado pelo Ministério da Saúde.
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: B
5: C
6: A
7: C
8: D
9: D
10: D
11: B
12: A
13: D
14: C
15: B
16: C
17: A
18: A
19: C
20: B