Questões de Concurso Público Prefeitura de Votorantim - SP 2010 para Médico - Cardiologia

Foram encontradas 40 questões

Q87299 Medicina
Paciente com quadro de hipertensão arterial de longa data, sem tratamento, Iniciou quadro de cefaléia e dispneia passando a fazer uso de anti-hipertensivo, em duas tomadas diárias. Houve melhora dos sintomas iniciais, mas apresentou queixa de tosse seca, de predominância noturna com sensação de “coceira” na garganta. Uma explicação possível para o sintoma tosse nessa situação, é o uso oral de uma droga pertencente ao seguinte grupo:
Alternativas
Q87300 Medicina
A tríade clínica clássica do aneurisma de aorta abdominal roto é :
Alternativas
Q87301 Medicina
A isquemia prolongada do miocárdio resulta em necrose do músculo cardíaco, conhecida como infarto agudo do miocárdio (IAM). Assinale a afirmativa correta:
Alternativas
Q87302 Medicina
A hipertrofia ventricular esquerda é situação na qual a massa miocárdica do ventrículo esquerdo é 97,5% maior que aquela dos normotensos de peso somático normal. Diante de sobrecargas de trabalho o coração utiliza a hipertrofia ventricular esquerda (HVE) como um de seus principais mecanismos de compensação para manter o débito cardíaco adequada. São consequências da HVE, exceto:
Alternativas
Q87303 Medicina
A doença aterosclerótica das coronárias é de longe a causa mais frequente de óbito. Classifique os fatores de risco de acordo com a eficácia das diferentes intervenções.

Categoria I: intervenções provaram reduzir o risco de doenças cardiovasculares
Categoria II: intervenções provavelmente reduzem as DCV
Categoria III: fatores associados com maior risco de aterosclerose que, se modificados,podem reduzir as DCV Categoria
IV: fatores de risco associados à DCV, mas que não podem ser modificados

( ) idade
( ) inatividade física
( ) tabagismo
( ) consumo de álcool

Assinale a sequência correta:
Alternativas
Q87304 Medicina
Segundo as diretrizes de hipertensão arterial, qual a meta de redução de pressão arterial que é preconizada aos pacientes hipertensos de alto risco cardiovascular, diabéticos, com nefropatia ou ainda na prevenção primária e secundária de acidente vascular cerebral?
Alternativas
Q87305 Medicina
São modificações fisiológicas cardiovasculares e do sistema respiratório na gravidez, com exceção de:
Alternativas
Q87306 Medicina
Miocardiopatia é definida como doença primária do músculo cardíaco. São classificadas segundo a categoria anatômicas e funcionais em :

(a) miocardiopatia dilatada
(b) miocardiopatia hipertrófica
(c) miocardiopatia restritiva

( ) caracteriza-se pela acentuada redução do enchimento diastolico por diminuição da capacidade de relaxamento.
( ) caracterizada por dilatação ventricular e disfunção contrátil sistolica
( ) caracterizada por acentuada redução do enchimento diastolico por diminuição da capacidade de relaxamento
Alternativas
Q87307 Medicina
As cirurgias cardíacas nas doenças reumáticas devem ser realizadas se os riscos de complicações clínicas ou deterioração hemodinâmica e funcional são maiores que os riscos cirúrgicos e de complicações de uma eventual prótese valvar. São indicações cirúrgicas, com exceção de:
Alternativas
Q87308 Medicina
Insuficiência cardíaca é a condição clínica na qual o coração se torna incapaz de bombear o volume sanguíneo necessário para suprir as demandas do metabolismo tecidual. Considerando os pacientes abaixo, assinale a alternativa incorreta:

a) Paciente com sintomas em repouso
b) Paciente sintomático diante de grandes esforços
c) Paciente assintomático para as atividades habituais
d) Paciente sintomático aos pequenos e mínimos esforços
Alternativas
Q87309 Medicina
Em relação à insuficiência cardíaca diastólica, pode-se afirmar.
Alternativas
Q87310 Medicina
A doença de chagas é a infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, provocando no coração reação inflamatória com lesão e necrose tecidual. Assinale abaixo a opção com as alterações eletrocardiográficas mais frequentes da cardiopatia chagásica crônica:
Alternativas
Q87311 Medicina
A obstrução arterial que leva a isquemia crônica de uma extremidade ocorre por lesão estenótica ou oclusão de um segmento arterial, que se fez progressivamente possibilitando o desenvolvimento de circulação colateral para a porção mais distal do membro. Relacione as colunas:

a) obstrução arterial crônica aorta-ilíaca
b) tromboangeite obliterante
c) obstrução arterial crônica femoro-poplitea

( ) claudicação intermitente, diminuição de temperatura e massa muscular na extremidade isquêmica
( ) presença de isquemia grave e gangrena principalmente em membros inferiores, em adultos jovens do sexo masculino e fumantes
( ) claudicação limitante bilateral, disfunção erétil, ausência de pulsos femurais
Alternativas
Q87312 Medicina
A incidência de cardiopatias congênitas nos adultos é de seis a oito pacientes para cada 1.000 nascidos vivos. Podem ser classificadas em cardiopatias acianóticas e cianóticas. Assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q87313 Medicina
A febre reumática é complicação inflamatória tardia, não supurativa, de infecção das vias aéreas superiores pelo espreptococo B-hemolítico do grupo A de Lancefield. Em relação à febre reumática, observe as afirmações abaixo:

I. Poliartrite, cardite, eritema marginatum e nódulos de Osler são critérios maiores para o diagnóstico de febre reumática.
II. A Coreia de Sydenham é uma manifestação tardia da febre reumática, geralmente surgindo 3 meses ou mais após a infecção estreptocócica precipitante.
III. Artralgia, VHS elevado e intervalo PR prolongado são considerados critérios menores para o diagnóstico de febre reumática.

Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q87314 Medicina
Paciente com AIDS, em uso de retrovirais, entre eles inibidores da protease. A alteração esperada do lipidograma é:
Alternativas
Q87315 Medicina
O clássico Índice de Goldman, estabelece alguns escores para diversas variáveis clínicas, agrupando-as e conferindo- lhes pontuação conforme a magnitude do parâmetro clínico considerado. Classifique os pacientes abaixo segundo o Índice de Goldman para risco cirúrgico.

( ) paciente 35 anos, estenose valvar aórtica leve, fibrilação atrial, portador de hepatite C em fila de transplante, cirurgia propostas hérnia inguinal estrangulada ( ) paciente 85 anos, ausência de alterações cardíacas clinicas ou aos exames complementares, cirurgia catarata
( ) paciente de 50 anos, portador de DPOC com PO² abaixo de 60, cirurgia por fratura exposta de fêmur esquerdo
( ) paciente 72 anos, antecedente de IAM há 02 anos, portador de ICC com FE de 35% e extrassistoles ventriculares, em hemodiálise renal, cirurgia de colecistectomia
Alternativas
Q87316 Medicina
A embolia pulmonar é uma das principais causas de morte em hospitais gerais. Em relação à embolia pulmonar, observe as afirmações abaixo:

I . Exames laboratoriais como as creatinoquinases, ácido lático e fibrinogênio não são indicados de embolia pulmonar, vista que são inespecíficos e não apresentam sensibilidade necessária.
II. O quadro clínico depende basicamente do estado cardiopulmonar proveio do paciente, do tamanho do embolo, do número de episódios embólicos e da resposta neuro-humoral
III . Terapia trombolítica deve ser utilizada em todos os pacientes com embolia pulmonar e delta t (tempo de início dos sintomas) inferior a 24 horas.

Assinale:
Alternativas
Q87317 Medicina
A pericardite aguda é síndrome devida a inflamação dos folhetos pericárdicos, caracterizada por dor precordial, atrito pericárdico e anormalidades no eletrocardiograma. São causas de pericardite, exceto:
Alternativas
Q87318 Medicina
Denomina-se cor pulmonale a alteração da função e/ou estrutura do ventrículo direito resultante de doenças que afetam o parênquima pulmonar e/ou sua vasculatura. Na abordagem terapêutica do cor pulmonale, o uso do diuréticos de alça pode diretamente promover:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: C
4: D
5: D
6: B
7: A
8: C
9: B
10: A
11: D
12: A
13: C
14: A
15: B
16: A
17: C
18: D
19: A
20: D