Questões de Concurso Público Prefeitura de Itambaracá - PR 2021 para Fisioterapeuta

Foram encontradas 18 questões

Q1822294 Fisioterapia
A Fisioterapia Respiratória pode ser caracterizada como sendo um conjunto de técnicas realizadas com o objetivo de prevenir e recuperar disfunções referentes ao processo de respiração do ser humano, promovendo assim a máxima funcionalidade e qualidade de vida para as pessoas que sofrem com disfunções respiratórias. Dentro da Fisioterapia Respiratória existem diversas técnicas e procedimentos que são realizados, conforme os problemas respiratórios e a situação em que o paciente se encontra. Relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 1. Respiração pelo diafragma. 2. Sopros. 3. Espirometria de estímulos. 4. Exercícios intercostais. ( ) Esta técnica é indicada afim de fortalecer a capacidade inspiratória, sendo realizada com a ajuda de um espirômetro, que é um aparelho simples que avalia o volume de ar aspirado. Para isso o paciente deve colocar os seus lábios na abertura do espirômetro e inspirar o mais profundamente que conseguir. ( ) Entre os exercícios existentes, um dos mais úteis para fortalecer a expiração é o sopro, que consiste na realização de inspirações profundas seguidas de expirações pela boca efetuadas com os lábios entreabertos, de modo a obstruir a saída do ar. Este exercício não deve ser efetuado muitas vezes seguidas, pois o excesso de oxigenação pode provocar enjoos e sensação de formigamento. ( ) São indicados com a finalidade de aprender a controlar e fortalecer a expansão do tórax. Para a realização o paciente pode permanecer de pé ou sentado, apoiando as palmas das mãos sobre o tórax: durante a inspiração, deve efetuar uma ligeira pressão nas costelas, de modo a forçar e treinar os músculos inspiratórios e durante a expiração as mãos devem acompanhar o movimento de retração da cavidade torácica e no final, comprimi-la moderadamente com o objetivo de expulsar o máximo de ar possível. ( ) Funciona para fortalecer a expansão da base dos pulmões, e para a sua realização o paciente deve permanecer sentado, com o tronco inclinado cerca de 45º para trás, com as costas e a cabeça bem apoiadas, os joelhos dobrados e o abdômen relaxado, apoiando uma mão sobre este para perceber os movimentos respiratórios e controlar o exercício realizado.
Alternativas
Q1822295 Fisioterapia
De acordo com a insuficiência respiratória aguda e crônica, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas e assinale a alternativa correta. I. A insuficiência respiratória é um distúrbio no qual o nível de oxigênio no sangue fica perigosamente alto ou o nível de dióxido de carbono no sangue fica perigosamente baixo. II. A insuficiência respiratória crônica é um problema respiratório contínuo que pode resultar de uma doença pulmonar prolongada como a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Q1822296 Fisioterapia
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa com a sequência correta com relação ao tratamento da insuficiência respiratória aguda. ( ) Pessoas com insuficiência respiratória aguda são atendidas em uma unidade de tratamento intensivo (UTI). ( ) Oxigênio suplementar: oxigênio suplementar é administrado para corrigir qualquer falta de oxigênio em pessoas com insuficiência respiratória. Oxigênio pode ser administrado usando grandes cateteres de plástico colocados no nariz ou pelo uso de uma máscara facial, dependendo de quanto oxigênio a pessoa precisa. Em geral, se inicia o fornecimento de oxigênio em quantidade menor do que a necessária, ajustando para mais posteriormente. ( ) Ventilação mecânica: a ventilação mecânica corrige o problema de ventilação dos pulmões em pessoas com insuficiência respiratória hipercárbica. Na ventilação mecânica, uma máquina (ventilador) é usada para ajudar o ar a entrar e sair dos pulmões. O ar é administrado sob pressão vindo da máquina através de uma máscara facial (ventilação não invasiva com pressão positiva) ou através de um tubo inserido na traqueia (ventilação invasiva com pressão positiva). Inicialmente, os médicos costumam tentar métodos não invasivos, mas uma ventilação mecânica pode ser necessária a menos que a insuficiência respiratória se resolva rapidamente com o tratamento não invasivo. A maioria das pessoas com insuficiência respiratória é tratada com oxigênio suplementar e algum tipo de ventilação mecânica. ( ) Tratamento da causa: a doença subjacente causando a insuficiência respiratória precisa ser tratada. Por exemplo, são usados antibióticos para tratar pneumonias causadas por infecções bacterianas e broncodilatadores em pessoas com asma, para abrir as vias aéreas. Outros medicamentos podem ser administrados, por exemplo, para reduzir a inflamação e tratar dos coágulos sanguíneos.
Alternativas
Q1822297 Fisioterapia
Com relação as indicações e contra-indicações da termoterapia, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas e assinale a alternativa correta. I. As indicações para a aplicação de calor profundo são as condições inflamatórias crônicas e subagudas, dor crônica ou subaguda, amplitude de movimento diminuída, pontos-gatilho miofasciais, proteção muscular, espasmo muscular, tensão muscular subaguda, torção ligamentar e contusão subaguda. II. Porém se contraindica o calor quando apresentar condições musculoesqueléticas agudas, circulação prejudicada, doença vascular periférica, anestesia da pele, feridas ou problemas de pele.
Alternativas
Q1822298 Fisioterapia
Com relação às indicações e contraindicações da crioterapia, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas e assinale a alternativa correta. I. As indicações para o uso da crioterapia incluem inflamação aguda, dor aguda ou crônica, edema e dor pós-cirúrgica, em conjunto com a cinesioterapia, queimaduras de primeiro grau, pequenas e superficiais, espasticidade, espasmo muscular agudo ou crônico, nevralgias e restauração da amplitude de movimento. II. As contra indicações gerais são insuficiência cardíaca, alergia ao calor, pele anestesiada, diabetes avançada, ferimentos abertos e fenômeno de Raynaud.
Alternativas
Q1822299 Fisioterapia
Podemos definir o termo amputação como sendo a retirada, geralmente cirúrgica, de todo ou parte de um membro. Para alguns pacientes o termo “amputação” está relacionado com o terror, derrota e mutilação, trazendo, de forma implícita, uma analogia com a incapacidade e a dependência. Sobre as indicações das amputações, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas e assinale a alternativa correta. I. As amputações podem ter indicações eletivas, como nos casos de doenças e malformações. II. Ou indicações de urgência, como em traumas importantes e em casos de infecção graves.
Alternativas
Q1822300 Fisioterapia
Amputação Transtibial, significa perda parcial do segmento corporal situado entre a articulação do joelho e tornozelo, seccionando a perna em plano transversal (horizontal), comprometendo as estruturas ósseas (tíbia e fíbula), e tecidos moles (músculos, tendões, vasos, nervos). De acordo com os tipos de próteses para esse tipo de amputação, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) Patellar Tendon Bearing (PTB). ( ) Prothese Tibiale Supracondylien (PTS). ( ) Kondylen Bettung Münster (KMB). ( ) Prótese com coxal = prótese PTB, PTS ou KBM com extensão até o terço médio ou superior da coxa. ( ) Prótese ajoelhada = prótese com soquete moldado com o ângulo de flexão da deformidade no joelho e com coxal.
Alternativas
Q1822301 Fisioterapia
Ergonomia é a ciência que estuda a relação entre o ______ e os ______ com os quais interage, com o objetivo de desenvolver e aplicar técnicas de ______ em prol da sua segurança e ______. Os conceitos e técnicas da área podem ser utilizados pela fisioterapia do trabalho para evitar acidentes e o surgimento de doenças ______ e lesões ______ nos colaboradores de uma determinada empresa. Assinale alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Alternativas
Q1822302 Fisioterapia
Sobre a fisioterapia respiratória em UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. A fisioterapia respiratória é um procedimento de grande importância para o preparo dos pacientes para a cirurgia cardíaca. II. O processo de desmame da ventilação mecânica e a restauração da funcionalidade máxima de atividade são objetivos gerais do programa fisioterapêutico para o paciente dependente de ventilador. III. Os objetivos específicos do programa incluem manutenção ou aumento da força e endurance muscular, amplitude articular, complacência da parede torácica, resistência cardiovascular e eliminação de secreções. Outras metas são: prevenção e tratamento da atelectasia e ruptura da pele e manutenção da homeostase. IV. O fisioterapeuta deve monitorar cuidadosamente cada resposta do paciente de UTI a todas as formas de fisioterapia. A maioria dos pacientes não manifesta efeitos negativos em tal intervenção, entretanto o fisioterapeuta deve conhecer aos possíveis efeitos adversos de cada técnica de Tratamento e reconhecê-lo caso ocorram. Especialmente quando os pacientes necessitam um tratamento fisioterápico que inclui drenagem postural, percussão e vibração. V. A abordagem fisioterapêutica na Unidade coronariana tem um foco preventivo para as complicações respiratórias e musculoesqueléticas, devido ao descondicionamento físico no leito e à diminuição do limiar anaeróbio.
Alternativas
Q1822303 Fisioterapia
Sobre a fisioterapia motora em UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. A fisioterapia motora consiste em uma terapia segura e viável em pacientes críticos, podendo minimizar os efeitos deletérios da imobilização prolongada. Os exercícios oferecem benefícios físicos e psicológicos, além de reduzir o estresse oxidativo e inflamação, por promover o aumento da produção de ocitocinas anti-inflamatórias e promover o retorno mais rápido da capacidade funcional, diminuindo o tempo de internação. II. O atendimento da fisioterapia motora deverá ser realizado mediante a viabilidade de se movimentar o paciente crítico de maneira precoce, levando em consideração, os riscos provenientes de tal mobilização e a instabilidade hemodinâmica e respiratória do paciente. III. Os atendimentos da fisioterapia motora na UTI adulto, geralmente estão associados às patologias que acarretam alterações motoras e sensoriais, dentre estas patologias podemos citar as mais frequentes como: Acidente vascular encefálico isquêmico; Aneurisma cerebral; Delirium; Esclerose múltipla; Hemorragia intraparenquimatosa e subaracnóidea; Pneumonias; entre outras. IV. O fisioterapeuta responsável pelo atendimento deverá se atentar aos seguintes passos: higienizar as mãos; utilizar EPI’s e/ou calçar as Luvas se necessário; orientação ao paciente, a equipe multidisciplinar e/ou acompanhante sobre a técnica a ser utilizada; observar prescrição médica; posicionamento correto do paciente de acordo com a técnica a ser utilizada; orientações devidamente registradas nos POPS publicados no Interact; acompanhamentos dos dados de monitorização e desconforto respiratório do paciente durante o atendimento podendo ser suspenso em situação de alterações hemodinâmicas importantes e/ou escala de BORG Modificada acima de 5 “desconforto respiratório Intenso”; retornar o paciente em posição adequada e confortável no leito ou poltrona. V. A fisioterapia motora promove benefícios funcionais e também estimula a ativação cognitiva. A não realização da fisioterapia pode ocasionar fraqueza muscular e descondicionamento grave, com limitação de atividades funcionais, limitando o nível de desempenho final que um paciente pode alcançar. O aumento do tempo de permanência hospitalar são indicadores positivos promovidos pela atividade motora.
Alternativas
Q1822304 Fisioterapia
Com relação a fisioterapia domiciliar, sua importância e benefícios, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) O atendimento de fisioterapia domiciliar engloba o cuidado tanto a curto como a longo prazo, atendendo as necessidades preventivas, assistência de pacientes agudos, reabilitação e cuidados paliativos. ( ) Esta modalidade permite a comodidade de acesso a um profissional que acompanhará o paciente na sua residência, visando à promoção, manutenção e reabilitação física, evitando o deslocamento até um centro de saúde. ( ) O serviço domiciliar proporciona a monitorização e acompanhamento do paciente, minimizando as internações hospitalares e promovendo o bem-estar e readaptação deste ao seu lar, bem como auxiliando os familiares no seu cuidado. ( ) O atendimento domiciliar é destinado a pacientes portadores de doenças crônicas, de complexidade moderada, que demandam assistência similar a hospitalar, bem como a pacientes com dificuldade de logística para buscar um serviço de saúde, idosos, indivíduos com doenças respiratórias. ( ) Esta modalidade também permite a individualidade, analisando as dificuldades do paciente, podendo auxiliá-lo em mudanças que possam beneficiá-lo e torná-lo mais independente, possibilitando, futuramente, inclui-lo na vida social.
Alternativas
Q1822305 Fisioterapia
Analise as assertivas sobre quais as situações que impedem a autorização da realização da fisioterapia domiciliar e assinale a alternativa correta. I. Melhora do quadro clínico com alta médica e recuperação da autonomia, o que possibilitaria o retorno ao tratamento ambulatorial, com indicação respaldada em relatório. II. Agravamento do quadro para condições onde haja a necessidade de um suporte multiprofissional ou necessidade de utilização de equipamentos como CPAP ou BIPAP, quando será avaliada a elegibilidade ao Programa de Atendimento Domiciliar (PAD). III. Internação Hospitalar. IV. Inclusão no PAD. V. Mudança de endereço para locais fora da área de abrangência da cobertura.
Alternativas
Q1822306 Fisioterapia
A eletroterapia é um recurso fisioterápico amplamente utilizado como adjuvante na reabilitação dos mais diversos tipos de patologias. Sua técnica consiste em utilizar correntes elétricas de baixa intensidade através de eletrodos que são aplicados diretamente na pele. O uso da corrente elétrica para alívio da dor vem desde o primeiro século, quando foi relatado o alívio da dor em um paciente de gota depois que um peixe elétrico (ou raia elétrica) foi aplicado contra a pele de um paciente. Não é qualquer paciente que pode receber eletroterapia, portanto, sobre algumas contraindicações dessa técnica, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Lesões de pele na área de aplicação da eletroterapia. Os eletrodos de superfície somente deverão ser fixados em regiões de pele íntegra; a pele entre os eletrodos também deve estar íntegra. Um corte, por exemplo, vai aumentar a resistência da pele naquela região e facilitar a concentração de corrente elétrica, diminuindo a probabilidade de queimaduras. II. Sensibilidade prejudicada da pele na região de aplicação da eletroterapia. Neste caso, o paciente será capaz de perceber e referir com clareza o efeito da corrente elétrica, o que aumenta a probabilidade de lesão de pele ou muscular. III. Presença de metal na região de aplicação requer corrente bifásica e balanceada. No caso da fonoaudiologia, atenção para implantes dentários e aparelhos ortodônticos. IV. Existência de fragilidade óssea na região de aplicação da eletroterapia, porque as contrações musculares poderão agravar o quadro.
Alternativas
Q1822307 Fisioterapia
O principal objetivo da fisioterapia no pós-operatório de mastectomia é restabelecer o mais rapidamente a função do membro superior que apresenta uma dificuldade de abdução, flexão anterior e a rotação externa associada à abdução. Esta limitação é causada pela dor ocasionada pela tração exercida na cavidade axilar, na parede torácica e no membro superior. A fisioterapia também deve prevenir problemas pulmonares em decorrência do repouso no leito, prevenção do linfedema, e da formação de cicatrizes hipertróficas e aderentes, além da manutenção da força. Então, com relação a automassagem feita em cirurgias dos tipos quadrantectomia e mastectomia unilateral, com esvaziamento axiliar ou não, relacione as imagens e assinale a alternativa que apresenta a ordem correta.
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q1822308 Fisioterapia
Com relação a auto massagem feita em cirurgias dos tipos quadrantectomia e mastectomia bilateral, correlacione as imagens e assinale a alternativa que apresenta a ordem correta.
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q1822309 Fisioterapia
A presença de um fisioterapeuta pode contribuir com a saúde física e funcional dos trabalhadores, identificando quais são os problemas relacionados à ergonomia através de uma avaliação detalhada do ambiente de trabalho. Se, por exemplo, o computador estiver em uma posição inadequada, pode ocasionar lesões na coluna, punhos e braços; a maneira como uma carga é alçada pode causar danos na coluna; a forma de sentar na cadeira também, tudo isso é detectado por um bom fisioterapeuta do trabalho. Atualmente considera-se que o método mais efetivo para a prevenção dos Distúrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho (DORT) é o desenvolvimento de controles técnicos para identificar os riscos ergonômicos. Contudo, a intervenção ergonômica é dividida em quatro fases. Relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a ordem correta. 1. Fase I. 2. Fase II. 3. Fase III. 4. Fase IV. ( ) Projeção ergonômica. Adapta-se estações de trabalho, equipamentos e ferramentas às características físicas, psíquicas e cognitivas dos trabalhadores. ( ) Fase exploratória, que tem por finalidade recolher e registrar dados relativos à tarefa como objeto de estudo. ( ) Revisão do projeto, sugestões de melhoria, priorização dos pontos que serão diagnosticados e modificados. Este projeto poderá ou não ser aceito pela empresa. ( ) Permite aprofundar os problemas observados na fase de apreciação ergonômica e testa as sugestões preliminares. Analisa-se o desenvolver de atividades pelo trabalhador, aplica-se questionários, faz-se avaliação postural e confirma-se pontos de prioridade investigados na fase de apreciação ergonômica.
Alternativas
Q1822310 Fisioterapia
Atualmente existem três doenças que estão cada vez mais presentes na vida do brasileiro – a pressão alta, a diabetes e a obesidade. Elas vêm crescendo em níveis alarmantes, o que gera um alerta para toda a saúde pública. Entretanto, há recursos e auxílio disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para aqueles que sofrem com essas condições. Com relação a diabetes, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) A diabetes é considerada uma epidemia global. Ela é caracterizada como uma doença aguda, onde o corpo não produz ou não consegue se empregar de maneira correta a insulina – que é o hormônio capaz de controlar a quantidade de glicose no sangue. ( ) Uma das principais causas que pode acarretar essa doença é o sedentarismo, alimentação desbalanceada e inadequada e a obesidade. Ela é uma doença perigosa, pois ocorre de maneira silenciosa – até determinados níveis ela não apresenta nenhum sintoma. ( ) As consequências dessa doença são: danos nos rins, acidentes cardiovasculares, problemas oculares e acidente vascular. ( ) O sistema de saúde pública oferece todos os tratamentos pelo SUS – principalmente a aplicação, monitoramento e manutenção da glicemia.
Alternativas
Q1822311 Fisioterapia
Analise as assertivas sobre algumas das principais indicações para iniciar a ventilação mecânica e assinale a alternativa correta. I. Reanimação devido à parada cardiorrespiratória. II. Hipoventilação e apnéia: a elevação na PaCO2 (com acidose respiratória) indica que está ocorrendo hipoventilação alveolar, seja de forma aguda, como em pacientes com lesões no centro respiratório, intoxicação ou abuso de drogas e na embolia pulmonar, ou crônica nos pacientes portadores de doenças com limitação crônica ao fluxo aéreo em fase de agudização e na obesidade mórbida. III. Insuficiência respiratória devido a doença pulmonar intrínseca e hipoxemia. Diminuição da PaO2 resultado das alterações da ventilação/perfusão (até sua expressão mais grave, o shunt intrapulmonar). IV. Falência mecânica do aparelho respiratório: fraqueza muscular, doenças neuromusculares, paralisia; e comando respiratório instável (trauma craniano, acidente vascular cerebral, intoxicação exógena e abuso de drogas).
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: D
5: B
6: D
7: C
8: A
9: D
10: B
11: B
12: D
13: C
14: A
15: B
16: A
17: D
18: D